Tecnologia

Qual a diferença entre alcance viral e orgânico no Facebook?

Há quem pense que esta é a métrica mais importante. E isso ocorre por ser o fator que mede o interesse que seus seguidores e demais usuários.
Tempo de leitura: 4 minutos.

Você também já ouviu está frase 'o alcance do Facebook pode variar de 8 à 10%?' E talvez já tenha se perguntado 'como é feita esta métrica?' Se a resposta for afirmativa, bem-vindo ao barco. Resolvemos reunir alguns dados provenientes de nosso trabalho diário usando a rede social e demonstrar o que está por trás do famoso 'Alcance do Facebook'.

Na verdade a percentagem mais confiável gira em torno de 2% à 47%, bem longe da média de 16%.

Alcance orgânico

O número de seguidores e 'não-seguidores' que foram impactados por sua publicação. Ele registra a quantidade de visualizações que não foram impulsionadas por interações de amigos, fãs ou seguidores, tais como curtidas, compartilhamentos e comentários.

Alcance viral

Visualizações que são originadas de likes, comentários e compartilhamentos. São interações de usuários que não são fãs de sua página mas acabaram acessando diretamente a página ou viram seu conteúdo em um widget em seu website ou blog. O alcance viral é a quantidade de usuários que foram impactados pelo seu conteúdo depois que este foi compartilhado, ou recebeu um like ou ainda um comentário por parte de um de seus seguidores. Então esta métrica inclui fãs de sua página além de de outros usuários da rede social.

Alcance por publicação

Alcance diário

Alcance semanal

Alcance mensal

Agora precisamos entender qual é a métrica mais importante.

Alcance por publicação

Há quem pense que esta é a métrica mais importante. E isso ocorre por ser o fator que mede o interesse que seus seguidores e demais usuários demonstram por seu conteúdo, além da qualidade deste público. Já o que pode indicar se sua fanpage está tendo algum sucesso é o índice de alcance que seus posts atingem em sua base de seguidores, quanto maior for o número de fãs demonstrando interesse por seu conteúdo, maior a eficácia e o impacto sobre seu público e maior também será o seu EdgeRank.

Potencializando seus resultados

Uma grande estratégia para você aumentar os índices de impacto sobre sua audiência no Facebook é sem dúvida a ferramenta de promoção de posts onde o administrador da página pode impulsionar uma publicação. A ferramenta permite que você defina seu público-alvo, sua meta - Envolvimento com a publicação, Opções "Curtir" página, Visualizações de fotos - e claro, seu orçamento para a ação. Com isso você poderá usar o Edgerank à seu favor e aumentar o engajamento em suas ações no Facebook.

Veja também: O que é o EdgeRank do Facebook?

O EdgeRank está se tornando um aspecto cada vez mais importante na social media, as marcas de uma maneira geral estão se tornando mais conscientes da importância de sua presença no Facebook.

Luis Carlos Weber
Author: Luis Carlos WeberWebsite: https://bit.ly/3eLkTtK
Editor do eZoop! Ceo da MarkupEmpresa Sistema de Gestão. Entusiasta das novas tecnologias. Sempre com um novo projeto na cabeça.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo