Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Agronegócio: 5 tecnologias que estão revolucionando o setor

Equipamentos autônomos no agronegócio

Só no ano de 2021, o agronegócio brasileiro movimentou mais de US$100 bilhões de dólares em exportações. Com a agroindústria em alta, o setor está em busca de novas tecnologias para melhorar ainda mais a eficiência na produção agrícola. 

Por isso, neste artigo, vamos mostrar quais são as principais tendências tecnológicas para o agronegócio que estão ganhando força. 

Quais são as tendências tecnológicas para o agronegócio?

Com a digitalização da economia e do empreendedorismo, as tendências tecnológicas estão se transformando rapidamente.  O agronegócio não fica atrás e precisa se adaptar para continuar competitivo. 

Segundo especialistas, as principais tendências tecnológicas para o agronegócio são: 

- Agricultura de precisão;
- Inteligência artificial e machine learning;
- Análises preditivas;
- Automação agrícola. 

A agricultura de precisão é uma tendência que vem ganhando força nos últimos anos. Com ela, é possível aumentar a produtividade e a eficiência na agricultura através da utilização de tecnologias como GPS, sensores e drones. 

A inteligência artificial e o machine learning são tecnologias que estão sendo cada vez mais utilizadas na agropecuária. Elas permitem uma melhor tomada de decisões, agilidade e precisão nas atividades agrícolas. 

As análises preditivas são outra tendência tecnológica que está ganhando espaço no agronegócio. Com elas, é possível antecipar problemas e tomar medidas para solucioná-los antes que eles aconteçam.

A automação agrícola é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos. Com a automação, é possível aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos agrícolas.

Vale a pena investir no agronegócio?

Com todas essas tendências tecnológicas, o agronegócio se torna cada vez mais atrativo para investimentos. Segundo especialistas, o agronegócio é um setor que está em constante crescimento e que oferece ótimas oportunidades para quem deseja investir.

Por exemplo, a energia solar fotovoltaica já é uma realidade para muitos agricultores. Essa tecnologia tem se mostrado cada vez mais eficiente e acessível, o que torna o agronegócio cada vez mais sustentável.  

Com isso, já há franquias de energia solar que atendem a pequenos agricultores e grandes fazendas.

A automação agrícola também é uma ótima oportunidade para quem desenvolve softwares que visem diminuir o trabalho manual e aumentar a produtividade das lavouras.  

Com a automação agrícola, os agricultores podem ter acesso a equipamentos que fazem o plantio e colheita de forma mais eficiente. Portanto, a resposta é sim. Vale muito a pena investir no agronegócio.  

Com as tendências tecnológicas cada vez mais em alta, o agronegócio tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos.

5 tecnologias do agronegócio

Agora que você já sabe quais são as principais tendências tecnológicas para o agronegócio, é hora de conhecer algumas das tecnologias que estão fazendo a diferença no setor.  

Confira a seguir:

1- Drones pulverizadores e sensores

Drones pulverizadores e sensores

Drone pulverizador sobre plantação. Image/GettyImages

Os drones agrícolas estão cada vez mais presentes nas lavouras. Eles são equipados com sensores agrícolas que permitem a identificação de problemas nas plantações, como pragas e doenças. 

Além disso, os drones também podem ser equipados com pulverizadores agrícolas, que permitem a aplicação de defensivos agrícolas de forma mais eficiente e segura.

Os drones agrícolas são uma ótima opção para quem deseja aumentar a produtividade das lavouras.  

Eles permitem uma maior agilidade nas atividades agrícolas e também ajudam a diminuir os custos com mão de obra.

2- Usina fotovoltaica

Usina fotovoltaica sobre lago.

Usina fotovoltaica sobre lago. Image/GettyImages

A energia solar fotovoltaica é uma das tecnologias que mais tem crescido nos últimos anos. Ela se tornou uma opção viável para a geração de energia elétrica, tanto para grandes usinas quanto para pequenos sistemas residenciais. 

usina fotovoltaica usa a luz do sol para gerar energia elétrica. A luz solar é captada pelos painéis fotovoltaicos e convertida em energia elétrica. 

Essa energia pode ser armazenada em baterias ou utilizada para alimentar equipamentos elétricos. A vantagem da energia solar fotovoltaica é que ela pode ser utilizada em qualquer lugar, desde que haja acesso à luz do sol.  

Isso torna a tecnologia ideal para a geração de energia em regiões isoladas, como fazendas e sítios.

3- Equipamentos autônomos

Equipamentos autônomos no agronegócio

Equipamento autônomo no agronegócio. Image/GettyImages

Os equipamentos autônomos são outra tendência tecnológica que está crescendo no agronegócio. Esses equipamentos são capazes de realizar tarefas sem a necessidade de operação humana.

Isso pode incluir tarefas como a irrigação das plantações, o monitoramento do clima e do solo, o controle da fauna agrícola e até mesmo o transporte de produtos agrícolas.

Os equipamentos autônomos são operados por computadores e outros dispositivos eletrônicos. Eles podem ser programados para realizar tarefas específicas ou serem controlados remotamente.

A vantagem dos equipamentos autônomos é que eles podem trabalhar 24 horas por dia, 365 dias por ano. Isso significa que eles podem aumentar a produtividade agrícola, reduzindo ou eliminando o tempo ocioso dos agricultores.

4- Big Data

O Big Data refere-se ao armazenamento e análise de grandes volumes de dados. Os agricultores estão usando o Big Data para monitorar e analisar dados agrícolas, como o clima, o solo, as plantações e os animais. 

A análise de dados permite que os agricultores tomem decisões melhores e mais informadas sobre as suas plantações. Por exemplo, eles podem usar os dados para determinar o melhor momento para plantar ou colher, ou para prever problemas agrícolas antes que aconteçam.

O Big Data também está sendo usado para monitorar o tráfego de caminhões agrícolas e otimizar os roteiros de entrega.  Isso permite que as empresas agrícolas reduzam o tempo e o custo do transporte, aumentando a eficiência. 

A vantagem do Big Data é que ele pode fornecer insights valiosos para os agricultores, permitindo que eles tomem decisões melhores sobre as suas plantações.

5- Internet das coisas

A Internet das Coisas (IoT) refere-se a um grupo de dispositivos eletrônicos que se conectam à internet. Esses dispositivos podem incluir qualquer coisa, desde aparelhos domésticos até equipamentos industriais.

A agricultura está se beneficiando da IoT, com os agricultores usando dispositivos conectados para monitorar e gerenciar as suas plantações. Por exemplo, eles podem usar sensores para monitorar o clima e o solo, e até mesmo monitorar o comportamento dos animais. 

A vantagem da IoT é que ela permite que os agricultores gerenciem as suas plantações de forma mais eficiente. Isso significa que eles podem economizar tempo e dinheiro, aumentando a produtividade agrícola. 

Como podemos ver, o agronegócio está em constante evolução e cada vez mais se beneficiando com as inovações tecnológicas. 

Essas são apenas algumas das tendências que estão mudando o agronegócio para melhor. Com certeza, o agronegócio ainda tem muito para evoluir e inovar.

E você, o que acha que pode ser a próxima grande inovação do agronegócio? 

Aproveite e veja também:

Investimento em tecnologia gera mais qualidade para as empresas.

A 'agricultura indoor' de $100 milhões dos Emirados Árabes

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! TecnologiaWebsite: https://e-zoop.com/tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.