Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Investimento em tecnologia gera mais qualidade para as empresas

As empresas podem reduzir custos e otimizar (melhorar) a aplicação de seus investimentos, ao apostar numa gestão mais efetiva baseada em softwares mais modernos
Tempo de leitura: 5 minutos
Investimento em tecnologia. Um homem bebe café enquanto observa um software de gestão.

O investimento em tecnologia é o caminho para garantir qualidade nos produtos e serviços, suportar o aumento do volume de operações e o crescimento dos negócios de maneira sustentável e as empresas investem cada vez mais na modernização de softwares, e neste cenário diferentes ferramentas passaram a ser o foco de investimento das organizações nos últimos anos, o que ampliou a competitividade no mercado e o nível de exigência para as companhias que buscam se manter nos padrões atuais de digitalização.

A tecnologia envolve diversas áreas, inclusive do cotidiano de gestão, e pode ser usada para elaborar diagramas, gráficos, mapear o processo empresarial e manter as organizações atualizadas e atentas às suas estratégias e soluções de problemas.

Segundo o estudo Mercado Brasileiro de Software – ‘Panorama e Tendências 2022’, conduzido pela ABES , a Associação Brasileira das Empresas de Software, feito em parceria com a IDC (International Data Corporation):

“O Brasil, hoje, detém 1,65% dos investimentos em tecnologia em nível global, e 40% dos investimentos em toda a América Latina”.

O total de dispêndios mundiais em tecnologia da informação, a partir de software, hardware e serviços, durante 2021, foi de 2,79 trilhões de dólares.

No ranking global de investimentos, o Brasil ocupa a décima posição, com 45,7 bilhões de dólares, e figura na posição de liderança na América Latina, onde o total de capital empregado alcançou 115 bilhões de dólares.

A pesquisa sobre o mercado brasileiro de software, com perspectivas e tendências para 2021, traçada pela ABES e a IDC, mostrou que a indústria de tecnologia no país havia crescido 22,9% naquele ano, com um investimento em torno de R$ 200,3 bilhões.

Como colocar em prática a evolução digital?

A consultoria Deloitte fez um levantamento com a participação de 500 empresas com receitas equivalentes a 35% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Segundo a pesquisa, a infraestrutura tecnológica e a modernização ou aquisição de novos sistemas, aplicativos e ferramentas de gestão estão entre os principais investimentos em tecnologia das empresas em 2022. Esses fatores foram mencionados por 96% dos entrevistados.

Segundo o líder de Serviços de Aplicativos, Cleyton Leal, e da diretora de Gerenciamento de Ciclo de Vida de Software, Gabriela Camano, ambos da SoftwareONE, a modernização de aplicações (app modernization) e o gerenciamento do Ciclo de Vida do Software (SLM) são dois fatores fundamentais para efetivar qualquer jornada de evolução digital.

Em avaliação à aceleração dos investimentos na área de tecnologia das corporações, os especialistas apontam também os entraves que precisam ser resolvidos pelas empresas que decidem apostar em suas áreas de Tecnologia da Informação (TI).

O alto custo dos projetos de serviços tecnológicos é apontado como o principal deles.

Sendo assim, é necessário atualizar softwares legados – desenvolvidos para uma versão anterior de um determinado sistema operacional ou plataforma – e investir em novos recursos e tecnologias que sejam disruptivas e possam otimizar os processos da empresa, além de oferecer mais agilidade para o processo produtivo de seus colaboradores.

Gerenciamento de TI para gestão efetiva

Segundo o Gartner, as companhias podem poupar até 30% de seus investimentos por ano, ao apostar numa gestão mais efetiva dos softwares.

Com o  gerenciamento do SLM, por exemplo, é possível obter uma percepção ampla e detalhada da situação tecnológica de uma empresa, além de compreender qual é o momento mais adequado para novas ações e quais as consequências para cada escolha a ser tomada.

Assim, é possível chegar a um diagnóstico preciso e escolher o mais indicado [projeto] de melhoria. A administração do SLM, portanto, atua desde o inventário até as etapas de licenciamento.

Para isso, deve ser feito um mapeamento de todos os licenciamentos da empresa e suas implicações, como falta ou excesso de licenças ou multas rescisórias, por exemplo.

A área de TI, com o processo estruturado, passa a ser capaz de gerenciar, qualificar e garantir os melhores investimentos em tecnologia.

Essa reformulação faz com que a empresa esteja em conformidade com o fabricante, reduza custos e otimize as aplicações.

Na prática, os especialistas explicam que isso significa deixar de investir em licenças desnecessárias e escolher novas tecnologias ou fabricantes mais modernos e eficientes, diminuindo despesas e focando em setores estratégicos da organização.

Durante o processo de avaliação, são analisados, ainda, o caminho para economizar capital e a forma ideal para quitar débitos técnicos.

Além disso, outro ponto crítico a ser considerado é a necessidade de trocar ou modernizar aplicações.

Veja também

- Cibersegurança e as ameaças mais comuns para as empresas

- Empresas que operam o modelo SaaS no Brasil

 

...

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! TecnologiaWebsite: https://e-zoop.com/tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.