Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

5 motivos para adotar um vira-lata

Um cãozinho a menos na rua e um amigo para todas as horas já são motivos suficientes. Mas existem muitos mais.
Tempo de leitura: 4 minutos
5 motivos para adotar um vira-lata

Você provavelmente já viu em algum lugar o slogan “não compre, adote”, campanha muito divulgada pelos defensores dos animais. A ideia é incentivar as pessoas a adotarem animais sem raça definida, os famosos vira-latas, desestimulando o comércio de pets e ajudando a tirar cães e gatos das ruas.

Os vira-latas são fáceis de cuidar e muito boas companhias. Por isso, ganham cada vez mais o coração dos brasileiros e já são quase metade dos cães domésticos nas casas do país. Basicamente, eles só precisam de uma boa cama de cachorro, água fresca, passeio e carinho.

Veja também

Piodermite em cães, o que é e como tratar
Como posso saber se meu cachorro tem pulgas?
Conheça a tendência da alimentação natural para pets

Seus filhos não param de pedir um cãozinho? Está pensando em adotar um animal para fazer companhia para você ou para a sua família? Fizemos uma lista com cinco motivos pelos quais você deveria visitar um abrigo ou cogitar levar para casa aquele cãozinho com olhar carente que te seguiu pela rua.

Eles são mais resistentes e saudáveis

É claro que cada cãozinho tem suas próprias características e, principalmente se ele tiver sido resgatado da rua, precisa passar por exames para ter certeza de que está tudo bem. No entanto, em geral, os vira-lata possuem características genéticas que os fazem adoecer menos que os cachorros de raça.

Por conta da mistura de raças, eles têm menos chances de apresentar doenças hereditárias. Os vira-latas também já costumam ser bem adaptados ao clima do nosso país  — cães de raça costumam sofrer com isso, especialmente nos lugares mais quentes. 

Além disso, animais que nasceram de misturas e viveram nas ruas costumam ser mais resistentes às doenças, pois o corpo deles teve que desenvolver essa capacidade para sobreviver. Isso não quer dizer que eles não precisam de cuidados ou que não ficam doentes, mas as chances são menores.

Também são únicos e muito companheiros

Diferentes dos cães de raça, que podem ser muito parecidos e previsíveis, os vira-latas são únicos, porque cada um vem de uma mistura diferente. Em comum, no entanto, eles costumam ser muito companheiros e apegados aos tutores.

Eles costumam fazer tudo para agradar ao tutor e estão entre os cachorros que mais fazem festa quando uma pessoa querida chega em casa. Também gostam muito de brincar e a maioria aprende truques e regras com mais facilidade que os demais.

A adaptação é mais fácil

Os vira-latas também costumam se adaptar mais facilmente a qualquer tipo de ambiente, porque nas ruas eles têm que ser um tanto flexíveis para sobreviver. É claro que o período de adaptação vai existir e impor alguns desafios, mas costuma durar menos do que com os cães de raça.

Especialmente se o seu cãozinho foi resgatado da rua, tudo o que ele precisa é se sentir seguro, o que pode acontecer rápido se você e sua família o receberem com muito amor.

Você não vai gastar muito

Essa raça de cachorro também não tem um custo de cuidado muito alto, pois costuma se adaptar bem com as rações mais acessíveis e não costuma exigir muitas idas ao veterinário.

Se você encontrar o seu amiguinho em uma ONG, é possível que ele já venha castrado e vacinado ou você pode ter que arcar apenas com uma pequena ajuda de custo para isso. 

Mesmo que você resgate o seu cachorrinho na rua, é bem provável que a prefeitura da sua cidade ou alguma organização do terceiro setor ofereça exames de rotina, vacina e castração com preços acessíveis para vira-latas.

E vai ajudar a tirar um animal das ruas

O comércio de animais não deve ser incentivado por vários motivos, mas o principal deles é que existem muitos animais nas ruas precisando encontrar um lar. Então não faz muito sentido trazer animais de fora, não é mesmo?

Adotar um vira-latas é um ato de amor que, além de tudo, ajuda a diminuir o número de animais abandonados pelas ruas que, infelizmente, é crescente nas cidades.

 

...

Author: Henrique Morgani - Colaboração para MundoZ!