Como posso saber se meu cachorro tem pulgas?

Os sinais não são difíceis de detectar. Seu cão pode estar coçando muito mais do que o normal. Sua pele pode estar irritada, vermelha ou com crostas.
Tempo de leitura: 4 minutos.
Como posso saber se meu cachorro tem pulgas?

Se você notar que seu cachorro está se coçando, balançando a cabeça, se mordendo e se coçando além do normal, talvez isso seja um sinal. Esse comportamento certamente pode indicar que ele tem parasitas que coçam, mas como saber com certeza? Uma inspeção mais detalhada da pele do seu cão é suficiente para saber se ele tem pulgas.

- Como acabar com as pulgas do seu cachorro
Doença do carrapato: saiba quando recorrer a um profissional
-
Doença renal nos cachorros

Sintomas de uma infestação por pulgas

Como saber se você tem uma infestação de pulgas? Os sinais não são difíceis de detectar. Seu cão pode estar coçando muito mais do que o normal. Sua pele pode estar irritada, vermelha ou com crostas. Ele pode morder a pele com tanta frequência que desenvolve alguma queda de pelo. Como outras coisas também podem causar coceira, é uma boa ideia procurar sinais específicos de pulgas, incluindo os listados abaixo.

Inspecione a pele do seu cachorro

Inspecione cuidadosamente a pele do seu cão para procurar pulgas. Procure por insetos minúsculos e escuros menores do que formigas. As áreas das axilas e virilhas do seu cão são locais favoritos para pulgas porque tendem a ser quentes e protegidas. Separe o pelo do seu cachorro com os dedos para expor a pele. Se houver pulgas, você pode notar os seguintes sinais:

- A pele pode parecer avermelhada, especialmente se o seu cão estiver se coçando;
- Você pode ver pequenas pulgas adultas que fogem rapidamente ou até mesmo pulam;
- Você pode ver larvas que eclodiram ou estão em casulo que estão em fase de pupa (desenvolvendo-se para adultos);
- Procure por sujeira de pulgas;
- Ao inspecionar a pele do seu cão, você pode ver pequenas manchas pretas que parecem pimenta preta finamente moída. Isso é "sujeira" de pulgas (ou excrementos) e pode ser outro sinal de infestação por pulgas .

Você pode distinguir a sujeira da pulga da sujeira comum coletando todas as manchas pretas que caem do seu cão em uma toalha de papel branca. Polvilhe as manchas com um pouco de água. Se eles ficarem com uma cor marrom-avermelhada escura, isso é um sinal de sujeira de pulga.

Use um pente para pulgas

Passe um pente para pulgas no pelo do seu cão, começando perto da pele. Se o seu cão tem pulgas, os dentes finos do pente devem capturar algumas. Você pode descartá-los em uma tigela próxima com água e sabão para garantir que não sobrevivam.

Experimente uma armadilha luminosa

Use uma "armadilha de luz" para detectar pulgas em casa. À noite, coloque um pequeno prato de água com sabão no chão perto de um abajur. As pulgas pularão em direção à luz e cairão na tigela.

Cuidado com as tênias ou ovos de pulga

As tênias ou ovos de pulgas também podem sinalizar que seu cão tem um problema. Os ovos da pulga parecem pequenos ovais brancos que caem em lugares como sua cama ou carpete.

As tênias são parasitas internos que um cão pode contrair ao engolir uma pulga. Se você vir pequenos segmentos brancos que parecem pequenos grãos de arroz perto de onde seu cão dorme ou senta, isso pode significar que seu cão tem pulgas.

Você também deve conversar com seu veterinário sobre o tratamento da tênia.

Você está recebendo picadas de pulga?

As pulgas ficam tão felizes em picar humanos quanto outros animais. Se você tiver picadas de pulgas, poderá ver um pequeno grupo de pequenas picadas vermelhas ou uma série de picadas que coçam muito. Normalmente, ficam perto das pernas ou tornozelos, mas também podem aparecer nas axilas, na cintura e em outras áreas.

Tratando seu animal de estimação

Se você encontrar pulgas em seu cachorro, é melhor se livrar delas o mais rápido possível. Experimente um shampoo anti-pulgas para um alívio rápido. Deixe a espuma permanecer no pêlo do seu cão por cinco minutos e depois enxágue com água limpa. As pulgas devem começar a cair do seu cão. Isso mata as pulgas adultas e evita que os ovos eclodam por 30 dias.

A coleira de controle de pulgas e carrapatos para cães pode proteger seu filhote por até sete meses, o que é especialmente útil se seu cão sai de casa.

Tratando sua casa e quintal

Seu cão pode pegar pulgas novamente se você não cuidar de seu quintal também. Não se esqueça de cuidar da sua casa também, pois, as pulgas podem viver no carpete e em outras partes da casa. Você tem muitas opções para escolher, como nebulizadores internos, spray para carpetes ou pó para carpetes e spray doméstico.

Além de fazer seu cão se sentir muito infeliz, as pulgas também podem representar um perigo para a saúde. Os constantes arranhões do seu cão podem irritar a pele, o que pode causar infecções. Como os cães podem pegar pulgas em qualquer época do ano, você precisa estar alerta, não importa a estação.


....

Author: Mundo Pet

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo