Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Sonhar com fogo: o que significa?

Uma mulher sonhando com fogo

Sonhar com fogo nos fala sobre emoções intensas, paixão criativa ou atração física incontrolável e neste caso não importa qual seja: será muito difícil ignorar. Sonhar com fogo é certamente um em todos aqueles sonhos que fazem você se sai da cama  com medo.  Afinal, fogo remete a acidentes, queimaduras, traz dor e destruição. No entanto, como todo símbolo em um sonho, o fogo incorpora um significado bastante ambíguo. 

Enquanto ele é sinônimo de caos e de algo fora de controle, ele também tem seu lado positivo. Vale lembrar que o fogo representa fortemente a energia vital, intensidade e transformação. 

Desde os tempos mais remotos, o fogo tem sido um elemento necessário à vida  

Por isso, é possível realizar atividades básicas de sobrevivência, tais como, se aquecer em dias frios ou cozinhar. Por isso, o fogo simboliza a vivacidade e sobrevivência. Por ser um elemento tão poderoso, a anomalia de seus significados é meio conflitante. Da mesma forma que sonhar com fogo é um presságio da chegada de uma paixão ardente, pode indicar sua obsessão por alguém ou vício em alguma coisa.

Veja também
- O que são os sonhos e por que sonhamos?

Para entender melhor o possível significado do seu sonho, relacionamos as maneiras mais importantes pelas quais o fogo pode aparecer para alguém. 

É importante ter em mente que a simbologia de um sonho, independentemente do elemento presente, está muito mais associada às experiências de vida e impressões pessoais do sonhador.

Sonhar com casa pegando fogo

 

De longe, este é um dos sonhos mais temidos, porque ver sua própria casa ardendo é desesperador para qualquer pessoa. Então seu significado não é tão bom. Pode muito bem ser uma indicação de que você simplesmente está perdendo a cabeça sobre alguma situação em sua vida.

No entanto, tal sonho também deve ter suas variações. As modificações nem sempre são bem-vindas, mas na maioria das vezes são necessárias. É na transformação que vem a chance de melhorar. Então pare de resistir e aproveite as mudanças que estão acontecendo. 

Sonhar com casa pegando fogo

Getty Images

Aproveite este momento para seguir novos rumos para sua vida. Por outro lado, se no sonho a casa foi reconstruída após o incêndio, é uma indicação de que você vai enfrentar algum grande problema em breve.

Quando você sonhar com fogo descontrolado

Sonhar que o fogo queima tudo ao seu redor, totalmente fora de controle, pode ser um bom presságio.  Este sonho simboliza uma mudança de sua consciência. Muitos aspectos que precisavam de mudança estão se alterando ao mesmo tempo, e isso cria um sentimento confuso e agitado. 

Mas acalme-se, tente analisar racionalmente o que está acontecendo e aceite essas mudanças. Além disso, o fogo descontrolado também está associado a algum momento de criatividade profunda, que deve ser canalizado. 

Sonhar com cidade pegando fogo

Sonhar com uma cidade em chamas não é um presságio positivo, pois, sinaliza um relacionamento desgastado, que está terminando.

Sonhar com fogo

Sonhar que você vê algo em chamas, sem ter a capacidade de detectar exatamente o quê é, pode ser uma simbologia para apontar algum problema fora de controle. 

Nesse caminho, o melhor é reservar um tempo para si mesmo, para organizar as ideias e, assim, tomar a decisão adequada.

Salvando coisas do fogo

Se você sonhou que estava tentando salvar muitas coisas do fogo, cuidado! Isso pode indicar uma tentativa do seu ego de preservar certos traços que precisam ser mudados. É preciso abandonar certas posturas e buscar evoluir.

Sonhando que ascende o fogo

Este tipo de sonho mostra claramente a anomalia do elemento fogo. Por um lado, sonhar com atear fogo indica um desejo de destruir algo, e isso pode ser considerado até uma auto sabotagem dos próprios planos. 

No entanto, outra simbologia possível é sobre sua paixão por iniciar novos projetos. Além disso, atear fogo pode sugerir seu poder para vencer os obstáculos que surgem em seu caminho.

Sonhar que apaga o fogo 

Sonhar com fogo sendo apagado, é uma espécie de ‘chama’ que agora não existe mais, não é um presságio muito, isso significa um desgosto que está por vir.

Se costuma sonhar com fogo, mas sem fumaça

Este sonho vai no sentido contrário ao do do ditado popular. Se você realmente sonha com fogo, mas sem fumaça, isso pode ser um presságio muito bom.  Prepare-se para uma fase excelente em que muito  sucesso vai estar disponível em sua vida. Um período de bonança e abundância espera por você.

Sonhar com carro pegando fogo

O carro pode ser uma representação direta das posses materiais, pois é algo muito valorizado e ligado ao dinheiro. Muitas pessoas mais superficiais ainda julgam o status dos outros simplesmente pelo carro que eles possuem, e assim concluem que se o outro tem um bom carro novo, então, deve ser alguém importante e muito dinheiro, o que nem sempre é verdade.

Pensando nisso, diremos que sonhar com carro incendiado está diretamente associado a perdas materiais. É um sinal de que você está muito preocupado com perdas financeiras. 

Quer saber mais sobre o sonho com fogo?

Sonhar com fogo tem significados que se ajustam conforme sua representação dentro do sonho. Pode indicar tanto coisas positivas, como uma paixão ardente, quanto coisas negativas, como uma compulsão por algo ou alguém.

O significado de sonhar com fogo

O fogo visto durante um sonho é tipicamente um prenúncio de aflição se você foi atingido por ele; mas se o fogo não chegou até você, a advertência é para regular seu ciúme. 

Acender o fogo em um sonho é certeza de que você viverá uma aventura de amor estimulante e intensa; e apagar o fogo em um sonho pode ser um sinal de descontentamento.

Quem brinca com fogo pode se queimar, diz a sabedoria popular. Mas e quem brinca com fogo em um sonho? Mas e se não fosse uma brincadeira, e se as chamas te acordaram com a cabeça queimando de preocupação?

Antes de entrarmos nas interpretações dos sonhos, devemos considerar dois detalhes. O fogo está ligado às coisas boas, como uma verdadeira paixão, ou para o mal, uma verdadeira obsessão. 

Isso sugere que o significado de sonhar com fogo depende do contexto dele e da sua vida.

O que significa sonhar com fogo

Outro ponto é que pequenos detalhes fazem toda a diferença num sonho. Ver fogo queimando durante o dia em um sonho, por exemplo, tende a apontar situações enganosas, falsidades, mentiras. 

Por outro lado, o fogo no escuro tem a ver com riqueza e sabedoria. E se onde há fumaça, há fogo, sonhar com os dois diz que é melhor você esperar por más notícias ou problemas financeiros em breve. Mas se não havia nenhuma fumaça no sonho isso poderia ser um sinal de abundância material. 

Em geral, sonhar com fogo pode ter interpretações diversas, até mesmo antagônicas:

- Paixão, desejo, iluminação e purificação por um lado; 
- Raiva, amargura e destruição por outro. 

E no meio de tudo isso, que pode ser uma coisa ou outra, transformação.

Sonhando com uma casa queimando

Se é a sua casa que está queimando dentro do sonho, talvez você esteja perdendo a cabeça na vida real. Isso tem a ver com uma transformação específica e também com o medo de não ter a capacidade de lidar com isso? 

A mudança sempre traz incerteza sobre o longo prazo (o futuro), o que nos torna mais resistentes à mudança. 

Em outras palavras, é bom lembrar que melhoramos com a mudança, os chineses, por exemplo, costuma dizer, que a mudança é uma grande oportunidade. Se a casa foi reconstruída após o fogo, é uma indicação de que o sonhador vai sobreviver a um grande problema ou uma grande crise. 

Sonhar com uma cidade em chamas

Mas se você viu uma cidade em chamas no seu sonho, isso pode ser um aviso sobre o fim de um relacionamento. Já, se você simplesmente viu algo queimando, talvez sem poder identificar o que era exatamente, pode ser um problema fora de controle ou um medo de sofrer uma perda não reparada. 

Portanto, o instante é propício para tirar um tempo afastado de tudo e relaxar.

Sonhe com fogo sendo aceso

Colocar fogo em alguma coisa simboliza a vontade de destruir algo – e você deve ter isso em mente porque muitas vezes é um desejo inconsciente de sabotar seus próprios planos. 

Mas atear fogo também pode indicar sua paixão por começar coisas novas, isso também pode indicar que você pode superar os obstáculos que surgem em seu caminho se estiver se esforçando o suficiente. 

O sonho em que você ateia fogo

Começou o fogo com suas próprias mãos? Isso indica raiva reprimida. O que poderia ser controlado no mundo real se você controlasse as chamas em seu sonho. Mas, se não conseguiu controlar, isso indica que seu temperamento está ficando fora de controle. 

Algo tóxico que não deve ser alimentado. E se realmente estava queimando em todos os lugares, redobre seus cuidados: isso muitas vezes é uma ambição exagerada.

Ao sonhar com fogo sendo apagado preste atenção a estes sinais 

Se a chama foi apagada em seu sonho, você poderá vivenciar algum desgosto. Por outro lado, se o fogo cerca as pessoas durante o sonho, isso indica que existem laços fortes e algo especial compartilhado entre elas. 

Acender uma fogueira, que no mundo real dá aquela sensação de acolher as pessoas, durante um sonho, é reviver um romance.  

Sonhar com fogo apagado ou que não enxerga o fogo

Se há fogo, mas você não o vê, é uma indicação de purificação espiritual. Um início de uma nova fase em sua vida. Mas também pode indicar que você está subestimando os riscos de alguma atividade na qual está se envolvendo. 

E também o sonho pode indicar transformação se não houver receio de encarar o novo. Quando há fogo e não há fumaça, a notícia é boa: implica que um período de bonança, de abundância, está por vir.

O sonho com fogo e seu significado mais abrangente

Sonhar com fogo também pode falar sobre emoções intensas, paixão criativa ou forte atração física. E neste caso não importa qual seja: será muito difícil ignorar. 

Depois de sonhar com fogos de artifício explodindo

Se você sonhou com fogos de artifício explodindo no céu, é uma indicação de uma nova fase que começa e será comemorada. E ao contrário, se num sonho você não conseguiu soltar fogos de artifício, isso é uma metáfora para possíveis expectativas frustradas. 

Sonhar com chamas

O significado de sonhar com Chamas. Se você viu uma chama que se apagava, prepare-se, você vai se decepcionar com alguém em quem confia; e se a chama estava muito forte e viva, a recomendação é controlar seu temperamento, para que você possa viver melhor.

Veja também
- Sonhar com cama.

...

Angélica F. Luna
Author: Angélica F. LunaWebsite: https://abre.ai/gSC2
Apaixonada por desvendar os mistérios do esoterismo. Adoro temas que vão desde astrologia até o mundo dos sonhos. Paixão por explorar dimensões espirituais e expandir minha compreensão do universo. Eterna viajante na busca pelo conhecimento místico que inspira a exploração espiritual e a conexão com o desconhecido. Siga-me nessa jornada esotérica e descubra os segredos que permeiam nossa realidade.