Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

O que são os sonhos e por que sonhamos?

Uma mulher jovem dormindo ilustra nosso artigo sobre: O que são os sonhos e por que sonhamos?

Os sonhos são causados ​​por processos neurais durante o sono, mas podem não ter nenhuma função. Os sonhos são experiências conscientes que ocorrem durante o sono, e hoje existem muitas alternativas à teoria de Freud de que os sonhos são realizações de desejos.

Será que sonhos são comunicações divinas?

Muitas culturas, desde os antigos gregos até grupos indígenas americanos, como os iroqueses, atribuíram significado espiritual aos sonhos. Eles realmente acreditavam que sonhos são comunicações divinas. Sonhamos porque os deuses estão falando conosco ou porque podemos transcender as limitações de nossos corpos e explorar o futuro. O problema com essas visões é a falta de evidências para os deuses e suas comunicações. A maioria dos sonhos é sobre atividades mundanas, como trabalho e família, e deve ser aberta a explicações não espirituais.

Sonhos são realizações de desejos

Sigmund Freud achava que sua teoria dos sonhos era sua descoberta mais valiosa, importante por fornecer uma explicação científica de por que as pessoas sonham e também por sugerir a análise dos sonhos como uma parte útil da psicoterapia. Os sonhos são sintomas de desejos inconscientes que podem estar na raiz de problemas psicológicos. Sonhos seriam realizações de desejos por parte do indivíduo, mesmo que num plano imaterial. Freud lutou para explicar por que a maioria dos sonhos é desagradável e por que muitos pacientes não se beneficiam de suas técnicas psicanalíticas.

Outro enigma para a abordagem freudiana é por que a maioria dos sonhos não é lembrada.

Um subproduto do processamento neural

Allan Hobson foi um psiquiatra de Harvard que foi pioneiro na primeira alternativa científica séria às idéias de Freud sobre os sonhos. Ele propôs que os sonhos são processos cerebrais resultantes de ativações neurais que ocorrem durante o 'sono de movimento rápido dos olhos' (REM), sem as entradas sensoriais e motoras usuais que são bloqueadas pelo tálamo. Sonhos seriam então, um subproduto do processamento neural.

O cérebro tenta entender essas ativações usando suas memórias, mas os resultados são ilusórios e de pouco significado psicológico. Muitos dos mecanismos neurais propostos por Hobson revelaram-se errados — por exemplo, ao descobrir que os sonhos também ocorrem no sono não REM.

Sem nenhuma função biológica

William Domhoff concorda com Hobson que os sonhos não têm nenhuma função biológica adaptativa, mas oferece uma explicação neural diferente. A rede padrão conecta regiões importantes em diferentes partes do cérebro, e assim, opera na ausência de entradas sensoriais. Domhoff pensa que durante o sono a rede padrão gera imaginações e simulações que produzem sonhos. Contudo, os sonhos não teriam nenhuma função biológica.

Domhoff leva a sério os milhares de relatos de sonhos acumulados em bancos de sonhos e vê o sonho como uma continuidade da cognição cotidiana. No entanto, ele não tem uma teoria da consciência que possa explicar por que a atividade da rede padrão gera experiências como imagens visuais e sentimentos de ansiedade.

Regulação emocional

Nem todos os neurocientistas pensam que os sonhos são inúteis. Matthew Walker descreve muitas funções biológicas valiosas do sono, incluindo a restauração do cérebro, metabolismo, sistema imunológico e sistema cardiovascular. Ele também acha que os processos neurais do sonho trazem benefícios importantes para a regulação das emoções e da criatividade. Seria um processo de regulação emocional do indivíduo.

O sono é conhecido por ser importante para consolidar as memórias diurnas em armazenamento permanente, e as áreas do cérebro relacionadas à emoção também estão ativas durante esse processo. Walker acha que o sono REM nos ajuda não apenas a lembrar de eventos emocionalmente importantes, mas também a dissolver cargas emocionais dolorosas.

Um mecanismo criador de novas ideias

Além disso, as associações incomuns que ocorrem nos sonhos podem ajudar a gerar novas ideias criativas. No entanto, Walker não mostra que a regulação emocional e a criatividade são as razões pelas quais os organismos desenvolveram cérebros que sonham. Talvez a regulação emocional e a criatividade sejam apenas efeitos colaterais úteis do sonho, não seu propósito biológico.

Os sonhos são explorações cognitivas

Uma função alternativa é proposta pelos neurocientistas Antonio Zadra e Robert Stickgold. Eles propõem um modelo de função de sonho chamado NEXTUP para “exploração de rede para entender possibilidades”. Sonhar serve para extrair novos conhecimentos de memórias existentes, descobrindo e fortalecendo associações existentes. Quando sonhamos em ser perseguidos, fazer sexo ou fazer exames escolares, estamos nos preparando para lidar com um mundo em mudança. Mas se os sonhos são úteis dessa maneira é discutível, visto que a maioria deles nunca é lembrada, muitos deles são estranhamente irrealistas e a maioria dos sonhos é desagradável. Então, atribuir aos sonhos a função de serem explorações cognitivas que teriam a capacidade de desenvolver a capacidade de interação do indivíduo com o mundo físico pode ser um certo exagero. 

Processamento preditivo

Em seus últimos anos, J. Allan Hobson vinculou sua visão de síntese de ativação do sonho à visão cada vez mais popular de que o cérebro funciona principalmente como um mecanismo de previsão operando por inferência bayesiana. Em um post anterior, argumentei que o cérebro tem muitas funções importantes além da previsão e que não há razão para pensar que ele usa cálculos probabilísticos para realizar essas funções.

Como o modelo NEXTUP, Hobson passou a ver os sonhos não como aleatórios, mas como tendo benefícios úteis para fazer previsões, o que é problemático devido ao caráter bizarro e esquecível da maioria dos sonhos. Muitas pessoas sonham em voar e cair, duas atividades que a maioria de nós raramente faz.

O que causa os sonhos?

Os sonhos resultam de padrões incomuns de disparo neural que ocorrem durante o sono. Para restaurar o corpo e o cérebro, o sono desliga as entradas sensoriais do corpo e as atividades motoras que normalmente restringem os disparos neurais. Sinais neurais aberrantes também podem resultar como efeitos colaterais da consolidação da memória e da reposição de neurotransmissores que foram esgotados durante as atividades diárias do cérebro.

O nosso cérebro atua um mecanismo de previsão

O cérebro não é apenas um mecanismo de previsão, mas também um mecanismo de coerência que tenta entender o que está acontecendo interna e externamente. Por exemplo, o tronco cerebral interage com entradas sensoriais e outras áreas do cérebro para produzir equilíbrio físico que nos permite permanecer de pé enquanto nos movemos pelo mundo.

Às vezes, porém, o equilíbrio falha quando sinais defeituosos do ouvido interno ou dos olhos ou danos cerebrais geram interpretações errôneas que levam a vertigens, náuseas ou quedas. Da mesma forma, durante o sonho, o cérebro gera falsas interpretações de que estamos tendo percepções, emoções e pensamentos sobre a realidade .

Seriam os sonhos efeitos colaterais da atividade cerebral?

Então, poderíamos suspeitar que a função de sonhar seja resultado de sinais aberrantes e interpretações mais ou menos coerentes que dependem de muitas áreas do cérebro, não apenas da rede padrão. A maioria das interpretações realizadas por padrões de disparo neural é inconsciente, mas algumas delas emergem em experiências conscientes que são lembradas após o despertar. Os sonhos são efeitos colaterais dos mecanismos neurais do sono e da consciência, e nenhum significado especial deve ser atribuído a eles.

Veja também
- Como ter mais sorte na vida.

...

Angélica F. Luna
Author: Angélica F. LunaWebsite: https://abre.ai/gSC2
Apaixonada por desvendar os mistérios do esoterismo. Adoro temas que vão desde astrologia até o mundo dos sonhos. Paixão por explorar dimensões espirituais e expandir minha compreensão do universo. Eterna viajante na busca pelo conhecimento místico que inspira a exploração espiritual e a conexão com o desconhecido. Siga-me nessa jornada esotérica e descubra os segredos que permeiam nossa realidade.