Empreendedorismo

Como criar uma mentoria? Ganhe dinheiro com o seu conhecimento

Sua expertise em determinada área é o seu maior capital.
Tempo de leitura: 6 minutos
Como criar uma mentoria?

Você precisa encontrar novas formas de ganhar dinheiro porque, quando as crises chegam, tudo o que tem uma ordem natural parece que se dissolve. Foi o que vimos acontecer a partir da pandemia da Covid-19, principalmente a partir de 2020. 

Empresas fechando, empregos sendo perdidos, salários sofrendo cortes foram coisas mais do que comuns. Mesmo quem tinha uma carreira sólida em sua profissão pode ter sido pego de surpresa por toda a instabilidade sentida em cheio pela economia de muitos países.

Mas, como sabemos, as contas não param de chegar. Estejamos passando por um período pandêmico ou não, é preciso encontrar formas de ganhar dinheiro!

Por isso, ou você busca novas formas de ganhar dinheiro, como por exemplo aproveitando o alcance da internet, ou seu orçamento pode ficar comprometido por tempo demais.

Veja também

Dicas de negócio online: confira 7 ideias que irão inspirar você
Quanto você pode ganhar com a venda de cursos on-line?
4 maneiras rápidas de ganhar dinheiro extra em seu tempo livre

O capital de um mentor

O maior capital de um mentor, ou mentora, é composto por seus conhecimentos sobre uma determinada área e/ou a quantidade de experiência que acumulou durante toda a sua trajetória profissional. 

Aliás, você não precisa ter atuado profissionalmente no que considera seu maior campo de sabedoria. Suas experiências pessoais ou hobbies também podem ser perfeitamente monetizados se você se considera um expert. 

Ou seja: pensemos em uma escala mais ampla no que significa ganhar dinheiro com seu conhecimento!

Há vários tipos de conhecimentos. Por exemplo, conhecimento empírico é algo que uma pessoa aprende na prática, já o conhecimento técnico está formado por capacitações e estudos especializados. O conhecimento intelectual, por sua vez, está mais ligado à lógica e à razão. 

Diante disso, temos certeza de que você tem algo a compartilhar com o mundo! Agora, vamos dar uma olhada em algumas opções para seguir mostrando o que você pode fazer!

Tipos de mentorias para tirar do papel

Na hora de ganhar dinheiro com seu conhecimento, lembre-se que você pode transformar qualquer coisa em um negócio. Mas isso só vai acontecer se você escolher um nicho e desenvolver seu próprio programa de mentoria.  

Confira alguns conjuntos de conhecimentos que podem ser aproveitados para ganhar dinheiro. 

Mentoria sobre maternidade/paternidade

A chegada de filhos é sempre algo capaz de virar a vida de qualquer pessoa de cabeça para baixo. 

E se você já passou por isso e conseguiu desenvolver técnicas, metodologias e estratégias funcionais para que as pessoas possam equilibrar maternidade ou paternidade com suas trajetórias profissionais, não guarde isso só para você!

Uma das melhores coisas das mentorias é também ver como seus conhecimentos, quando compartilhados, podem fazer com que outras pessoas tenham suas vidas melhoradas. 

Questões relacionadas à licença maternidade, como manter a produtividade depois de ter um filho, o que fazer quando é imprescindível deixar os filhos sozinhos e até mesmo o planejamento antes de o bebê nascer pode estar no foco de sua capacitação como mentor de mães e pais estreantes!

Transição de carreira: como saber se é hora de mudar o rumo da vida profissional?
Sobre inteligência emocional no trabalho
Diga-me o que você fez hoje e eu direi onde você estará em 10 anos

Torne-se um mentor de marketing 

Já se a sua praia é marketing e você entende tudo de processos de atração de novos públicos, captação de clientes e como fazer com que marcas ganhem um lugar sob o sol da internet, chegou a hora de fazer seu nome brilhar. 

Muitas empresas de menor porte ou profissionais autônomos não têm a menor noção do que podem fazer para conquistar clientes pela internet, por exemplo. Aqui é exatamente onde você, como profissional do marketing digital, pode ajudar estas pessoas. 

Criar uma mentoria de negócios com uma pegada mais focada no marketing permite que você crie programas personalizados e acompanhe as necessidades específicas de cada mentorado de perto. Você vai guiá-lo até que ele possa decidir por si mesmo, que é um dos grandes objetivos de qualquer mentor!

Mentoria fitness - entre para o bilionário mercado de vida saudável 

A vida saudável nunca esteve tão em evidência. E com a pandemia, principalmente nos primeiros meses, quando o isolamento social obrigou muita gente a ficar em casa, como fazer para manter a forma sem os exercícios da academia?

A resposta para essa pergunta se vê refletida no crescimento de 300% nos downloads de aplicativos de academias de ginástica e no aumento da demanda por personal trainers, que chegou à casa dos 80%. 

Então, se você tem capacitação na área, é apaixonado por levar mais saúde à vida das pessoas, por que não começar a criar pequenos programas de acompanhamento personalizado ou, melhor ainda, ensinar a outros profissionais do seu segmento como trabalhar pela internet?

E a tendência é que esse interesse continue, com mais pessoas praticando atividades físicas daqui em diante. 

Seja um mentor de investimentos 

Se você é bom com investimentos, bolsa de valores, mercado financeiro e disciplinas associadas, que tal se tornar um mentor de investimentos? Veja só alguns números deste setor:

Em 2020, o Brasil acumulava um saldo de 77% de aumento no capital aplicado no mercado de criptomoedas, por exemplo.  

E quando olhamos para setores de maior tradição, mais afastados dos altíssimos riscos das criptomoedas, também percebemos que há mais brasileiros aplicando na bolsa de valores, por exemplo. 

É curioso como, apesar de tanto interesse e até um aumento na participação no mercado de investimento, o brasileiro também não sabe investir nem se organizar financeiramente. Toda essa multidão de novos investidores pode estar pedindo para alguém ensiná-la. 

O perfil de guia de investimentos para novos entusiastas do setor te é atrativo para você? Então você poderia, então, começar a montar o que seria seu programa de mentoria em investimentos. 

Seja qual for o caso, a figura de um mentor tem conquistado espaço em muitos setores. Em empresas, em carreiras de profissionais autônomos, em pessoas que querem começar a empreender e até mesmo em questões mais relacionadas ao bem-estar e qualidade de vida. 

Seu próximo passo é, sem dúvidas, procurar experts em capacitação de mentores para aprender como montar seu programa de mentoria. Técnicas de ensino, métodos de avaliação, entre outras questões associadas são ensinadas nos melhores cursos. 

RELACIONADO

Como criar uma fonte de renda extra, mesmo que você esteja sem dinheiro

 

...

 

MundoZ! Empreendedorismo
Author: MundoZ! Empreendedorismo
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo