MundoZ! Portal de Conteúdo.

Empreendedorismo

Como gerenciar restaurantes delivery com sucesso: 5 dicas

Tenha um cardápio focado em pratos especiais e combos inteligentes. Será mais rápido gerenciar pedidos e mais fácil planejar os investimentos em propaganda.
Tempo de leitura: 7 minutos.
Como gerenciar restaurantes delivery com sucesso: 5 dicas

São Paulo - Saber como gerenciar restaurantes delivery com sucesso não é uma tarefa fácil, especialmente agora que a pandemia do novo coronavírus complicou todos os processos internos das empresas do setor alimentício. Por isso, não é incomum ver muitos restaurantes falindo por não conseguir se adaptar ao modelo de negócios de delivery. Afinal, é muito diferente gerenciar uma operação de entrega em comparação com uma, em que os clientes são servidos presencialmente.

No entanto, o fato de algo ser difícil não significa que é impossível. Portanto, é possível aprender como gerenciar restaurantes delivery com sucesso, desde que haja uma forte disposição em colocar em prática as melhores dicas sobre o assunto. Depois de aprender como fazer, não vai demorar muito para que você domine a área e alcance os melhores resultados.

Quer aprender como gerenciar restaurantes delivery com sucesso? Então confira nossas dicas!

Como gerenciar restaurantes delivery com sucesso: 5 dicas

1. Otimize a sua rotina de produção e entrega

Para poder ter sucesso com um restaurante delivery, é necessário entender como os algoritmos de entrega funcionam. Afinal, eles são a principal plataforma que você vai usar para receber pedidos, uma vez que contam com milhões de potenciais usuários e têm toda a infraestrutura disponível para os restaurantes (app, servidores, entregadores, etc.).

O objetivo dos aplicativos é receber o máximo de pedidos possível. Por isso eles precisam fidelizar os usuários para que estes sempre peçam por comida pelo app. Tanto faz para o aplicativo se o usuário pedir uma pizza ou um lanche, desde que ele faça o pedido.

Sobre: Gerenciar restaurantes delivery.

Portanto, para garantir que as chances do usuário fazer um pedido sejam as maiores possíveis, os aplicativos desenvolveram algoritmos que classificam os restaurantes de acordo com os fatores que mais influenciam os clientes a fechar 'negócio', estes fatores são: tempo de produção e avaliação positiva.

Portanto, suponha que você gerencie uma das muitas hamburguerias do aplicativo Rappi. Para poder se destacar em relação à concorrência, precisa produzir os lanches mais rapidamente e ganhar mais avaliações positivas. Assim, o aplicativo provavelmente dará mais destaque ao seu restaurante.

2. Amplie suas portas de conversões

Um restaurante delivery precisa de muitas 'portas de conversão' para poder vender para os seus clientes. Cada porta de conversão é uma interface pela qual o usuário pode solicitar um prato.

Sobre: Gerenciar restaurantes delivery.

Por exemplo, um aplicativo de delivery como o Rappi ou iFood é uma porta de conversão. O mesmo vale para o WhatsApp - presente em 99% de todos os celulares no Brasil, segundo a edição de 2020 da pesquisa Panorama mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel. As redes sociais, um número de telefone e o seu site também são portas de conversão.

Quanto mais portas abertas e quanto mais acessíveis elas forem, maiores são as chances de receber pedidos dos clientes.

3. Faça marketing de engajamento nas redes

Atualmente, um restaurante delivery depende da sua capacidade de despertar desejo no usuário no momento certo. É o que o Google chama de 'mini-momentos': jornadas de compra que duram 10 minutos ou menos, em que o consumidor toma a rápida decisão de onde comer, por exemplo.

Para poder aproveitar esses 'mini-momentos' ao máximo, é essencial despertar o desejo no seu público, e isso é feito de forma estratégica e com engajamento nas redes sociais.

Pense, por exemplo, em um potencial consumidor dando uma olhada no feed do Instagram perto da hora do almoço, quando aparece aquela foto incrível de um prato do seu restaurante. O timing e a imagem podem despertar o desejo e fazer com que ele peça aquele prato para almoçar.

4. Integre seus canais de conversão com mídia paga

Eventualmente, será necessário investir em mídia paga, como anúncios em redes sociais, Facebook ou Google, para o seu restaurante. Quando isso acontecer, é essencial que haja um esforço de integração com seus canais de conversão.

Sobre: Gerenciar restaurantes delivery.

Por exemplo, faça anúncios que levam o cliente até a página onde ele pode pedir o prato que quiser, seja via WhatsApp, seja via Rappi ou outro aplicativo. Isso aumentará as chances de conversão pois reduz o número de tarefas que a pessoa tem de fazer.

5. Não tenha muitos itens no cardápio

Por fim, entenda que um restaurante delivery não tem o mesmo cenário que um restaurante presencial. Isso significa que ter muitos itens no cardápio não é um ponto positivo, já que pode cansar o usuário e afastá-lo do seu restaurante.

Sobre: Gerenciar restaurantes delivery.

Foque seu cardápio em alguns pratos especiais, com promoções e combos inteligentes e estratégicos. Assim, ficará mais fácil direcionar os pedidos do público e mais tranquilo de planejar os seus gastos e investimentos para dar conta da demanda.

Agora que você já tem mais algumas ideias para gerenciar restaurantes delivery com sucesso, poderá aumentar suas chances de sucesso nesse mercado.

Com essas informações, você terá um esquema básico para montar a sua estratégia de gestão. O resto, você precisará descobrir na prática, tendo em mente o seu contexto (o tipo de restaurante e a sua cidade, por exemplo). Aos poucos, com testes e dedicação, será possível montar uma gestão eficaz e que aumentará o sucesso do seu seu restaurante.

...

Tags: restaurante delivery, restaurante delivery gestão, gerenciamento de restaurante delivery, estratégia para restaurante delivery, aplicativo restaurante delivery, administração de restaurante delivery, restaurante delivery em São Paulo, restaurante delivery no Rio de Janeiro, restaurante delivery em Porto Alegre

Author: Lucas Pelisari - Colaboração para MundoZ!

RELACIONADOS

10 filmes que todo empresário deveria assistir

Você já entrou no cinema e saiu inspirado e se sentindo uma pessoa diferente? Já aconteceu com você também?
Tempo de leitura: 5 minutos.
Empreendedorismo