Empreendedorismo

Melhore o desempenho do seu negócio no Instagram com estas 15 dicas

Tentando promover seus produtos e sua marca no Instagram? Esse guia pode te ajudar.
Tempo de leitura: 6 minutos

O Instagram para empresas é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a melhorar as vendas e conquistar uma posição de destaque e reconhecimento no mercado. Mas, para alcançar bons resultados na rede social da moda é preciso muita dedicação. O sucesso não vem sem esforço, mas queremos tornar isso um pouco mais fácil para você.

Com essas 15 dicas que preparamos, você aprenderá como melhorar o desempenho da sua conta Instagram para empresas. Pronto para ter sucesso? Vamos lá!

15 Dicas para melhorar o desempenho do seu negócio no Instagram

O que muitas pessoas acreditam é que o Instagram dá resultados apenas para empresas dos segmentos de saúde, beleza e moda, mas na verdade, até mesmo empresas do segmento de finanças que oferecem o serviço de carteira administrada, e outras de qualquer nicho, podem ter sucesso na rede social. Basta conferir e aplicar as dicas a seguir:

RELACIONADO: Como criar uma hashtag no Instagram

1. Planeje bem sua estratégia

Você já decidiu que quer que seu negócio esteja presente no Instagram para empresas e está morrendo de vontade de começar a impulsionar a rede social da moda? Saiba que é preciso ter um pouco de paciência e desenhar uma boa estratégia antes de embarcar na aventura.

Para começar, você precisa fazer as perguntas certas: Quais são meus objetivos? A que público estou me dirigindo? Que tipo de postagem me fará ter mais engajamento? Assim que essas perguntas forem respondidas ... anote tudo e comece a pensar em sua estratégia!

Antes de começar a usar o Instagram, seja muito claro sobre seus objetivos e o público-alvo que você está direcionando.

2. Otimize seu perfil

Antes de começar a publicar em qualquer rede social, seu perfil deve ser o mais completo possível, incluindo informações como número para entrar em contato, e-mail, website, etc.

A primeira coisa é escolher o nome de usuário correto. Claro, o ideal é que seja seu negócio, por exemplo, @biquiniswear. A próxima etapa é planejar a descrição, contando resumidamente o que sua empresa faz. Você pode fazer isso incluindo hashtags, o que você preferir!

Não se esqueça de preencher o campo URL, colocando lá seu site corporativo, pois é importante que seus seguidores possam acessá-lo facilmente. Normalmente, as empresas que têm presença no Instagram optam por usar o seu logotipo corporativo como imagem de perfil, e é isso que recomendamos. Finalmente, e embora pareça óbvio, seu perfil deve ser público para atingir todo o seu público-alvo.

3. Seja fiel à sua identidade corporativa

Esta recomendação é estendida a todas as redes sociais, pois são o melhor reflexo da imagem de marca da sua empresa. Por isso é importante ter personalidade e voz definidas, que embora sejam diferentes em cada rede social, não deixem de ser essencialmente fiéis à identidade corporativa da empresa.

4. Use geolocalização

Para as empresas locais, é muito importante aproveitar as vantagens da geolocalização. Os clientes gostam de saber onde estamos e como podem chegar até nós, e não há maneira mais fácil do que com um mapa. Além disso, adicionar geolocalização a todas as nossas publicações ajuda a melhorar nosso SEO local.

5. Interaja com seus seguidores

Ouça, responda e seja grato. É a chave do sucesso em todas as redes sociais. Siga outros usuários, sejam eles influenciadores ou simplesmente seguidores do interesse de suas publicações e participe curtindo e comentando outras publicações.

Procure a conexão com seus seguidores e não se esqueça que engajamento gera engajamento. Principalmente no início é muito importante que seja você quem dá o passo e começa a seguir os outros e com o tempo se torne mais seletivo, e só siga aqueles que podem ser clientes em potencial.

6. Não venda seu serviço ou produto, venda experiências

A tendência mais popular agora (e que adoramos) é mostrar ao seu negócio no Instagram tudo o que pode ser feito com um produto ou serviço, seja no nicho de saúde, beleza, etc.

Ou seja, se por exemplo você vende roupas, ao invés de publicar uma foto do manequim com vestido de festa, coloque uma foto de uma festa em que alguém esteja curtindo seu vestido. O mesmo acontece com alimentação, serviços de cabeleireiro, carros, etc. Aproveite o potencial do Instagram para empresas e ofereça aos seus potenciais clientes o que eles procuram: experiências únicas.

7. Seja consistente no Instagram para negócios

Depois de entrar nesta rede social é muito importante que publique a uma taxa regular e que não abandone o seu perfil à primeira mudança. Não há desculpas válidas para passar semanas sem publicar, quando o ideal é fazê-lo todos os dias. Se você não tem tempo, deixe nas mãos de profissionais, eles se encarregarão de manter seu perfil atualizado para que sua empresa conquiste uma boa reputação online.

8. Obtenha o máximo das hashtags

Para começar, use-os. É uma forma muito eficaz de os usuários do seu interesse te encontrarem na rede social. Você deve usar hashtags gerais e mais específicas. Entre as gerais, procure aquelas que você possa usar como palavras-chave e que tenham a ver com o seu negócio, desde que tenham um bom número de pesquisas: #AgenciaDeMarketing, #GraphicDesign, #RedesSociais, #SocialMedia ... E use os específicos para nomear sua empresa ou para eventos, campanhas e concursos específicos.

Aproveite também as hashtags que estão em alta, se eles se adequarem à sua marca e você puder alcançar muito mais pessoas em questão de segundos. Analise se as hashtags que você usa estão funcionando, com o uso de ferramentas.

9. Use menções

Como você sabe, um bom feedback com os seguidores é essencial para o bom funcionamento de qualquer rede social corporativa. Para que isso aconteça é muito importante utilizar as menções "@". Você pode mencionar seus clientes, seguidores, influenciadores, celebridades, etc. Desta forma, você será capaz de aumentar o engajamento e obter mais sucesso nesta rede.

10. Mostre o lado mais humano do seu negócio

Cada vez mais, pode-se observar como os consumidores gostam de descobrir o lado mais humano das empresas e conhecer os rostos daqueles que estão por trás de suas marcas favoritas.

Aproveite o Instagram para empresas para mostrar e apresentar seus funcionários de negócios de uma forma mais descontraída e divertida. Você também pode ensinar as diferentes fases pelas quais passa seu produto ou serviço e, assim, fazer com que seus seguidores participem de todo o processo de desenvolvimento do projeto. Seus seguidores vão agradecer.

11. Use o poder do vídeo

O Instagram permite que você publique, além de imagens, vídeos de até 15 segundos. Os vídeos, mesmo que curtos, permitem mostrar o seu produto ou serviço de uma forma original e divertida. Use-os para sair da rotina e se destacar no Instagram para os negócios. Seus seguidores vão adorar! As possibilidades são tão infinitas quanto sua imaginação.

12. Faça concursos

Os concursos funcionam muito bem no Instagram para empresas. Você pode criar uma hashtag específica para um concurso e incentivá-los a enviar, por exemplo, fotos sobre um tema que tenha a ver com o que sua empresa faz. O prêmio é importante porque também está relacionado ao seu setor. Dessa forma, você fará com que seus fãs se envolvam e seu conteúdo se torne mais viral.

13. Promova em outras redes sociais

Principalmente quando você começa, é importante que você divulgue seu conteúdo do Instagram para empresas em outras redes como Facebook ou Twitter, para atingir mais pessoas. Da mesma forma, se você lançar um concurso, ele terá um alcance muito maior ao transmiti-lo por outros canais. Isso não significa que você possa postar a mesma coisa em todas as redes, pois cada uma tem sua "personalidade". Mas você pode confiar neles quando necessário e, assim, aumentar sua comunidade.

14. Encontre o equilíbrio

Existem produtos muito bonitos e fáceis de vender de uma forma visual, e outros em que a tarefa é complicada. Nosso conselho é que você sempre busque um equilíbrio entre aquelas imagens engraçadas feitas para agradar a todos e aquelas nas quais você mostra o seu negócio como ele é. Mas no Instagram nunca devemos renunciar à “gentileza” e para isso temos os ótimos filtros que ela nos oferece, transformando fotos que a princípio não são atraentes em belas imagens que irão agradar seus seguidores.

15. Use as ferramentas certas para otimizar o desempenho de sua conta no Instagram para negócios

Para estabelecer uma estratégia vencedora e, o mais importante, analisar os resultados para mudar o que não está funcionando, é fundamental o uso de ferramentas ou aplicativos externos. Alguns "aplicativos" o ajudarão a melhorar suas publicações, outros lhe dirão a que horas postar, você também pode pesquisar por hashtags que estão em alta no momento.

Com essas ferramentas, você vai melhorar notavelmente o desempenho do seu perfil, conquistando assim sucesso nesta rede social.

 

Author: Empreendedorismo

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo