Como fazer investimento de curto prazo?
- Lucas Silva - Colaboração para MundoZ!
- Atualizado: Quarta, 18 Janeiro 2023 21:17
- Views: 1.972
Um investimento de curto prazo oferece possibilidade de resgate em período de 3 e 12 meses. Os investimentos de curto prazo são uma forma de conseguir uma boa rentabilidade em poucos meses. Objetivos como reserva de emergência, a compra de móveis e a reforma de uma casa podem ser conquistados com aplicações de resgate rápido e bom rendimento.
Diferente de aplicações de médio e longo prazo como o Tesouro IPCA+ e o plano pgbl ou vgbl de previdência privada, entre outros são focados no rendimento dentro de alguns anos e não atendem objetivos de curto prazo.
Por que você deve fazer investimento de curto prazo?
Você pode ficar se fazendo esta pergunta, afinal investimentos de curto prazo são focados em resgate rápido e tem menor capacidade de acumulação. Os ativos de curto prazo são remunerados entre 3 e 12 meses, alguns têm liquidez diária e resgate rápido e são excelentes opções para objetivos rápidos.
Se você quer construir a sua reserva de emergência, você pode apostar em um CDB de liquidez diária, assim seu dinheiro rende todo dia e você pode resgatar o valor total ou parcial quando precisar.
Outros objetivos como reforma de casa, uma viagem ou comprar bens como uma geladeira ou um fogão novo também são planos de curto prazo e precisam de investimentos que foquem nesses objetivos. É preciso pensar em formas de investir para alcançar diferentes objetivos, os investimentos de curto prazo são importantes para diversificar a sua carteira.
Principais características dos investimentos de curto prazo
Os investimentos de curto prazo oferecem remuneração para resgate em um curto período, entre 3 e 12 meses. Também há as opções de investimentos de curtíssimo prazo, com remuneração em menos de 90 dias.
Existem investimentos de renda fixa e variável para o curto prazo. Por isso, o investidor precisa conhecer bem o seu perfil e sua capacidade de investimentos para realizar as aplicações certas e aproveitar as oportunidades do mercado.
Confira as nossas dicas para fazer investimento de curto prazo e atingir seu objetivo:
Além do período de remuneração curto, os investimentos de curto prazo também têm resgate facilitado, alguns com liquidez diária, que podem ser resgatados a qualquer momento, principalmente, se você quer fazer uma reserva de emergência, por exemplo. Eles também buscam garantir o ganho real, sempre rendendo acima da inflação.
Comece investir no curto prazo com renda fixa
Se você é um investidor iniciante e quer investir no curto prazo, talvez a renda variável não seja a melhor escolha inicial. Os investimentos em renda fixa são mais fáceis de entender e possuem riscos menores.
Para quem está começando a investir, a renda fixa é a melhor opção.
RELACIONADO: Como montar um portfólio de investimento
Além disso, essa modalidade de investimento conta com diferentes e boas opções de investimentos de curto prazo. É possível investir em CDBs, LCIs, LCAs ou em títulos do Tesouro Direto e ter uma boa rentabilidade e facilidade no resgate.
Começar já investindo em ações e pensando em apostar em daytrade, por exemplo, pode não ser uma boa, já que o mercado oscila bastante e tende a surpreender investidores novatos. Se você não tem um vasto conhecimento sobre investimentos, investir nesse mercado é um grande risco, então siga as nossas dicas e comece pela renda fixa.
Saiba quais são os seus objetivos de curto prazo
Outro ponto importante para guiar os seus investimentos em ativos de curto prazo é definir quais são os seus objetivos. Você quer construir uma reserva de emergência, reformar a sua casa? Quais são os objetivos que você precisa alcançar nos próximos meses?
Identificar seus principais objetivos é uma maneira importante de orientar a escolha dos seus investimentos. Isso porque um CDB com liquidez diária pode ser excelente para uma reserva de emergência porque é possível resgatar o dinheiro a qualquer momento, com pouquíssimas chances de perda.
Já uma aplicação do Tesouro Selic é uma excelente opção para quem quer comprar uma geladeira nova. Já que o investimento tem um bom rendimento e pode ser resgatado na data de vencimento do título com acréscimo da rentabilidade do período para quem pode esperar 1 ano, por exemplo, para realizar a compra.
Tenha um planejamento para fazer investimento de curto prazo
Além de definir os seus objetivos, você também precisa montar um planejamento para ter uma noção do quanto você precisa investir para alcançar os seus objetivos no curto prazo. O planejamento é importante para que você possa, inclusive, possa simular os investimentos.
É possível fazer simulações em CDBs e títulos do Tesouro Direto para ter uma ideia dos rendimentos dentro do período e do valor de aporte necessário para chegar aos valores desejados.
Esperamos ter ajudado você a escolher o seu investimento de curto prazo, e só para reforçar, lembre-se que diversificar investimentos é uma ótima estratégia! Se você tem vários objetivos de curto prazo, dê uma boa vasculhada no mercado, invista tanto em títulos públicos como em títulos privados para otimizar seus ganhos.
E se você quiser se aprofundar em renda variável, estude bastante e comece a investir em ações para aproveitar o alto potencial de retorno desse mercado.
Veja também: Os 7 maiores erros que quase todo o investidor iniciante comete
...