Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Vai fazer a Declaração de Imposto de Renda? Veja as novas regras da Receita Federal

Mulher fazendo a declaração de imposto de renda

A Declaração de Imposto de Renda 2021 traz algumas regras novas principalmente com relação aos investimentos em criptomoedas. De acordo com informações oficiais da Receita Federal do Brasil, a Imposto de Renda para pessoa física de 2021, foram adicionados três novos tipos de informações sobre criptoativos no formulário de Bens e Direitos, são eles:

- 81: Criptoativo Bitcoin – BTC;
- 82: Outros criptoativos, do tipo moeda digital (altcoins, tais como Ether, Bitcoin Cash, XRP, Tether, Chainlink, Litecoin);
- 89: Outros ativos criptográficos (tokens de pagamento).

A restituição do Imposto de Renda em contas de pagamento

No caso das declarações de IR que tem restituição de impostos, a contar deste ano, vai ser possível escolher ‘Contas de Pagamentos’, das Fintechs, por exemplo, para Crédito de Restituição de Impostos sobre a renda declarada.

De acordo com informações da Receita Federal, a partir da declaração de IR de 2021 será possível enviar as informações de sobrepartilha sem que haja a obrigatoriedade de se fazer a retificação final de espólio da partilha, que tenha sido enviado anteriormente, para tanto, basta que na ficha de Espólio, o contribuinte marque a opção de “sobrepartilha” .

Usando o celular e-mail para receber as informações mais importantes sobre o Imposto de Renda

O endereço de e-mail e número de telefone, fornecidos no formulário de identificação também são utilizados pela Receita Federal do Brasil para o envio de comunicados importantes aos contribuintes.

Mas atenção para uma questão de segurança na declaração de Imposto de Renda

A plataforma de declaração de IR deixa claro que a Receita Federal do Brasil não faz o envio de mensagens de e-mails com a solicitação de informações pessoais, dados bancários ou qualquer outra informação cadastral dos contribuintes.

Então, nunca clique em links suspeitos, que tenham chegado em mensagens não solicitadas diretamente na plataforma de declaração de Imposto de Renda da Receita Federal.  

Todo o cuidado é pouco na prevenção contra golpes e fraudes digitais.

Declaração ‘pré-preenchida’ sobre dependentes através de procuração eletrônica outorgada

Ao dar início a uma declaração usando dados pré-preenchidos, o contribuinte pode obter informações sobre os rendimentos recebidos pelos seus dependentes, mas somente se o titular da declaração possuir uma procuração eletrônica devidamente outorgada pelo seu dependente.

Isenção de imposto de renda para maiores de 65 anos

Na declaração de proventos de aposentadoria, de reserva ou reforma, ou pensão de pessoas com mais de 65 anos na declaração de Isentos e Isentos Tributáveis, a parcela isenta será calculada, sendo que o excedente será transferido de maneira automática para o formulário de Rendimentos Tributáveis de pessoas jurídicas.

Atenção aos novos números de contas corrente de poupança da Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal conta com dois formatos válidos para números de contas bancárias atualmente.

Dentro do cadastro das informações bancárias para pagamento por débito automático das quotas de Imposto de Renda ou para crédito da restituição do IR, o contribuinte poderá informar tanto o número antigo da conta da Caixa Econômica Federal, quanto o novo número da conta.

A plataforma da Receita Federal enfatiza que quaisquer informações adicionais podem ser visualizadas no ícone que é mostrado logo após o usuário selecionar a opção ‘Banco 104 – Caixa Econômica Federal’, no Painel Inicial do sistema de declaração de IR ou na Ficha de Resumo.

A Receita Federal destaca ainda que a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2021 traz muitas alterações no tocante aos tributos referentes ao Auxílio Emergencial e a Devolução do Auxílio Emergencial.

 

Veja também
- Tabela imposto de renda 2023.

 

...

MundoZ! Dinheiro
Author: MundoZ! DinheiroWebsite: https://e-zoop.com/dinheiro
As informações de investimento apresentadas nesta página se destinam apenas para fins educacionais. Nós não oferecemos serviços de consultoria ou corretagem e nem recomendamos ou aconselhamos investidores a comprar ou vender qualquer tipo de ativo.