Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Saiba como se prevenir do golpe da restituição do Imposto de Renda

Uma pessoa contando dinheiro da restituição do Imposto de Renda.

Veja como não cair no novo golpe que está sendo aplicado nos contribuintes.  Em 31 de maio encerrou o prazo para fazer a declaração do ‘Imposto de Renda Pessoa Física’  (IRPF) de 2022 e já existe um novo golpe sendo aplicado nos contribuintes. Os bandidos se passam por agentes ou atendentes da Receita Federal para tentar roubar dados e valores das pessoas que entregaram sua declaração de imposto de renda. Vamos ver como você pode se precaver do novo golpe da restituição do Imposto de Renda.

Neste artigo:

- O alerta da Receita Federal sobre golpes
- Os golpes mais comuns da restituição de imposto de renda
- Nossas dicas para você não cair em golpes ao receber a sua restituição do IRPF

 

O alerta da Receita Federal sobre golpes

 

Geralmente o golpe começa quando os criminosos enviam uma mensagem de e-mail para o contribuinte, em nome da Receita Federal. Nessas mensagens os criminosos inserem um link que redireciona para uma página onde existe um falso comprovante da restituição. Então, a recomendação da Receita é que você não deve seguir nenhum procedimento ou clicar em links que tenham sido recebidos por e-mail ou por qualquer outro tipo de canal de mensagem eletrônica.

Desconfie sempre que receber algum tipo de comunicação neste formato, se possível, tente entrar em contato com a Receita Federal pelo site oficial do órgão para esclarecer quaisquer dúvidas.  

Relacionado
- Como declarar imposto de renda.
 

Os golpes mais comuns da restituição de imposto de renda

Esta é mais uma tentativa de fraude que envolve a Receita Federal, isso ocorre todos os anos e os criminosos se utilizam da predisposição de milhões de pessoas que já estão aguardando a restituição de imposto para roubar valores e informações importantes dos contribuintes.

Nas mensagens de e-mail, os golpistas procuram convencer os contribuintes a fazer uma confirmação de dados, através de um link malicioso, num cadastro falso para que este [contribuinte], possa receber a restituição do imposto de renda via Pix.

Os bandidos chegam ao ponto de usar a marca da Receita Federal além de imagens do próprio site do órgão. E este ano, em especial, estão copiando o selo comemorativo dos 100 anos da declaração do imposto de renda, tudo para aumentar o poder de convencimento do golpe.

A Receita Federal informa que não envia mensagens de e-mails, e nenhum tipo de alerta para os contribuintes, contendo links e que qualquer informação referente ao cadastro da pessoa, precisa ser confirmada ou alterada diretamente no site oficial da instituição.  

 

Nossas dicas para você não cair em golpes ao receber a sua restituição do IRPF

 

O principal procedimento é ter o maior cuidado com as mensagens recebidas via e-mail ou whatsapp - outro canal de comunicação muito usado em golpes - e nunca clicar em links recebidos através desses canais. A Receita Federal informa ainda que não envia links por e-mail ou qualquer outro canal de comunicação.

Os contribuintes devem procurar fazer a confirmação ou validação de informações diretamente no site do eCAC onde o sistema só permite acesso via autenticação com certificado digital.

Então, caso você tenha recebido algum tipo de mensagem que supostamente tenha sido enviado pela Receita Federal solicitando que você deve clicar em algum link, desconsidere e procure acessar os sites oficiais da Receita para ter confirmação sobre legitimidade da solicitação.

 

Veja mais
- As novas regras para a declaração do Imposto de Renda.

 

 

...

 

MundoZ! Dinheiro
Author: MundoZ! DinheiroWebsite: https://e-zoop.com/dinheiro
As informações de investimento apresentadas nesta página se destinam apenas para fins educacionais. Nós não oferecemos serviços de consultoria ou corretagem e nem recomendamos ou aconselhamos investidores a comprar ou vender qualquer tipo de ativo.