Cinema

Todas as conexões de filmes do MCU em WandaVision até agora

WandaVision está absolutamente repleto de easter eggs e referências explícitas ao Universo Marvel (MCU). E nós pegamos alguns que apareceram até agora.
Tempo de leitura: 4 minutos

WandaVision é totalmente embalado com referências e easter eggs do MCU. Quando o MCU foi lançado em 2008, o slogan da Marvel era simples; “Está tudo conectado.” E eles não estavam exagerando, porque logo os fãs perceberam que estavam assistindo a uma narrativa contínua - uma história que foi construída para os Vingadores e, acabou desaguando em Thanos.

Por fim, após um stand by forçado de mais de um ano, a Marvel Studios lançou a Fase 4. Tudo começa com WandaVision, uma série de TV com 9 episódios, exibida exclusivamente pela Disney+. Estrelado pela Scarlet Witch de Elizabeth Olsen e Paul Bettany, o Vision. WandaVision se passa apenas três semanas após os eventos de Vingadores: Ultimato. A Scarlet Witch ainda não superou o trauma de assistir seu amado (Vision) morrer, e ela está usando todo o seu poder sobre a realidade para criar o "Felizes para Sempre" que lhe foi negado por Thanos.

Trailer de WandaVision mostra a agência SWORD
WandaVision: Data de lançamento, trailer, elenco
Captã Marvel 2 revela nova data de lançamento, além dos papéis para a Sra. Marvel e Monica Rambeau

Os primeiros episódios de WandaVision são ambientados inteiramente no mundo fictício que Wanda cria. Como tal, embora tenham uma série de retornos com chamadas sutis, há poucos vínculos explícitos com o MCU mais amplo. Mas tudo muda desde o episódio 4 de WandaVision, quando a Marvel apresenta o mundo além de Westview - e a partir desse momento, a série está absolutamente cheia de easter eggs (ovos de páscoa - como eles dizem para se referir a dicas escondidas nas histórias).

Vision tem uma "Cabeça Indestrutível"

A Scarlet Witch criou um mundo de fantasia onde ela pode viver feliz para sempre, com Vision ressuscitado bem no centro desse mundo fictício e perfeito. Ela ressuscitou Vision usando sua magia e, no episódio 1 de WandaVision, os espectadores descobrem que - na realidade de faz-de-conta de Wanda, pelo menos - Vision tem uma " cabeça indestrutível".

Este é um sinal precoce do trauma e sofrimento que Wanda está passando, porque em Vingadores: Guerra Infinita, ela aprendeu que a cabeça real de Vision era tudo menos indestrutível - e assistiu impotente enquanto Thanos arrancava a Pedra Mental que estava ali. O episódio 4 de WandaVision revisita isso, num momento chocante em que Wanda vê a cabeça quebrada de Vision - a realidade como ela realmente é.

A torradeira Stark - Referências a idade de Wanda e a origem de Ultron

O mundo da sitcom de WandaVision apresenta uma variedade de anúncios, mas eles são, na verdade bastante sinistros - todos sinalizando momentos de traumas da vida de Wanda. O primeiro anúncio é de uma torradeira das Indústrias Stark, um retorno à história da origem da Bruxa Escarlate em Vingadores: Era de Ultron.

Ela e seu irmão Pietro foram criados no país devastado pela guerra de Sokovia, e as Indústrias Stark venderam armas para várias facções durante sua infância. Quando Wanda tinha apenas 10 anos, o prédio em que sua família morava foi atingido por um míssil. Ela e seu irmão Pietro ficaram presos nos escombros por dois dias, olhando para a luz piscante de uma bomba não detonada e que temiam que pudesse explodir a qualquer momento. Há até uma luz piscando na torradeira para completar a referência.

A "Saudação Sokoviana tradicional"

O episódio 1 de WandaVision apresenta uma piada que é outro easter egg de Vingadores: Era de Ultron - uma "saudação tradicional de Sokov". Isso evoca os poderes de controle da mente da Bruxa Escarlate, exibidos quando ela colocava as mãos ao redor das cabeças dos Vingadores para mergulhá-los em mundos visionários e ilusórios. Observe que, no episódio 1 de WandaVision, Wanda coloca as mãos sobre os olhos do Sr. Hart - talvez significando que desta vez ela está cegando as pessoas para a verdadeira natureza da própria realidade.

O relógio Strucker de WandaVision, Episódio 2

O anúncio no episódio 2 de WandaVision é de um relógio Strucker. O Barão Von Strucker, é claro, era um agente da Hydra de alto escalão que supervisionava experimentos com a Pedra-Mental; Wanda e Pietro se apresentaram como voluntários para esses experimentos e foram os únicos a sobreviver. O relógio Strucker ainda tem a marca e o logotipo da Hydra estampados nele.

Hydra Soak pode ser um importante Retcon

Hydra retornou no anúncio da 3ª temporada do WandaVision, evidentemente tendo causado uma boa impressão na bruxa Scarlate. Desta vez, o anúncio é para "Hydra Soak", um pó de banho de luxo que permite "encontrar sua deusa interna" e pode sugerir que os atos iniciais de terrorismo de Wanda em Vingadores: Era de Ultron foram em parte, resultado da lavagem cerebral da Hydra.

O slogan suporta um 'retcon' que poderia transformar Wanda em uma mutante ou feiticeira no MCU, o primeiro plantado no Dicionário Visual da Marvel Studios. "Ela pode ser chamada de buxa Scarlate", observou o dicionário, "mas os poderes de Wanda não são derivados do ocultismo. Se isso a alterou ou apenas desbloqueou algo latente dentro de Wanda, a Pedra do Infinito no cetro de Loki lhe concedeu poderes mentais incríveis. "É possível que a Pedra da Mente não tenha concedido poderes a Wanda, mas sim desbloqueado algo latente dentro dela - encontrando a deusa dentro dela.

A Scarlet Witch (bruxa escarlate), Se lembra do destino de Mercúrio

A vida da Scarlet Witch foi marcada por traumas, e em Vingadores: Era de Ultron ela perdeu seu irmão gêmeo Pietro durante a batalha com Ultron. Wanda é forçada a lembrar daquela tragédia pessoal no episódio 3 de WandaVision, quando Monica Rambeau começa a "despertar" e a lembra de Ultron. É interessante notar que a Scarlet Witch confiava em Monica em seu mundo de faz de conta até aquele momento.

Monica Rambeau é "trazida" de volta à existência

O episódio 4 de WandaVision é o primeiro vislumbre da vida fora de Westview, e todo o episódio serve para conectar WandaVision ao MCU. Este episódio é centrado em Monica Rambeau intrepretado por Teyonah Parris, uma personagem que foi apresentada quando criança em Capitã Marvel, mas que agora é adulta. Tragicamente, Monica foi uma das pessoas apagadas da realidade por Thanos quando ele estalou os dedos em Vingadores: Guerra Infinita. E agora ela volta para saber que sua mãe Maria morreu durante os cinco anos que ela esteve desaparecida.

WandaVision mostra o Blip - o momento em que Hulk restaurou as vítimas estaladas de Thanos - da perspectiva de Monica. Como tal, a equipe criativa faz uma abordagem interessante, usando várias vozes para representar as memórias e consciência de Monica sendo restauradas também. A última voz a ser ouvida é da própria capitã Marvel, que se dirigiu à jovem Monica como "Tenente Encrenca".

Marie Rambeau formou a SWORD

O episódio 4 de WandaVision revela que Marie, a mãe de Monica, fundou uma organização chamada SWORD, dedicada a proteger a Terra de ameaças extraterrestres. Marie foi, sem dúvida, inspirada pelos eventos de Capitã Marvel, onde soube que sua melhor amiga Carol Danvers havia sido sequestrada por alienígenas e transformada pelo poder do Tesserate. É muito triste saber que Marie faleceu, porque isso significa que nunca veremos a atriz Lashana Lynch atuar ao lado de Brie Larson novamente, a menos que seja em um flashback.

Jimmy Woo e Darcy

O MCU tradicionalmente tratou personagens secundários como um alívio cômico, mas WandaVision corrige esse erro dando alguns momentos de qualidade para Jimmy Woo de Randall Park e Darcy de Kat Dennings. Jimmy é o agente do FBI que primeiro descobriu a distorção da realidade em torno de Westview, e que chamou a SWORD para investigar; Darcy é uma das pesquisadoras contratadas. Aparentemente, ela não é mais a estagiária de Jane Foster, mas obteve seu doutorado e é vista como uma das maiores especialistas da Terra em assuntos considerados 'estranhos e incomuns'.

Jimmy Woo faz um truque de cartas bem conhecido

Jimmy Woo faz um conhecido truque de cartas no episódio 4 de WandaVision. Pode ser um breve momento, mas é um retorno direto de Ant-Man & A Vespa, onde Scott Lang passou seu tempo em prisão domiciliar aprendendo truques com cartas; Jimmy Woo ficou fascinado por esses truques e até tentou aprendê-los.

Aparentemente, ele agora domina os tais truques com as cartas - sugerindo que Jimmy não foi uma vítima instantânea, porque ele não parecia aprender muito rápido.

Uma breve menção aos Skrulls

Jimmy Woo é fascinado pela anomalia de Westview e começa a escrever perguntas e ideias em um quadro branco - desenhando todos os links e conexões que os espectadores reais estariam fazendo. Uma das idéias que ele considera é que extraterrestres podem estar por trás do que está acontecendo em Westview, e ele até mesmo anota a palavra "Skrulls?" Os alienígenas metamorfos de Capitã Marvel provavelmente não são do conhecimento comum, então é razoável supor que ele ouviu falar deles na SWORD e não conseguiu tirar esse pensamento da cabeça ainda.

Darcy e Jimmy discutem os eventos de Vingadores: Ultimato

Darcy e Jimmy Woo as vezes do público em WandaVision, o que significa que eles sabem quase tudo que os espectadores sabem - incluindo, às vezes, eventos que eles realmente não deveriam saber. No episódio 5 de WandaVision, os dois têm o mesmo tipo de discussão sobre os níveis de poder dos super-heróis comuns em comunidades de fãs, conversando sobre o quão perto a Scarlet Witch e a Capitã Marvel chegaram de derrotar Thanos em Vingadores: Ultimato.

O conhecimento deles é um pouco limitado devido ao caos da batalha final, e as dicas de Homem-Aranha: Longe de Casa, os Vingadores ainda tem muitos segredos.

O episódio 5 de WandaVision mostra a filmagem da Bruxa Scarlate invadindo a instalação da SWORD onde o corpo de Vision estava sendo mantido - e, aparentemente, dissecado. Paul Bettany revelou recentemente que a Marvel filmou uma cena para Vingadores: Ultimato em que a Scarlet Witch viu o cadáver de Vision em uma "espécie de gaveta de corpos", mas Kevin Feige mandou retirar a cena porque sentiu que não combinava com o clima do filme. As fotos no episódio 5 de WandaVision são a cena excluída ou algo muito semelhante.

Os acordos de Sokovia

O episódio 5 de WandaVision confirma que os Acordos de Sokovia - as leis internacionais que regem a atividade sobre-humana - ainda estão em vigor no MCU. Isso causou um cisma na comunidade de super-heróis em Capitão América: Guerra Civil, forçando uma série de heróis proeminentes a sair. As ações da Scarlet Witch em Westview são descritas como uma violação direta dos Acordos de Sokovia.

Uma referência ao Capitão América em Lagos: Guerra Civil

O anúncio no episódio 5 de WandaVision descreve diretamente outra tragédia da vida de Wanda - a devastação que ela causou em Lagos, Nigéria, em Capitão América: Guerra Civil. Lá, a tentativa da Scarlet Witch, de impedir o atentado suicida de Crossbones saiu terrivelmente errado, resultando em perdas significativas de vidas e levando à assinatura dos Acordos de Sokovia. Apropriadamente, o anúncio mostra que este produto de limpeza é "Para quando você faz uma tremenda bagunça sem querer."

O sotaque Sokoviano da Bruxa Escarlate reaparece

Quando a Scarlet Witch fez sua estréia em Vingadores: Era de Ultron, a atriz Elizabeth Olsen falava com um sotaque que deveria ser sokoviano. O sotaque desapareceu em Vingadores: Guerra Infinita, representando Wanda aprendendo como mudar seu sotaque de Viúva Negra enquanto ela estava fugindo depois de quebrar os Acordos de Sokovia. Pois bem! O sotaque está ausente nos episódios 1 a 4 de WandaVision, mas faz reaparece duas vezes de forma inesperada no episódio 5, quando Wanda começa a estalar e perder o controle.

 

...

MundoZ! Cinema
Author: MundoZ! Cinema
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo