Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Fairbuds XL: os fones de ouvido modulares projetados para durar muito

Fairbuds XL: Fones de ouvido sem fio modular.

Com peças sobressalentes disponíveis e uma construção totalmente modular, os primeiros fones de ouvido da Fairphone são um complemento incrível para seu celular. Uma das primeiras coisas que qualquer um faria ao colocar as mãos nos novos fones de ouvido da Fairphone, os Fairbuds XL, seria desmontá-los.

Não porque haja alguma coisa errada com eles, mas porque, se há uma coisa que a Fairphone faz bem, é desenvolver produtos que não são apenas desmontáveis, mas são divertidos.

Estamos contentes em dizer que isso é a máxima verdade com este novo modelo. Depois de abrir as abas de plástico, desprender os engates de metal e desparafusar alguns parafusos, você terá um par de fones de ouvido cuidadosamente desmontados com uma dúzia de peças.

Esses fones de ouvido modulares são mais do um bom projeto de design

Essa construção modular não é apenas um design flexível, embora seja bem impressionante.   Mas é uma tentativa de garantir que, se algumas partes dos fones de ouvido apresentarem defeito com o tempo, você possa substituir a peça com defeito em vez de comprar um fone de ouvido novo.


Veja também
- Como comprar um fone de ouvido Bluetooth.

Os defeitos de hardware desses fones são cobertos por uma garantia de dois anos  

E assim como os telefones celular da Fairphone, as peças também estarão disponíveis para compra diretamente com a fabricante. Assim como os smartphones da Fairphone, os fones de ouvido serão vendidos apenas na Europa, por enquanto.

Fones de ouvido sem fio modular.

Fairbuds XL: Fones de ouvido sem fio modular. (Foto: divulgação)

Os Fairbuds XL são projetados de forma inteligente e são ricos em recursos, como cancelamento de ruído ativo e resistência à água para iniciar. Mas, como os outros produtos da Fairphone, esses ‘produtos sustentáveis’ ​​parecem ter um certo custo. Isso significa que, com base apenas no desempenho do som, o Fairbuds XL não parece competitivo, por causa de seu preço relativamente alto.

Fones de ouvido sem fio modular mas sem ser estranho

Apesar da construção modular do fone  de ouvido Fairbuds XL, eles conseguem parecer um par de fones de ouvido sem fio ‘relativamente normal’. Ainda que o cabo que conecta os dois fones de ouvido esteja visível para facilitar a remoção, o Fairphone conseguiu fazer um milagre. Eles transformaram isso num detalhe do design, em vez de comprometer a capacidade de reparo.

No fone de ouvido direito, você encontrará algo parecido com um controle de joystick, um botão de cancelamento de ruído e uma porta de carregamento USB-C.

O fone de ouvido esquerdo não oferece controles externos, mas comporta a bateria, que pode ser removida pelo usuário. Nas imagens da matéria o modelo está na cor verde, mas os Fairbuds XL também estão disponíveis em preto.

Desmontando o fone da Fairbuds XL

Vamos ver os controles e na falta de um conector de áudio padrão logo, mas antes disso, temos que discutir o delicioso processo de desmontar o Fairbuds XL.

As tampas externas dos protetores auriculares podem ser facilmente removidas para mostrar os clipes de plástico. Enquanto as almofadas auriculares soltam apenas girando no sentido anti-horário.

O cabo de alto-falante para alto-falante pode ser facilmente desconectado, enquanto os fones de ouvido são presos com um par de parafusos. A faixa de cabeça pode ser desmontada deslizando para fora da tampa, e as seções da faixa de base se desprendem com pequenas alavancas de metal.

Os fones de ouvido sem fio modular Fairbuds XL desmontados.

Os fones de ouvido sem fio modular Fairbuds XL desmontados.

Cuidado ao desmontar os fones

O processo de desmontagem é muito, muito fácil, as vezes dá medo de danificar os fones de ouvido antes que eles se soltassem. Mas melhor isso do que um par de fones de ouvido que parecem estar prestes a desmanchar sozinhos na mão.

Também é bom ver uma classificação IP54 para resistência a poeira e água, o que deve significar que chuva leve ou suor não vão entrar. Apesar da boa quantidade de encaixes da construção modular. Isso não é uma coisa ruim, considerando que a resistência à água não é um benefício nem mesmo de alguns fones de ouvido premium.

Para se ter uma ideia, o WH-1000XM5 s da Sony , o QuietComfort 45 s da Bose ou o AirPods Max da Apple não têm uma classificação IP.

Fones de ouvido novos por alguns anos  

Essa facilidade para desmontar e a disponibilidade de peças de reposição significa que deveria (em tese) ser possível manter esses fones de ouvido em boas condições de operação por um bom tempo.

Mas, tempo exato vai depender de quanto tempo a Fairphone terá peças disponíveis no mercado. No entanto, a empresa não garante nada sobre quanto tempo isso vai ocorrer, além da garantia de dois anos que vem com os fones de ouvido.

Eles esperam ter peças de reposição para seus fones de ouvido por um período semelhante ao das peças para seus smartphones. Prometem seis anos de peças sobressalentes para o Fairphone 4 , por exemplo. Mas é realmente uma pena que não consigam oferecer uma garantia mais firme.

A facilidade de controlar o fone de ouvido da Fairbuds XL

O joystick no fone de ouvido direito é uma ótima maneira de controlar o Fairbuds XL. Inspirando-se em um botão semelhante incluído nos fones de ouvido de Marshall, o joystick pode ser pressionado para ligar ou desligar os fones de ouvido.

Se pressionado para cima e para baixo pode-se controlar o volume e pressionado para a esquerda e para a direita para pular faixas. É simples, é fácil encontrar com o polegar enquanto estiver usando os fones de ouvido. Além disso, é muito mais confiável do que os controles ou botões dos fones concorrentes que precisam ser pressionados até três vezes para pular as faixas.

O botão ANC separado ativa o modo de cancelamento de ruído e transparência e também coloca os fones de ouvido no modo de emparelhamento.

Uma porta dedicada de 3,5 mm não faz falta

Em vez de permitir que você use o Fairbuds XL como fones de ouvido com fio com um cabo tradicional de 3,5 mm, o Fairphone oferece conectividade com fio por meio da porta USB-C. Essa porta é semelhante ao que vimos a Apple oferecer por meio da porta Lightning do AirPods Max.

Em teoria, você deve ser capaz de usar qualquer número de dongles de reposição e cabos USB para conectar os fones de ouvido ao seu celular.

Mas, na prática, a grande variedade de modelos desses acessórios, além da rotulagem inconsistente pelos fabricantes, pode acarretar numa experiência ruim com a maioria dos cabos. Mas você pode comprar um cabo de 3,5 mm para USB-C da Fairphone para evitar problemas.

Os Fairbuds XL suportam conectividade multiponto

O que significa que podem ser conectados simultaneamente a dois dispositivos, como um notebook e um smartphone. Além de poder alternar entre eles conforme necessário.

Depois de configurada, a conexão é estável, com quase nenhum atraso ao alternar entre os dispositivos. Na verdade, estabelecer conexões com dois dispositivos é meio confuso você vai precisar usar a tática de tentativa e erro até conseguir.

Você precisa colocar os fones de ouvido de volta no modo de emparelhamento depois de conectá-los ao seu primeiro dispositivo de origem e ignorar o sinal de “desconectado” que toca.

Depois de desligá-los e ligá-los novamente, eles devem estabelecer conexões perfeitas com os dois dispositivos.

Um fone de ouvido com até 26 horas de som

A Fairphone diz que o seu fone de ouvido Fairbuds XL tem até 26 horas de reprodução com cancelamento de ruído ativado, aumentando para 30 horas se você desligá-lo.

Isso é um pouco menos do que os XM5s da Sony (30 horas com ANC ativado / 40 com ele desativado). Mas uma fração melhor do que as 24 horas que a Bose promete em seus fones de ouvido QC45 com o ANC ativado.  

O Fairbuds XL é um par de fones de ouvido confortável de usar, mesmo se você usa óculos. Eles não apertam muito na cabeça e, são grandes o suficiente para que as orelhas não seja, ‘esmagadas’.

São confortáveis ​​para usar no transporte público apenas para cancelar o ruído sem ouvir música, e eles fizeram um bom trabalho ao cancelar o barulho ambiente.

O Fairbuds XL faz um bom trabalho com a maioria dos aspectos secundários dos fones de ouvido, como cancelamento de ruído, duração da bateria e controles. Além de oferecer a modularidade, reparabilidade e fabricação sustentável, marcas registradas Fairphone.  

Suporte a codecs

Embora não haja suporte para LDAC ou aptX Lossless, o Fairbuds XL suporta aptX HD, além de AAC e SBC. E também há uma série de quatro predefinições de equalizador para escolher no aplicativo Fairphone se você quiser tentar ajustar o som.

Não chega ser um problema, mas é meio irritante, o desempenho do microfone do Fairbuds XL, pdoe deixar a voz abafada e um pouco difícil de ouvir assim que o ruído de fundo aumenta.

No geral, os Fairbuds XL têm uma boa relação custo / benefício?

Em termos do valor que você receberá, a resposta é um retumbante “não é bem assim”. Seu design, controles e cancelamento de ruído são muito bons. Mas sua qualidade de som está mais próxima de um par de fones de ouvido de 500 reais.

Mas sendo da Fairphone, isso não é tudo, porque quando você compra um produto Fairphone, seu dinheiro não vai apenas para o produto que vem na caixa. Ele também paga pelo bônus de salário mínimo que vai para os funcionários da fábrica que montam os fones de ouvido. Além do trabalho que a Fairphone fez para garantir que os fones de ouvido usem materiais como ouro de extração legal.

Esse dinheiro também paga por um produto mais fácil de concertar e manter ao longo do tempo. E é absolutamente fantástico que substituir a bateria dos fones de ouvido seja tão simples quanto abrir a tampa e trocá-la por uma bateria nova.

Muito mais tempo de vida para o seu fone

Esse recurso por si só pode garantir que um par de Fairbuds XL seja utilizável por muitos anos a mais do que os modelos concorrentes. Embora não hajam garantias sobre quanto tempo as peças de reposição estarão disponíveis. Ainda assim, é mais difícil quantificar quanto tempo sua vida útil pode ser e, portanto, mais difícil dizer se vale a pena o custo extra.

Seria uma surpresa se não houvessem peças de reposição disponíveis nos próximos 5 anos.  

Como todo produto de primeira geração que oferece “longevidade” como um de seus atrativos de venda, comprar agora é um voto de confiança no suporte contínuo da Fairphone ao Fairbuds XL.

Veja também
- Os primeiros fones de ouvido com Wi-Fi da Sonos.

...

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! TecnologiaWebsite: https://e-zoop.com/tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.