Casa e Decoração

Saiba o que está incluso na manutenção e na instalação do ar-condicionado

Descubra o que faz parte da contratação deste serviço.
Tempo de leitura: 4 minutos.

De uns tempos para cá, os verões tem sido cada vez mais quentes. Em algumas cidades, as temperaturas são tão elevadas que, mesmo à sombra, dá para sentir calor forte. Assim, fica difícil comer, dormir e até trabalhar transpirando tanto! Nessas horas, muita gente apela para o aparelho de ar-condicionado, que ajuda a climatizar o ambiente, preservar a vida útil de aparelhos eletrônicos e trazer bem-estar — tanto para conseguir dormir quanto concentrar-se no trabalho ou no estudo remoto.

Após a compra do aparelho, é preciso agendar a instalação do ar-condicionado com alguma empresa especializada. Esse tipo de serviço pode ser contratado com a ajuda da loja que comercializa o eletrodoméstico ou à parte, com alguém de confiança.

- Decore sua casa e economize energia ao mesmo tempo
- 9 acessórios para melhorar o seu escritório em casa

No entanto, muita gente tem dúvidas do que pode ou não ser solicitado durante o processo de instalação do aparelho e questiona se há como perder a garantia, caso faça a fixação com uma empresa que não seja autorizada pela marca.

Alguns dos tópicos que abordamos neste artigo podem variar de empresa para empresa, mas, basicamente, aquela que for instalar o seu ar-condicionado vai precisar de algumas informações sobre a estrutura da sua casa para saber quais equipamentos levar na hora de fazer a instalação.

Cabe a você providenciar um ponto de energia na voltagem específica do aparelho, próximo ao local de instalação, além de um ponto de descarte contínuo para a água que sai do ar-condicionado.

Serviço garantido

Para empresas com tradição nesse tipo de serviço, alguns fatores são básicos e essenciais, como:

Material de tubulação de cobre, com até 5 metros;
Material de isolamento térmico da tubulação;
Fiação em cabo do tipo PP;
Mangueira de escoamento do líquido condensado pela evaporadora com até 3 metros de comprimento;
Complemento da carga de gás (se for necessário);
Furo na parede para a saída da tubulação (exceto em colunas, vigas e lajes);
Suporte para a fixação da condensadora.

Não está incluso

Algumas pessoas podem se frustrar por esperarem que a empresa que instala e cuida do ar-condicionado faça alguns serviços ou reparos que não estão contemplados no orçamento. Por exemplo, não cabe ao técnico de ar-condicionado fazer serviços de alvenaria, eletricidade ou acabamento fino. 

Isso significa que não haverá troca de fiação, tomada, disjuntor ou preparo de massa fina para cobrir eventuais buracos e rachaduras. Execuções ou ajustes hidráulicos também estão fora do escopo, assim como consertos de tubulações e controles remotos.

Aparelho antigo

Quem está fazendo uma substituição do ar-condicionado pode não saber o que fazer com o aparelho antigo. Contudo, não é responsabilidade do técnico de instalação retirar o eletrodoméstico anterior do lugar ou transportá-lo, assim como carregá-lo para outro ponto de instalação.

Garantia de fábrica

Empresas sérias garantem a pontualidade e a boa execução do serviço. No entanto, é importante informar-se sobre a possibilidade de a instalação fazer com que, de alguma forma, o usuário perca a garantia de fábrica.

Hora da limpeza

É recomendável que os aparelhos de ar-condicionado passem por higienizações periódicas, a fim de ajudar a manter o bom funcionamento, a economia de energia e até a saúde dos usuários. É importante destacar que o técnico não precisa desinstalar o aparelho para realizar a limpeza das partes, e o processo não molha ou suja a casa.

Algumas empresas ainda oferecem a manutenção preventiva e corretiva do aparelho durante o serviço de higienização. É importante buscar informações no momento do agendamento para saber se esse serviço está incluso na visita.

 

...

Author: Henrique Morgani - Colaboração para MundoZ!

Topo