Vida e Carreira

9 acessórios para melhorar o seu escritório em casa

Além de mesa e cadeira ergonômica, suporte para notebook, outros itens também deixam o home office muito mais prático e produtivo.
9 acessórios para melhorar o seu escritório em casa

Trabalhar em casa não é tão simples quanto parece. É preciso criar um ambiente adequado para que a sua produtividade seja a melhor possível, dando preferência a um cômodo tranquilo, no qual você possa fechar a porta e se dedicar inteiramente ao trabalho.

Quer deixar o seu escritório em casa mais confortável e prático? Fizemos uma lista com itens indispensáveis para garantir a sua saúde e o seu bem-estar. Também incluímos itens que favorecem a organização, como as caixas porta-documentos, já que sabemos que a produtividade aumenta muito e fica mais fácil e rápido para você 'entrar no fluxo' se você está num local bem organizado e arrumado.

- Sobre inteligência emocional no trabalho
- 5 maneiras sutis e muito eficazes para ser notado de forma positiva no trabalho
- 6 dicas para escrever e-mails de trabalho

Cadeira e mesa ergonômica

Estes dois móveis estão na primeira posição da lista, visto que é essencial investir em uma cadeira que se ajuste à mesa, tendo regulagem de altura, além de encosto (espaldar) adequado para as costas e os braços. 

Móveis ergonômicos ajudam a garantir o conforto físico, evitando dores e lesões. Se a sua empresa não disponibilizou uma boa cadeira de escritório para você levar para casa, vale a pena você mesmo considerar a compra de uma.

Apoio para pés

Eles complementam os móveis ergonômicos e fazem toda a diferença, especialmente para quem passa longas horas sentado. Com o apoio, sua circulação sanguínea melhora, o que diminui as chances de sentir cãibras nas pernas e nos pés.

Suporte para notebook

O acessório é projetado para que a tela fique na altura dos seus olhos, o que melhora o conforto de olhar para ela, além de contribuir para que você se sente numa postura adequada, prevenindo um problema conhecido como 'pescoço de nerd' - que ocorre quando a pessoa passa longas horas olhando para abaixo - o que acaba ocasionando as dores no pescoço e na coluna.

Esse acessório também pode evitar que o notebook fique muito quente - o que pode diminuir a performance do equipamento - e que previne problemas e pode prolongar a vida útil do seu note.

Fones de ouvido

Por mais que você possa fechar a porta do seu home office e ficar totalmente isolado no ambiente, é sempre bom ter um fone de ouvido com microfone para fazer gravações e participar de videochamadas. Além dos fones de ouvido comuns há aqueles que prefiram os protetores de ouvido de nível industrial, que chegam a isolar até 25 decibéis do ruído ambiente, o que acaba proporcionando um nível de concentração muito maior, e quando usados juntamente com os fones auriculares do smartphone então, a qualidade do som melhora substancialmente. Já os fones 'normais' também proporcionam uma qualidade de áudio muito boa, apesar de não isolarem totalmente o ruído do ambiente, em caso e vídeo chamadas, mesmo assim você ainda assegura que ninguém escute alguma informação confidencial.

Organizadores para documentos

Pastas, fichários, organizadores de gaveta e porta documentos ajudam a manter os papéis organizados, o que evita que você perca tempo procurando por eles. O ideal é ter gavetas e estantes no seu escritório (home office), separando as informações por tema ou data. 

Luminária de mesa

A luminosidade ideal também ajuda evitar um esforço desnecessário dos olhos, sendo fundamental para o seu bem-estar e produtividade. Mesmo que o ambiente receba luz natural, é uma boa ideia ter uma luminária de mesa para os dias chuvosos ou quando você tiver que trabalhar até mais tarde. Isso sem falar que as luminárias dão aquele charme a decoração do seu home office.

Cafeteira

Se o seu orçamento permite, ter uma cafeteira no escritório pode ser uma boa ideia, mesmo que você já tenha um equipamento assim na cozinha. Assim, você evita ter que circular pela casa, o que é um convite para a procrastinação e distração. Além disso, um cantinho do café é ótimo para compor a decoração do ambiente, sem falar naquele aroma de café inundando o ambiente.

Lixeira

Colocar uma lixeira para papel logo embaixo da mesa também contribui para a organização do ambiente em seu home office, logo, todo escritório que se preze precisa ter uma. 

Itens decorativos

A decoração do ambiente tem mais influência no seu desempenho e produtividade do que você imagina. Por isso, os itens decorativos são tão importantes quanto qualquer outro utensílio do seu escritório. Então, vale a pena investir em quadros e enfeites que te tragam boas lembranças. 

A decoração com plantas sempre está em alta e não é por acaso. Elas ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante e cheio de vida, porém é preciso pesquisar quais espécies são adequadas para as condições de luz e temperatura do seu escritório.

...

Author: Henrique Morgani - Colaboração para MundoZ!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo