Casa e Decoração

Decore sua casa e economize energia ao mesmo tempo

Tempo de leitura: 2 minutos

Atualmente, é mais do que viável realizar uma decoração na casa que apoie a eficiência energética. O atual campo digital tem progredido em instalações que rompem matrizes tradicionais para se adaptar às necessidades de cada casa. Nesse sentido, o usuário não apenas contribui para um mundo mais limpo e verde, mas também, com isso, consegue uma redução significativa no custo de pagamento da conta de luz a cada mês.

Neste artigo, são apresentados alguns conceitos muito úteis que podem ser atribuídos a qualquer modelo de habitação e que, com efeito, reduzem o consumo de energia para usufruir de uma casa sustentável.

- Home office: saiba como renovar o seu ambiente de trabalho
- Saiba o que está incluso na manutenção e na instalação do ar-condicionado

Como economizar em sistemas de ar condicionado

O aquecimento ocupa grande parte de uma conta de eletricidade. Cerca de 50% do dinheiro a ser gasto vem dos sistemas de ar condicionado e ventiladores. Um dos conceitos mais inovadores é o isolamento térmico. Baseia-se numa cobertura das paredes, do chão e do tecto da casa que capta o calor e o frio para moderar a temperatura no interior do seu lar. Assim, o calor é fornecido no período de inverno e o frio no período mais quente para evitar o uso da rede elétrica. 

Recomendações para economizar iluminação

Em primeiro lugar, para gerar uma poupança cautelosa, convém analisar a tarifa de energia elétrica, bem como a potência elétrica contratada para saber se o consumo está realmente adaptado às necessidades ou se, pelo contrário, está em patamares superiores de nossas possibilidades. Em relação a isso, os usuários devem examinar a discriminação horária, pois é possível que em algumas períodos do dia haja uma redução da tarifa de energia.

Outra atitude simples que pode ajudar a economizar na conta de energia e que leva o consumidor a reduzir consideravelmente o seu consumo, é o aproveitamento da luz solar. Para isso, sugere-se a existência de janelas mais amplas que possibilitem uma maior entrada de luz solar, em grande parte dos espaços da casa.

Por fim, os sistemas de automação residencial que tornam a sua casa mais econômica, confortável e eficiente do ponto de vista energético. A automação residencial é o futuro. Permite a coordenação dos vários dispositivos da casa: aquecimento, ar condicionado, sistemas de rega, iluminação, estores, sistemas de segurança, etc.

Invista numa decoração mais sustentável

Algumas iniciativas que podem reduzir o consumo de recursos naturais:

- Pinte as paredes, especialmente as da sala e da cozinha, que são as áreas mais comuns, com cores claras, como os diferentes tons de branco, azul claro ou amarelo. Este leque de possibilidades produz maior luminosidade na casa.

- Os espelhos nos corredores criam uma maior sensação de espaço. Mas procure não exagerar nisso. São ótimos para aqueles locais onde exijam maior luminosidade.

- Banheira em vez de chuveiro. Reduz em até 7,5 litros de água por dia, além do fato ganhar mais espaço nos banheiros.

- Utilize materiais recicláveis ​​e biodegradáveis ​​para decoração, como bambu, madeira, que além de conferir um diferencial rústico e moderno à casa, também promovem um consumo mais adequado e saudável dos recursos naturais.

- E não se esqueça. Opte sempre por eletrodomésticos com as classes energéticas da categoria A.

Tags: kit energia solar, economia de energia, automação residencial

...

MundoZ! Casa e Decoração
Author: MundoZ! Casa e Decoração
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo