MundoZ! Portal de Conteúdo.

Carros

Manutenção preventiva: deixe seu carro sempre em dia

A manutenção preventiva ajuda a conservar o automóvel sempre em ótimo estado e reduz despesas desnecessárias, além de aumentar a segurança.
Tempo de leitura: 6 minutos

Ficar na estrada e ter que lidar com um defeito no carro é algo que estraga o dia de qualquer um. Então, fazer a manutenção do veículo é uma boa prática que todo motorista deve ter em mente.

Pensando na boa dirigibilidade e bom funcionamento do veículo, existem dois tipos de manutenção: a preventiva e a manutenção corretiva. A primeira se enquadra nos acompanhamentos periódicos do veículo, a segunda acontece quando, provavelmente, a primeira foi deixada de lado. Inclusive, ao comprar um automóvel seminovo, é importante verificar se o veículo possui uma certificação atestando que todos os sistemas foram revisados e que sua documentação está em dia, ou seja, que tenha sido feita a manutenção preventiva. Uma dica nossa é sempre dar prioridade aos modelos de automóveis seminovos certificados à venda.

Veja também

Vai trocar de carro? Veja as nossas dicas para se dar bem
Como receber a indenização do seguro em caso de perda total de carro financiado
Como economizar no consumo de combustível do carro

Confira os pontos principais de uma manutenção preventiva.

Observe o óleo do motor

O cuidado com o óleo do motor deve ser um hábito de quem quer ter um veículo sempre em perfeito estado. Isso evita muita dor de cabeça, como gastos desnecessários e danos em peças importantes do motor. A dica é sempre escolher óleos sem aditivos e também trocar o filtro de óleo no sempre que fizer a troca do óleo, isso evita que impurezas acabem contaminando o óleo novo. Outra dica importante é procurar sempre usar o óleo indicado pelo fabricante do veículo.

Fluido de freio

A orientação dos fabricantes é que o fluido de freio seja substituído a cada dois anos. Trata-se de um item que deve fazer parte do checklist no momento de se fazer a manutenção do veículo. O fluido de freio absorve umidade, essa água, mesmo em pequena quantidade acaba fervendo aumentando ainda mais o superaquecimento dos freios. Isso significa que se o produto não estiver na espessura indicada, pode haver falhas no sistema de frenagem, colocando em risco a segurança do motorista e demais passageiros.

Correia dentada

A substituição deve seguir o manual do fabricante, caso isso aconteça, outros componentes também podem sofrer danos sérios, como motor e pistões, e até mesmo ocasionar empenamento das válvulas. Vale a pena contar com o auxílio de um mecânico de confiança nesse trabalho, pois, as trocas variam conforme o modelo do veículo. Muitas vezes, é preciso trocar todos os componentes que fazem parte do conjunto para manter a devida sincronização do motor.

Velas de ignição

Para o seu carro rodar sem gastar muito combustível, as velas de ignição devem estar em dia. É importante informar que o tempo útil dessas peças pode ter uma certa variação, dependendo da marca do veículo, mas geralmente tem uma vida útil de cerca de 10.000 km ou um ano. Ao mantê-las em bom estado de conservação, você garantirá o bom desempenho do veículo, pois, as velas estão diretamente relacionadas ao bom funcionamento do motor. As velas feitas de platina e irídio são as mais recomendadas em razão da qualidade superior.

Água do radiador

O nível da água do radiador deve ser checado toda semana, com o motor frio. A dica é que se mantenha o equilíbrio a cada verificação, isso porque, a temperatura do motor deve estar sempre nivelada, nem muito fria e, nem muito alta. Além disso, o líquido precisa conter aditivos nas proporções corretas.

Bicos injetores

Os bicos injetores devem sempre estar limpos, evitando que o automóvel apresente problemas ao dar partida. Esse hábito impacta diretamente na economia de combustível. Para saber se a limpeza dos bicos injetores está em dia, um diagnóstico com um equipamento especial deve ser realizado, medindo a quantidade de combustível injetado no motor.

Pneus e rodas

As rodas e pneus do seu carro deve ser constantemente verificados para evitar, não só multas como também riscos à estabilidade do veículo, pneus carecas prejudicam a dirigibilidade do veículo, o que aumenta muito o risco de acidentes. O desgaste nos pneus pode ser verificado por meio das letras TWI, gravadas na lateral.

Bateria

Muitos motoristas sofrem por causa do descaso com a bateria, apesar dos novos modelos de baterias não exigir água, uma boa prática é desligar o polo negativo do cabo da bateria caso o automóvel permaneça muito tempo parado. Do contrário, ela pode descarregar, impossibilitando a partida do automóvel.

Alinhamento e balanceamento

Essa é uma etapa fundamental da manutenção do automóvel, para aumentar a vida útil dos pneus e componentes da suspensão. Além disso, o alinhamento e o balanceamento contribuem para que o veículo se mantenha estável, evitando trepidações, o que garante maior segurança nas frenagens e melhor dirigibilidade.

Esperamos que nossas dicas sobre manutenção preventiva tenham sido úteis a você e que ajudem a conservar seu automóvel sempre em ótimas condições reduzindo despesas desnecessárias e aumentando a sua segurança.

 

...

MundoZ! Carros & Motos
Author: MundoZ! Carros & Motos
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

RELACIONADOS

Tudo o que sabemos sobre a e-plataforma BYD 3.0

Na Auto Shanghai 2021, a BYD apresentou sua nova plataforma para veículos elétricos (EVs) chamada 'e-platform 3.0'.
Tempo de leitura: 6 minutos
Carros

Carros

Como é calculado o valor do seguro de carro

Uma das primeiras coisas com que qualquer dono de automóvel deveria se preocupar é justamente sobre o seguro do veículo.
Tempo de leitura: 8 minutos
Carros

Carros

Vai trocar de carro

Vai trocar de carro? Veja as nossas dicas para se dar bem

Descubra como conseguir os melhores preços na hora de comprar seu carro novo ou semi-novo.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Carros

Carros

Cotação de seguro auto. Quais são os tipos de seguro de carro

Cotação de seguro auto. Quais são os tipos de seguro de carro

Tudo o quê você precisa saber sobre a contratação de seguro de automóveis.
Carros