Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Como economizar no consumo de gasolina

Na hora de comprar um carro, é preciso avaliar diversos gastos fixos. Se você está em busca de um automóvel econômico, confira algumas dicas.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Como economizar no consumo de combustível do carro

Ter um carro requer planejamento financeiro que não se resuma apenas à manutenção, seguros e revisão. Um fator primordial na hora de escolher um automóvel é verificar o seu consumo médio de combustível, já que isso também é um aspecto relevante para o orçamento do proprietário. Nesse contexto, muita gente se pergunta como economizar no consumo de combustível do carro.

Se você deseja descobrir algumas táticas para conseguir poupar dinheiro no final do mês, pode encontrar alguns modelos de automóveis bem econômicos em marketplaces de carros, como a Karvi, por exemplo, que disponibiliza inúmeros modelos para venda.

Troca de marchas

O cuidado mais básico para fazer com que o motor dure sem danificá-lo é respeitar a troca de marchas. Esse é um detalhe que pode passar despercebido no uso diário do carro, mas que faz grande diferença a longo prazo para manter o giro correto do motor. Impactando, inclusive, o consumo de combustível.

Isso acontece porque se você não realiza a troca correta de marchas e simplesmente pisa no acelerador, o carro vai entender que precisa de mais força e consumirá mais combustível para conseguir trabalhar com um número maior de rotações do motor. 

Assim, tomar cuidado na hora de acelerar (e só fazê-lo em ocasiões realmente necessárias) garante mais segurança não só para você, mas  também para o seu bolso, pois ajuda a economizar combustível e previne o desgaste do motor.

Boa parte dos modelos novos traz um indicador para a troca de marcha, o que ajuda o motorista a perceber qual o melhor momento adequado para realizá-la. Se o seu carro não tiver esse indicador, use o conta-giros como referência.

Economize combustível carregando menos peso

Outra dica importante e muito simples para quem precisa reduzir o consumo de combustível é não levar peso em excesso no veículo. Isso é importante não apenas em viagens, mas durante o uso cotidiano do carro.

É bom ter em mente que cargas com peso a partir de 10 quilos já começam a impactar o consumo, pois o motor precisará fazer mais força para colocar o veículo em movimento.

Assim, lembre-se de sempre avaliar o que está levando no porta mala, a fim de não sobrecarregar o veículo. Se estiver viajando, isso também pode te poupar do trabalho de preparar e carregar muitas malas.

Manter a revisão do carro em dia pode reduzir o gasto com gasolina

Esse é um requisito para quem deseja comprar um carro. A princípio, manter a revisão em dia pode parecer custoso, mas é justamente isso que impede o desenvolvimento de problemas graves que podem sair bem caros se não constatados com certa antecedência.

Um alinhamento correto reduz o desgaste dos pneus e o balanceamento evita chacoalhões enquanto o carro está em movimento. Eles previnem, ainda, um demasiado aumento de atrito dos pneus com o solo, o que acaba impactando no desempenho do automóvel.

Carros econômicos que consomem menos gasolina

De acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o carro mais econômico do Brasil no quesito combustível  - até a data de publicação dessa matéria - é o Chevrolet Onix Plus.

Ele apresentou uma média de 1,34 MJ/km (megajoules por quilômetro). Esse veículo recebeu a nota “A”, melhor avaliação possível.

O Toyota Corolla também é um carro econômico, apesar do grande porte e do motor extremamente potente (1,38 MJ/km). O principal atrativo desse carro da montadora japonesa é o conforto. 

Outro carro que se destaca na moderação de consumo de combustível é o Renault Kwid, que garante uma ótima eficiência energética. Algo que contribui é o fato de se tratar de um carro bastante leve, o que reduz a quantidade de combustível para colocá-lo em movimento.

Veja também

- Honda HR-V 2021 é lançado com mais equipamentos e preço inicial de R$ 105.100
- Conheça o Honda City hatch que pode substituir o Fit aqui no Brasil
- Refinanciamento de veículos, entenda quando vale a pena apostar nessa modalidade

 

...

Author: Henrique Morgani - Colaboração para MundoZ!