MundoZ! Portal de Conteúdo.

Carros

Como renovar a carteira de motorista

A nova resolução determina que CNHs vencidas no ano de 2020 tem mais 01 ano de validade.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Como renovar a carteira de motorista

Com a entrada em vigor da nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito - Contran - que autoriza a retomada do prazo para que seja feita a regularização da CNHs - Carteiras Nacional de Habilitação -, vencidas depois de 19 de fevereiro de 2020, deve-se prestar atenção na data para renovação da carteira de motorista.

Esta medida revoga a resolução que foi publicada em março de 2020 pelo CONTRAN, que suspendia o prazo para a renovação da CNH, além da aplicação de multa, transferências de veículo, registro e o licenciamento de veículos novos, dentre outros, em decorrência da pandemia.

Pela nova resolução do CONTRAN, que tem início em 01 de dezembro de 2020, o documento de habilitação vencido no ano de 2020 tem mais 01 ano de validade. Esta medida também inclui a Autorização para Conduzir Ciclomotores - ACC - além da Permissão Para Dirigir - PDD, que é o documento provisório usado durante o primeiro ano de habilitação do motorista.

Pela norma, a renovação deverá ocorrer com base no mês de vencimento da CNH. Dessa forma, a CNH que teve sua validade encerrada em junho de 2020 poderá ser renovada no mesmo mês de 2021.

O objetivo da resolução é procurar evitar a aglomeração de pessoas, a orientação é que as pessoas só procurarem o Departamento Estadual de Trânsito - Detran - em casos de emergência.

Segundo a resolução, para objetivo de fiscalização, qualquer CNH vencida em 2020 deverá ser aceita até o último dia do mês equivalente em 2021.

A resolução ainda determina que, a partir do dia 1º de dezembro de 2020, sejam retomados os prazos para os serviços como: transferências veicular, comunicação de venda de veículos, mudanças de endereço, segundo previsto no CTB - Código de Trânsito Brasileiro.

Sobre a validade da CNH

Outra mudança ligada com a CNH é a que altera o CTB visando ampliar a validade da carteira de motorista, dentre outros pontos. Hoje a validade máxima da Carteira de motorista é de apenas 05 anos para os condutores de no máximo 65 anos de idade. Acima disso, o prazo máximo de validade será de três anos, ou segundo laudo médico.

Com a nova alteração, a CNH terá validade de 10 anos para os condutores com até 50 anos de idade; de cinco para aqueles de 50 a 70 anos e três anos para os condutores acima de 70 anos.

Os novos prazos estarão em vigor em abril de 2021, mês em que acaba o prazo, que é de 180 dias a partir da publicação da lei, feita no Diário Oficial da União. As CNHs expedidas antes da lei entrar em vigor ficarão com o prazo de validade atual.


...

MundoZ! Carros & Motos
Author: MundoZ! Carros & Motos
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

RELACIONADOS

Vai trocar de carro? Veja as nossas dicas para se dar bem

Descubra como conseguir os melhores preços na hora de comprar seu carro novo ou semi-novo.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Carros

Carros

O novo BMW iX5 Hydrogen sendo testado no  Ártico

O novo BMW iX5 Hydrogen é posto à prova perto do Círculo Polar Ártico

O BMW iX5 ganha uma nova letra: H.
Tempo de leitura: 4 minutos
Carros

Carros

Como receber a indenização do seguro em caso de perda total de carro financiado

Como receber a indenização do seguro em caso de perda total de carro financiado

Vamos ver como ocorre o pagamento da indenização do seguro auto no caso de perda total, o famoso PT, e também de roubo para carro financiado.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Carros

Carros

Seguro de carro usado: Como funciona?

Seguro de carro usado: Como funciona?

Proteger o patrimônio é uma estratégia muito importante, mesmo que se trate de um automóvel usado.
Tempo de leitura: 4 minutos.
Carros