Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Autoescola – dicas que ajudam a passar nos testes

Instrutor de autoescola durante aula prática com uma aluna dentro do veículo.

Muitas pessoas sonham com o ilustre momento em que terão a própria CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e poderão contar com toda a autonomia e liberdade de mobilidade que dirigir um automóvel pode lhe apresentar. Porém, para chegar neste ponto você irá precisar passar por todas as etapas da autoescola. Sendo necessário um estudo teórico e prático até que esteja devidamente preparado para ter sua CNH de forma definitiva.

Sabemos que todos os processos da autoescola podem causar medo e alguns calafrios em muitas pessoas. A ansiedade e pressa de finalmente ter sua própria carteira poderão ser suas principais inimigas e fazer com que você deixe sua aprovação passar pelos mínimos detalhes. Este artigo irá lhe ajudar com algumas dicas e informações que são essenciais na autoescola. Sejam eles durante os exames práticos de direção ou durante as provas teóricas.

Como funcionam as aulas da autoescola?

Primeiramente você pode querer ter uma noção daquilo que você vai estudar na autoescola; comumente as autoescolas regularizadas pelo DETRAN seguem o padrão de 45 horas de aulas teóricas, sendo cada aula de 50 minutos; as aulas são divididas nos seguintes temas:

Direção defensiva = 16 horas de aula;

Mecânica = 3 horas de aula;

Primeiros-socorros = 4 horas de aula;

Legislação = 18 horas de aula;

Meio ambiente = 4 horas de aula.

Lembre-se que a sua presença nas aulas é de extrema importância e você não deve se atrasar para as mesmas, além de sempre registrar sua presença através da biometria. A autoescola requer um investimento, então não desperdice o seu dinheiro faltando as aulas ou não prestando atenção nas mesmas. E lembre-se que no final o conteúdo das aulas será cobrado em um teste que será aqui discutido posteriormente.

Após as aulas teóricas você será introduzido ao simulador, uma espécie de “videogame” onde você terá suas primeiras noções de direção e daquilo que se pode ou não pode fazer enquanto estiver no trânsito; é no simulador onde você poderá errar e tirar todas as suas dúvidas sobre direção.

A última etapa da autoescola é então as aulas práticas, você terá 20 aulas em que irá praticar sua direção no trânsito acompanhado de um instrutor; neste momento você colocará em prática tudo o que aprendeu durante as aulas teóricas, durante o simulador e ainda contará com a ajuda do instrutor com algumas dicas enquanto estiver dirigindo.

O que fazer para ser aprovado no exame de direção?

O exame de direção, como visto logo acima é a última etapa do seu processo na autoescola. Você estará apto para o mesmo após ser aprovado na prova teórica. O exame prático é onde mais acontecem reprovações justamente pelas pessoas estarem nervosas. E este nervosismo pode ser capaz de lhe reprovar uma vez em que sua tranquilidade e segurança enquanto dirige o veículo também estará sendo avaliado pelo instrutor.

O exame de direção é realizado em duas etapas:

Baliza: a baliza costuma ser o grande bicho papão de grande parte dos condutores; porém, apesar do grande medo, ela ainda não é a principal responsável pela reprovação dos candidatos. De forma simples, o exame de baliza irá testar sua capacidade de estacionar o carro em medidas já pré-determinadas. Mas não se preocupe, você irá treinar tal capacidade por dezenas de vezes e em muitos casos conseguirá estacionar até que de “forma automática” devido a prática.

Percurso: aqui é onde você irá para o trânsito de forma definitiva e diversos quesitos serão avaliados, concluindo se você está apto ou não a ter sua CNH.

O que não pode fazer no exame de direção?

Para que você seja aprovado no exame não deverá ultrapassar o limite de 3 pontos negativos ou cometer faltas eliminatórias; os pontos são calculados da seguinte forma:

1. Falta eliminatória: Reprovado

2. Cada falta grave: 3 pontos

3. Falta média: 2 pontos

4. Cada falta leve: 1 ponto

Alguns dos erros mais cometidos durante os exames práticos são:

Deixar o carro morrer: deixar o carro morrer é uma falta grave e lhe serão acrescentados 3 pontos negativos, ou seja, não poderá cometer outros erros durante a prova. O principal motivo que faz com que seu veículo acabe “morrendo” é o nervosismo e insegurança, por isso, mantenha a tranquilidade e preste atenção nos pedais do veículo afim de evitar este erro.

Baliza: certo, citamos anteriormente que a baliza não é uma das principais responsáveis por reprovações justamente porque ela é uma etapa fácil do seu processo na autoescola. Mas isso não significa que não deva prestar atenção. Pequenos erros comuns como ultrapassar com os pneus para a calçada ou avançar o limite fora do balizamento são faltas consideradas eliminatórias. Sendo assim, tenha calma e preste bastante atenção na área que possui a sua disposição neste momento.

Esquecer de dar a seta: não dar a seta com antecedência antes de curvas, na hora de mudar de facha e até mesmo durante a baliza também é uma falta grave. Preste atenção nas setas e não perca pontos por este pequeno detalhe.

Detalhes logo ao entrar no veículo, como:

- esquecer de ajustar o banco do motorista ou ajustar de forma incorreta;
- não ajustar os espelhos retrovisores;
- tentar dar a partida no veículo com a engrenagem de tração ligada;

São consideradas faltas leves, porém, digamos que você cometa esses três erros de forma conjunta logo ao entrar no veículo, já estará somando o limite de três pontos e não poderá mais cometer quaisquer erros. Por isso, preste atenção nesses detalhes logo quando entrar no veículo para o teste.

Não obedecer a placas de sinalização: mantenha os olhos atentos na via a sua frente, preste atenção nas placas de sinalização e saiba as interpretar de forma correta. Ignorar ou não saber interpretar as sinalizações presentes na via é uma falta grave.

O que fazer para passar na prova teórica do Detran?

A prova teórica do Detran irá cobrar todo o conteúdo que o candidato aprendeu durante as aulas teóricas. Comumente a prova possui o mínimo de 30 questões e para sua aprovação deverá acertar no mínimo 21 delas. Você também terá um tempo limite para a realização da prova, esse tempo varia entre 40 e 60 minutos, dependendo do seu estado.

A melhor dica para você se preparar para a prova teórica do Detran é realizar o simulado online que é disponibilizado pelo Detran de seu respectivo estado; além, é claro, de prestar atenção nas suas aulas teóricas.

Quais são as questões que caem na prova do Detran?

As questões da prova são todas de múltipla escolha, onde você terá um enunciado e irá escolher entre quatro/cinco opções aquela que estiver correta. Os conteúdos que mais estão presentes nas provas do Detran são:

a- Noções básicas sobre o funcionamento do veículo;

b- Noções sobre proteção e respeito ao meio ambiente e convívio social no trânsito;

c- Noções sobre direção defensiva;

d- Noções de primeiros socorros para situações emergenciais;

e- Legislação de trânsito.

Ótimo! Com as dicas aprendidas neste artigo você estará mais preparado e também mais tranquilo para iniciar sua caminhada rumo a sua carteira de habilitação.

Lembre-se que manter a calma e tranquilidade tanto na prova teórica quanto na pratica pode ser a chave e o resultado de sua aprovação. Também é possível encontrar informações mais especificas sobre cada uma das provas na internet. Caso se sinta interessado poderá até mesmo encontrar artigos que lhe oferecem informações mais detalhadas sobre cada uma das faltas:

- eliminatória;
- grave;
- média e leve.

E quais são os erros enquadrados em cada uma delas.

Veja também
- Lamborghini Countach LPI 800-4, um dos carros mais caros do mundo.


...

Caio Weber
Author: Caio WeberWebsite: https://bit.ly/3eLkTtK
"Editor do eZoop! e CEO da MarkupEmpresa Sistema de Gestão, sou um apaixonado pelas oportunidades que as novas tecnologias oferecem. Minha jornada empreendedora é marcada pelo compromisso de criar soluções significativas e acessíveis. Busco constantemente inovação, trabalhando em projetos que visam simplificar processos e melhorar a vida das pessoas. Estou sempre aberto a colaborações e aprendizado, acreditando que o verdadeiro sucesso está em ajudar a construir um ecossistema empreendedor mais vibrante e inclusivo."