Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Como fazer a renovação da CNH em São Paulo

Renovação da CNH em São Paulo. Uma mulher jovem mostrando sua CNH social em São Paulo.

Você ainda pode dirigir por trinta dias após a data de vencimento da CNH. Mas é interessante fazer a renovação da CNH o quanto antes.  Se a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está prestes a vencer ou já venceu, saiba que você só pode continuar dirigindo por um período de 30 dias, prazo máximo permitido pela lei antes de regularizar o documento.

Após 30 dias, se o proprietário não renovar a CNH, ele será impedido de dirigir. Se o indivíduo for pego, está cometendo uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e mais sete pontos na Carteira de Habilitação.

Lembrando que, após atingir os 20 pontos em 12 meses, sua CNH fica suspensa automaticamente.

Durante quanto tempo posso dirigir com a carteira de habilitação vencida?

Todo motorista brasileiro conhece os fundamentos e prazos para atualização do documento. A cada 5 anos, deve ser renovado na CIRETRAN ou no Departamento Estadual de Trânsito (Detran); para maiores de 65 anos, é necessário renovar a cada 3 anos.

Para os novatos que possuem PPD – Permissão para Dirigir, terão o documento com validade de apenas 1 ano, caso não cometam infrações nesse período, trocarão para receber o documento definitivo com validade de 5 anos.

A renovação da CNH é de extrema importância para a Secretaria Estadual de Trânsito se certificar se o condutor continua apto a trafegar com automóveis. É assim que eles conseguem acompanhar de perto cada motorista brasileiro.

 

Veja também
Vai fazer ou renovar a sua CNH?  Confira as novas regras  para 2022


No entanto, já estamos acompanhando algumas mudanças dentro do sistema de trânsito no Brasil: novas placas, novo alvará, CNH digital e uma possível prorrogação do prazo de atualização de documentos.

A mudança no prazo de renovação da CNH é vista como perigosa por especialistas

Embora não haja reciclagem para a renovação da CNH a cada cinco anos, o Detran analisa as condições de cada motorista em um período mediano. A medida, que é mais uma ação preferencial, deve ser avaliada antes de ser implementada.

Outra novidade que pode ser lançada oficialmente é a substituição da licença nacional de papel por um material plástico, como um cartão de crédito, por exemplo.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todas as entidades e órgãos de trânsito terão até 2022 para se adequar e começar a emitir  o novo formato.

A nova CNH, que pode ter um chip, vai ser mais eficiente e estará apta para fazer pagamento de pedágio, além de controle de acesso em universidades e prédios públicos, por exemplo.

Passo a passo para renovação da CNH

Enquanto essas novidades ainda não estejam implementadas, as antigas regras continuam valendo. Conforme informamos no início do nosso artigo, todo motorista brasileiro tem um mês para regularizar o documento.

Assim, ao perceber que o prazo de validade acabou, não se desespere, continue dirigindo, mas não deixe de se deslocar até o Detran para regularizar a nova CNH. Para saber exatamente a data de validade, basta observar o próprio documento, a data de validade está em vermelho, ao lado da sua foto.

Documentos obrigatórios para renovar a carteira de motorista

É necessária a apresentação de cópia simples e sem alteração de: documento de identidade (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência (água, luz ou conta – de preferência recente); 

Além desses documentos, o Detran ainda poderá solicitar outros documentos, por isso tenha o cuidado de consultar quais são todos os documentos antes de tentar fazer a atualização da CNH.

Vá até um posto avançado do Detran com os documentos em mãos. Se estiver faltando algum, você terá que retornar outro dia, então certifique-se de estar portando tudo corretamente.

O Detran emitirá um boleto de pagamento, pois para a renovação da CNH é necessário pagar uma taxa, e o custo varia de estado para estado. É possível consultar todos os valores diretamente no site da Secretaria Estadual de Trânsito.

Exame médico e psicológico

Lembra que informamos que o Detran monitora se todos os motoristas estão em condições de conduzir veículos? Muitas vezes isso é feito por meio do exame médico e psicológico, que deve ser feito após a confirmação do pagamento.

Os exames, também chamados de aptidão física e mental, devem ser feitos em uma clínica credenciada ao Detran, ou seja, os motoristas não podem escolher qualquer clínica.

Os motoristas que possuem CNH categorias C, D ou E também devem realizar um exame toxicológico. Consiste em analisar se o cidadão fez uso de alguma droga nos últimos 90 dias.

Aguardando a emissão da sua nova Carteira Nacional de Habilitação

Depois de levar os documentos, pagar a taxa e fazer o exame, é só aguardar a emissão da nova carteira de habilitação. Geralmente, em exatos cinco dias é possível retirar o documento.

O motorista pode retirar no Detran ou solicitar que seja enviado para sua casa pelos Correios. Na última opção, é cobrada uma taxa que custa em média R$ 11,00.

Com isso, você pode ter a sua nova CNH por mais cinco anos

Em alguns estados, é possível atualizar pela internet por meio de uma certificação digital. O equipamento garante autenticidade e validade legal. E, claro, para fazer pela internet você ainda terá que pagar.

Meus pontos de infração são retirados assim que renovo minha CNH?

Existem muitos motoristas com essa dúvida e se você vir alguém confirmando essa informação, saiba que isso é apenas um mito. Ao renovar a CNH, os pontos não são renovados automaticamente.

Todos os pontos por infrações que os motoristas cometerem são acumuladas e quando atingir os 20 pontos, terá a CNH cassada, ficando impedido de conduzir qualquer tipo de veículo.

Os pontos são renovados após um ano, a contar da data em que o indivíduo recebeu a multa. Assim, depois de ter em mãos a nova carteira de habilitação, a pontuação se mantêm inalterada.

A não renovação da CNH não é contra a lei

Em tempos de crise, muitos motoristas deixam de visitar o Detran para fazer a atualização. Ficar alguns meses com ela vencida não gerará penalidades, porém, você será impedido de dirigir.

E se continuar conduzindo seu carro sem ter feito a renovação do documento, os resultados podem ser graves com multas e penalidades.

 

Veja também
Poupatempo e Renovação da CNH, primeiro mutirão do ano em São Paulo

 

...

 

 

 

MundoZ! Carros & Motos
Author: MundoZ! Carros & Motos
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.