Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Vai fazer ou renovar a sua CNH? Confira as novas regras  para 2022

Carros no trânsito de São Paulo ilustrando nosso artigo sobre: Vai fazer ou renovar a sua CNH? Confira as novas regras  para 2022.

Com as mudanças  no  Código Trânsito Brasileiro  (CTB), as novas regras para tirar e renovar a CNH já entram em vigor em 2022.  Veja  o que vai impactar na renovação do documento e também as novas exigências. As mudanças no CTB foram feitas em 2021, já foram aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pela presidência da república, essas regras aumentam os prazos de renovação, alteram o modelo da CNH, entre outras mudanças.

 

Prazo para renovar a sua CNH

Agora, há novos prazos para renovar a CNH, quem fizer o novo documento em 2022 e tiver até 50 anos terá uma CNH válida por 10 anos. Para motoristas entre 50 e 70 anos, a validade  é de  cinco anos. Por fim, para os maiores de 70 anos, o prazo  será de  três anos.

Para que  os motoristas não dependam precisem se lembrar  de fazer a renovação da sua habilitação, cada Detran se  responsabiliza pelo envio de uma notificação informando a data, 30 dias  antes  da data de vencimento do documento.

Além disso, os motoristas são obrigados a pagar todas as dívidas  que por ventura estejam pendentes, sejam elas associadas a veículos em seu nome ou aos próprios condutores.

 

Categorias da CNH

O novo código de trânsito manteve as cinco categorias da Carteira de Habilitação, com  as seguintes  características: 

Categoria

Tipo de veículo

Categoria A

Veículo com motor de 2 a 3 rodas

Categoria B

Veículo motorizado, que não faz parte da categoria A e pesa de três a 5 toneladas. Devendo ter no máximo nove assentos

Categoria C

Veículo destinado a transporte de carga acima de 3,5 toneladas

Categoria D

Veículo para transporte de passageiros com máximo de nove lugares (condutor incluído), idade mínima de 21 anos, dois anos de categoria B e um ano na categoria C

Categoria E

Veículos das categorias B, C ou D com mais de 6 toneladas (reboque, semirreboque, reboque) ou capacidade superior a oito lugares

...

Veja também
Veja mais sobre a renovação da CNH em São Paulo.

 

 

Redação MundoZ!
Author: Redação MundoZ!
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.