MundoZ! Portal de Conteúdo.

Vida e Saúde

Você sabe o que é autocuidado?

Doses de autocuidado podem mudar seu olhar sobre si mesma!
Tempo de leitura: 4 minutos

 

Ei, você aí garota, como anda a sua prática de autocuidado? Tem olhado com mais amor, carinho e respeito pela pessoa que você é?

 Tira um tempo para estar consigo mesma, fazer as coisas que gosta e que faz sentido para você? Sabe quais sãos suas reais necessidades nesse momento? Tem lutado por seus ideais? 

O autocuidado pode ser uma jornada de autoconhecimento que poderá  ajudá-la a encontrar seu caminho, a fazer escolhas baseadas nos seus princípios e valores, a ter mais cuidado e respeito consigo mesma.

 Será que não está na hora de puxar a cadeira para um bate-papo sincero consigo mesma? Para entender de fato o que se passa aí no seu coração?

 Meu convite é que você se permita á prática do autocuidado, a experimentar colocar sua vida como prioridade (e isso não significa excluir outras pessoas da sua vida), mas entender que sua vida é valiosa demais para não ser vivida de forma consciente e baseada no que você realmente acredita ser importante.

 Então, topa saber mais sobre o que é o autocuidado e como praticá-lo no seu dia-a-dia?

 Nesse artigo iremos abordar os seguintes temas:

 *O que é o autocuidado;

 *A importância do autocuidado;

 *Como praticar o autocuidado no dia-a-dia.

 O que é autocuidado?

 Autocuidado são ações que fazemos no nosso cotidiano que nos traz sensação de alegria e bem-estar, e que consequentemente contribui para a nossa saúde física, espiritual, mental e emocional.

 É olhar para si mesma, com mais carinho e compaixão. É permitir-se ser gentil consigo mesma. Quando fazemos tais ações estamos também praticando o autocuidado.

 O autocuidado são pequenas ações que podem fazer muita diferença na nossa vida, e uma das coisas principais que ele nos desperta é a responsabilidade de cuidar e zelar pela  própria vida, afinal, ninguém fará isso melhor que você. Ninguém terá tanto zelo e amor por você quanto você mesma.

 Qual a importância do autocuidado?

O autocuidado além de despertar em nós a importância de cuidar das nossas vidas, ele nos deixa mais conscientes das nossas reais necessidades, daquilo que nos é importante e que de alguma forma faz sentido para nós.

Quando olhamos para nós mesmas com mais carinho e autocompaixão, descobrimos nossos valores e quanto mais nos dedicamos a conhecer sobre nós mesmos, mais nos apropriamos da nossa vida, da nossa história.

Se apropriar da nossa história significa que compreendemos, temos consciência de que a nossa vida é responsabilidade nossa, e somos nós quem decidimos, dentro daquilo que nos cabe, é lógico, como queremos vivê-la.

 Como praticar o autocuidado no dia-a-dia?

A prática do autocuidado precisa ser algo constante em nossa vida e que faça sentido para nós. Algo que nos permite estar mais próximas de nós mesmas e que promova o nosso autoconhecimento e colabore, de fato, para a nossa saúde física e emocional.

Você tira um tempo para cuidar de si mesma, ou vive ligada no duzentos e vinte? (expressão muito usada aqui em Minas e se refere a pessoas inquietas, que estão sempre se movimentando).  Separa um momento para refletir sobre suas decisões? Está feliz com o seu trabalho ou ele tem sido fonte de intenso estresse? Como você está se sentindo nesse momento? Triste, alegre, irritada, desanimada? Já parou para olhar com carinho para você e de fato perceber quais são as suas prioridades  nesse momento?

Para praticar o autocuidado é necessário fazer uma autorreflexão, olhar para si mesma, para suas necessidades, para o contexto em que você está vivendo atualmente, e então, ser sincera consigo mesma e não somente admitir que mudanças precisam ser feitas, mas fazer com que essas mudanças aconteçam na sua vida.

Para te ajudar a refletir um pouco mais sobre o assunto, separei cinco passos importantes que te ajudarão na prática do autocuidado.

Cinco passos importantes que promovem o autocuidado

 *Esteja atenta ao que é importante e que de certa forma faça sentido para você;

*Aproveite sua própria companhia;

*Seja gentil consigo mesma e se perdoe pelos erros cometidos. Lembre-se, você é humana  e errar faz parte do processo. 

*Pare de se criticar o tempo todo. Permita-se olhar com mais otimismo para suas habilidades. Todo mundo tem alguma habilidade. Você já descobriu a sua?

*Vá em busca dos seus ideais. É importante para você? Então, vá à luta menina!

 

O Autocuidado é uma ótima oportunidade para você se permitir, se descobrir, se conectar!

 

 

Adriana Fernandes
Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Psicóloga.CRP 04/39812 Apaixonada por livros e poesia.

Entre em Forma

Como desenvolver hábitos saudáveis e produtivos

Como desenvolver hábitos saudáveis e produtivos

"Não podemos alongar o tempo, mas podemos aproveitá-lo bem e da forma mais saudável possível."
Tempo de leitura: 5minutos.
Vida e Saúde

Bem-estar Emocional

Como ajudar seu filho a desenvolver resiliência?

Ao ensinar as crianças a lidar com os pequenos desafios da vida, estaremos preparando-as para enfrentarem adversidades maiores no futuro.
Tempo de leitura: 5 minutos

As crianças estão cada vez mais deprimidas, irritadas, mais impulsivas e ansiosas. Como fazer para ajudá-las?
Diante de um mundo com tantos desafios, ensinar as crianças competências que as ajude a enfrentar os problemas e passar por...

Vida e Saúde