Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Você sabe o que é autocuidado?

Doses de autocuidado podem mudar seu olhar sobre si mesma!
Tempo de leitura: 4 minutos

 

Ei, você aí garota, como anda a sua prática de autocuidado? Tem olhado com mais amor, carinho e respeito pela pessoa que você é?

 Tira um tempo para estar consigo mesma, fazer as coisas que gosta e que faz sentido para você? Sabe quais sãos suas reais necessidades nesse momento? Tem lutado por seus ideais? 

O autocuidado pode ser uma jornada de autoconhecimento que poderá  ajudá-la a encontrar seu caminho, a fazer escolhas baseadas nos seus princípios e valores, a ter mais cuidado e respeito consigo mesma.

 Será que não está na hora de puxar a cadeira para um bate-papo sincero consigo mesma? Para entender de fato o que se passa aí no seu coração?

 Meu convite é que você se permita á prática do autocuidado, a experimentar colocar sua vida como prioridade (e isso não significa excluir outras pessoas da sua vida), mas entender que sua vida é valiosa demais para não ser vivida de forma consciente e baseada no que você realmente acredita ser importante.

 Então, topa saber mais sobre o que é o autocuidado e como praticá-lo no seu dia-a-dia?

 Nesse artigo iremos abordar os seguintes temas:

 *O que é o autocuidado;

 *A importância do autocuidado;

 *Como praticar o autocuidado no dia-a-dia.

 O que é autocuidado?

 Autocuidado são ações que fazemos no nosso cotidiano que nos traz sensação de alegria e bem-estar, e que consequentemente contribui para a nossa saúde física, espiritual, mental e emocional.

 É olhar para si mesma, com mais carinho e compaixão. É permitir-se ser gentil consigo mesma. Quando fazemos tais ações estamos também praticando o autocuidado.

 O autocuidado são pequenas ações que podem fazer muita diferença na nossa vida, e uma das coisas principais que ele nos desperta é a responsabilidade de cuidar e zelar pela  própria vida, afinal, ninguém fará isso melhor que você. Ninguém terá tanto zelo e amor por você quanto você mesma.

 Qual a importância do autocuidado?

O autocuidado além de despertar em nós a importância de cuidar das nossas vidas, ele nos deixa mais conscientes das nossas reais necessidades, daquilo que nos é importante e que de alguma forma faz sentido para nós.

Quando olhamos para nós mesmas com mais carinho e autocompaixão, descobrimos nossos valores e quanto mais nos dedicamos a conhecer sobre nós mesmos, mais nos apropriamos da nossa vida, da nossa história.

Se apropriar da nossa história significa que compreendemos, temos consciência de que a nossa vida é responsabilidade nossa, e somos nós quem decidimos, dentro daquilo que nos cabe, é lógico, como queremos vivê-la.

 Como praticar o autocuidado no dia-a-dia?

A prática do autocuidado precisa ser algo constante em nossa vida e que faça sentido para nós. Algo que nos permite estar mais próximas de nós mesmas e que promova o nosso autoconhecimento e colabore, de fato, para a nossa saúde física e emocional.

Você tira um tempo para cuidar de si mesma, ou vive ligada no duzentos e vinte? (expressão muito usada aqui em Minas e se refere a pessoas inquietas, que estão sempre se movimentando).  Separa um momento para refletir sobre suas decisões? Está feliz com o seu trabalho ou ele tem sido fonte de intenso estresse? Como você está se sentindo nesse momento? Triste, alegre, irritada, desanimada? Já parou para olhar com carinho para você e de fato perceber quais são as suas prioridades  nesse momento?

Para praticar o autocuidado é necessário fazer uma autorreflexão, olhar para si mesma, para suas necessidades, para o contexto em que você está vivendo atualmente, e então, ser sincera consigo mesma e não somente admitir que mudanças precisam ser feitas, mas fazer com que essas mudanças aconteçam na sua vida.

Para te ajudar a refletir um pouco mais sobre o assunto, separei cinco passos importantes que te ajudarão na prática do autocuidado.

Cinco passos importantes que promovem o autocuidado

 *Esteja atenta ao que é importante e que de certa forma faça sentido para você;

*Aproveite sua própria companhia;

*Seja gentil consigo mesma e se perdoe pelos erros cometidos. Lembre-se, você é humana  e errar faz parte do processo. 

*Pare de se criticar o tempo todo. Permita-se olhar com mais otimismo para suas habilidades. Todo mundo tem alguma habilidade. Você já descobriu a sua?

*Vá em busca dos seus ideais. É importante para você? Então, vá à luta menina!

 

O Autocuidado é uma ótima oportunidade para você se permitir, se descobrir, se conectar!

 

 

Adriana Fernandes
Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Sou psicóloga clínica (CRP 04/39812) especializada em atender exclusivamente mulheres, ajudando-as a recuperar sua autoconfiança, superar desafios emocionais e alcançar uma vida mais leve e significativa. Utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), uma abordagem personalizada que visa ajudar pessoas a aprender a lidar com seus pensamentos e sentimentos difíceis, esclarecer valores, orientar ações, além de ensinar habilidades práticas para lidar com desafios emocionais. Se você busca apoio psicológico ou deseja conhecer melhor meu trabalho, este espaço oferece informações úteis. Caso precise de acompanhamento psicológico, entre em contato. Ficarei feliz em ajudar você em sua jornada de crescimento e autodescoberta. Obrigada por acompanhar este blog. Vamos juntas, em direção a uma vida mais rica e significativa.