• Pesquisar
  • Abrir menu

Como ajudar seu filho a desenvolver resiliência?

Ao ensinar as crianças a lidar com os pequenos desafios da vida, estaremos preparando-as para enfrentarem adversidades maiores no futuro.
Tempo de leitura: 5 minutos

As crianças estão cada vez mais deprimidas, irritadas, mais impulsivas e ansiosas. Como fazer para ajudá-las?
Diante de um mundo com tantos desafios, ensinar as crianças competências que as ajude a enfrentar os problemas e passar por eles com força e clareza, se faz cada vez mais necessário, porém, aprender a lidar as próprias emoções e enfrentar os desafios da vida, requer treino.

Os pais devem aproveitar as oportunidades que tem para ensinar as crianças habilidades emocionais e sociais básicas, e uma delas é a resiliência.
 As crianças precisam saber que possuem habilidades e que também podem aprender outras competências necessárias que as ajudarão a se recuperar dos momentos difíceis, e a enfrentar os problemas com coragem, mas o que é resiliência e como podemos ensiná-las as crianças?

O que é resiliência?

Resiliência é a competência que ajuda a pessoa a  enfrentar os desafios da vida e superá-los, transformando cada experiência em aprendizado.
É fundamental que os pais ensinem seus filhos a superar os obstáculos, pois é ensinando a enfrentar os pequenos desafios da vida, que estaremos preparando-os para enfrentar adversidades maiores no futuro.
A resiliência não é uma aptidão nata do ser humano, portanto precisa ser desenvolvida na criança desde cedo para que ela aprenda a enfrentar os desafios da vida com mais otimismo.

Por que é importante ensinar resiliência às crianças?

Desenvolver resiliência é uma oportunidade que os pais têm de ensinar habilidades aos filhos que lhes serão úteis também na vida adulta.
Cada vez mais vivemos em um mundo veloz e cheio de adversidades, e ajudar as crianças a superar e se reinventar em meio aos desafios é fundamental para que ela desenvolva equilíbrio emocional, ou seja, aprenda a lidar com suas emoções de forma positiva.
Talvez você esteja se perguntando, mas como posso fazer para ensinar essa habilidade ao meu filho?
Para ajudá-los, separamos seis maneiras que podem ajudar vocês pais no desenvolvimento da resiliência nas crianças.

Como ajudar seu filho a desenvolver resiliência?

Para desenvolver resiliência nas crianças, os pais precisam estar atentos a algumas questões que são primordiais, entre elas estão:

*A construção do vínculo entre pais e filhos;

Construir vínculo é fortalecer o relacionamento entre pais e filhos, ou seja, uma relação firmada no amor, respeito e segurança.
Quanto mais próximo você é do seu filho, mais você conhece sobre ele, sua maneira de ser e de se comportar, portanto, mais fácil fica para você orientá-lo, de forma assertiva, promovendo assim, bem-estar emocional para ambos.

*A importância de ensinar as crianças a superar desafios;

É preciso ensinar os pequenos que os obstáculos podem ser superados, e que sempre irá valer a pena se esforçar, pois, quando nos esforçamos podemos conquistar nossos objetivos.
Os pais podem ensinar os filhos a superar pequenos desafios, e incentiva-los para que não desanimem.

*O desenvolvimento da autoconfiança;

A autoconfiança está relacionada a comportamentos bem sucedidos, portanto, toda vez que uma criança tem a oportunidade de emitir um comportamento e quanto mais assertivos forem tais comportamentos, mais confiante a criança se sentirá.
Ações do cotidiano como brincar, realizar pequenas tarefas, fazer as atividades escolares, ajuda as crianças a se sentirem mais confiantes.

 *O Incentivo às brincadeiras;

As crianças também desenvolvem habilidades emocionais quando estão brincando.
Ao brincar, seja no parque, na companhia dos amigos, em casa com os pais ou irmãos, a criança aprende a negociar, ter empatia, interagir, resolver problemas, desenvolver a criatividade e muitas outras habilidades importantes para o seu desenvolvimento.

*O apoio dos pais quando necessário;

O apoio dos pais é fundamental, pois dá a criança um sentimento de segurança. Se ela sabe que os pais estão por perto, prestando atenção nelas, se sentem mais seguras para arriscar, ou tentar algo novamente.
Dar apoio não é fazer tudo pela criança, é estar atento, acompanhar para que, caso ela necessite, você possa dar suporte.

*Seja um exemplo para seus filhos;

Crianças precisam de exemplo, afinal elas aprendem mais nos observando do que nos ouvindo.
Quando falamos na necessidade dos  pais serem exemplos, não significa que vocês têm que ser perfeitos, mas que precisam ser um bom referencial para seus filhos.
É sempre bom refletirem sobre a maneira como vocês lidam com suas emoções e com as adversidades da vida.
Procurar desenvolver resiliência irá ajudá-los a melhor orientar seus filhos, quando os mesmos estiverem passando por alguma dificuldade.

Adriana Fernandes
Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Psicóloga.CRP 04/39812 Apaixonada por livros e poesia.