Vida e Saúde

Como ajudar seu filho a ter equilíbrio emocional?

Crianças são influenciadas pelo tipo de relacionamento que construímos com elas.
Tempo de leitura: 6 minutos

Temas como equilíbrio emocional, inteligência emocional ou estabilidade emocional, têm sido bastante abordados pelo universo da ciência, mas será que estamos realmente cientes da importância de orientar os pais da necessidade de desenvolver tais habilidades em seus filhos?

Os pequenos costumam expressar suas emoções das mais variadas formas. Dependendo do temperamento de cada um, irão expressar seus sentimentos com maior ou menor intensidade.
Acontece que, crianças pequenas e até mesmos as grandes têm certa dificuldade em lidar principalmente com sentimentos de frustração, e quando isso acontece pode vir a se comportar de maneira que o adulto desaprove.

A questão é: será que elas sempre agem assim de propósito?
Algo que precisamos entender de início é que por estarem ainda em fase de desenvolvimento, as crianças não sabem lidar com suas emoções, e quando perdem o controle das mesmas podem se sentir completamente assustadas, por isso necessitam de um adulto, no caso, os pais para ensinar-lhes a adquirir equilíbrio emocional.

  O que significa ter equilíbrio emocional?

 Quando falamos em equilíbrio emocional, estamos nos referindo a interagir com as emoções de maneira mais harmoniosa e segura. É aprender a lidar com suas emoções de forma inteligente (Inteligência emocional), ou seja, usar as emoções a seu favor.
Isso não significa que nunca iremos perder o equilíbrio, mas podemos com o passar do tempo, nos relacionarmos com nossas emoções de maneira mais positiva.
É extremamente importante compreender isso, porque se tratando de crianças que ainda estão em fase de desenvolvimento, é importante que os pais compreendam que ajudar os pequenos a adquirir equilíbrio emocional é um processo à longo prazo.
Se para os adultos já é difícil ter equilíbrio de suas emoções, imagine para uma criança que está em processo de desenvolvimento.

 Como os pais podem ajudar as crianças a terem equilíbrio emocional?

Os pais têm uma influência muito grande sobre a maneira como as crianças irão lidar com suas próprias emoções, afinal, os genitores são os primeiros “modelos”comportamentais em que a criança irá se espelhar.
Os pais devem sempre procurar desenvolver equilíbrio emocional para que possam conduzir a educação emocional dos filhos de maneira mais assertiva, e como podem fazer isso?
Abaixo listamos algumas maneiras que os pais podem utilizar para ajudar as crianças a aprender a lidar com suas emoções.

 Três  maneiras de ajudar as crianças a terem equilíbrio emocional

Há várias outras maneiras de ajudar as crianças a lidar com suas emoções, porém a qualidade do relacionamento que os pais mantém com seus filhos é que serão a base para que as crianças tenham equilíbrio emocional.

 *Seja um modelo para seu filho

As crianças espelham muito nos adultos, então a maneira como vocês pais lidam com suas emoções influencia muito na forma como seu filho irá aprender a lidar com as próprias emoções.
Isso não significa que em algum momento vocês pais, não irão perder o controle, isso pode vir a acontecer. O que quero frisar aqui é que precisam estar atentos a isso, e cuidarem das suas emoções para que possam melhor conduzir seus filhos.

Os erros acontecerão, mas podemos escolher aprender com eles.Procurem desenvolver inteligência emocional, ou seja, aprender mais sobre a maneira como você administra suas emoções para que seus objetivos em relação a você mesmo e à educação dos seus filhos sejam alcançados.

*Priorize a convivência e abra espaço para o diálogo.

Cuidar do relacionamento entre pais e filhos é fundamental para o equilíbrio das emoções tanto dos pais quanto dos filhos, e uma forma de fazer isso é ser presença no cotidiano das crianças, participando do dia a dia das mesmas e dando apoio  quando seus filhos estiverem passando por alguma adversidade.
A melhor maneira de ensinar algo a uma criança é dando a ela modelos positivos para que  possa seguir. Só assim, o diálogo tem efeito, faz sentido, afinal, as crianças prestam mais atenção nos nossos comportamentos do que em nossas palavras.

 *Ensine as crianças técnicas para se acalmar

Para ensinar as crianças maneiras de se acalmar, é fundamental que vocês pais prestem bastante atenção na maneira como sua criança reage a determinadas situações.
Sua criança perde o controle quando fica nervosa? Você pode ensiná-las técnicas para ela se acalmar e sentir-se mais segura.
Entre algumas dessas técnicas estão: ensinar a criança a respirar fundo até que ela se acalme, ou começar a contar até que a raiva passe.
Desenvolver equilíbrio emocional é um processo de aprendizado que pode enriquecer as relações entre pais e filhos, favorecendo de forma positiva o relacionamento entre ambos.

O equilíbrio emocional é fundamental, pois todo  o sucesso que os pais desejam aos seus filhos,independente de qualquer área irá depender da maneira como os mesmos aprenderam a administrar suas emoções.

Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Psicóloga.CRP 04/39812 Apaixonada por livros. Nas horas vagas escrevo poesia.

Topo