Vida e Saúde

Como os pais podem desenvolver inteligência emocional?

Os pais são espelhos. Sua maneira de ser e de se comportar tem uma grande influência sobre o comportamento de seus filhos.
Tempo de leitura: 3 minutos

Inteligência emocional está relacionada com a maneira como aprendemos a lidar de forma positiva não somente com nossas emoções, mas também com os sentimentos e comportamentos dos outros. Desenvolver inteligência emocional é de extrema importância para os pais, pois, são os mesmos que irão ajudar seus filhos a lidar com as próprias emoções.

 Como os pais podem desenvolver inteligência emocional?

 Há várias maneiras dos pais desenvolverem sua inteligência emocional. Uma delas consiste em ter uma melhor compreensão da sua maneira de ser e de se comportar. Por que isso é tão importante? Fazer essa autoanálise o ajudará a melhorar em áreas onde houver necessidade, e enriquecer o relacionamento com seus filhos.

Quando os pais fazem essa reflexão, podem mudar não somente seus comportamentos, mas também ajudar os filhos a lidar com os próprios.

Os pais são espelhos. Sua maneira de ser e de se comportar tem uma grande influência sobre o comportamento de seus filhos.

 Desenvolver inteligência emocional é um processo de aprendizado sobre si mesmo e sobre o outro

  É o que chamamos de autoconhecimento. Os pais precisam compreender sua própria história de vida e a bagagem emocional que trazem consigo para que possam interagir com seus filhos de maneira assertiva.

Quando um adulto compreende e sabe lidar com suas emoções, adquiri uma maior habilidade em orientar e acolher o outro nas suas questões emocionais.

Para que uma pessoa seja bem sucedida em qualquer área da sua vida vai precisar de muita dedicação e disciplina, e isso não é diferente em se tratando de nossas emoções e relacionamentos interpessoais.

 Desenvolver inteligência emocional não é uma habilidade que se adquiri rapidamente

 É preciso foco, persistência, compromisso e dedicação. Os pais devem aprimorar seu autoconhecimento para que possam crescer como pessoas.

Nenhum pai ou mãe tem um manual de instruções que o impossibilitará de cometer erros. É importante esclarecer esse ponto. Desenvolver inteligência emocional não irá evitar que os pais cometam erros. Isso é impossível, pois, não existem pessoas que não cometam erros.

No processo de educação dos filhos, os pais podem  vir a cometer erros, porém, aprendendo a melhor lidar com suas emoções os farão mais assertivos e seguros na maneira como orientam suas crianças a cerca de suas próprias emoções.

 As crianças precisam de referenciais positivos para que possam se espelhar

 Nessa busca por uma educação emocional mais consciente, os pais não precisam ser perfeitos, mas necessitam ser suporte emocional para seus filhos, para que os mesmos se sintam seguros.

A criança que vive em um lar onde ela tem a convicção do amor dos pais, têm uma maior probabilidade de melhor desenvolver sua autoestima e autoconfiança.
Desenvolver inteligência emocional é uma maneira de você aprender mais sobre si mesmo e sobre seu filho.

É um processo de aprendizado que vale a pena investir e que traz vários benefícios importantes para você que é pai, mãe ou cuidador de uma criança.

Quer conhecer mais sobre si mesmo e sobre como se relacionar de maneira positiva com sua criança? Invista no desenvolvimento da sua inteligência emocional.

 

 

Author: Adriana FernandesWebsite: http://adrianafernandes.com.br
Psicóloga.CRP 04/39812 Apaixonada por livros. Nas horas vagas escrevo poesia.

Topo