• Pesquisar
  • Abrir menu

Entenda a importância da leitura infantil

Entenda a importância da leitura infantil

A leitura infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Os livros não podem ser esquecidos em uma gaveta. Pelo contrário, o contato deve ser frequente para aumentar a criatividade, a concentração e outros benefícios que só os livros podem trazer aos pequenos.

Um livro não tem como objetivo apenas ensinar o filho a ler. Ele pode proporcionar momentos incríveis para as crianças. Continue a leitura e descubra os motivos pelos quais você deve implementar com mais frequência a leitura em casa.

Qual é o impacto da leitura infantil?

A partir de agora, vamos listar os principais benefícios da leitura infantil.

Conheça abaixo quais são os mais importantes.

Possibilidade de aprender um novo hobby

Vamos iniciar a nossa lista falando sobre a possibilidade de aprender um novo hobby. A leitura é capaz de levar as crianças para diversos lugares. Uma simples história pode alimentar o sonho de ser um advogado, professor, engenheiro, entre outras profissões.

Aumento da criatividade

Outro benefício interessante dos livros é a criatividade. Quando uma criança lê uma obra de aventura, por exemplo, a sua imaginação constrói cenários e personagens. Esse processo estimula o cérebro e ajuda a criar coisas diferentes não só com os livros, mas também nos projetos da escola.

Melhora no vocabulário

Uma das principais vantagens da leitura infantil é a possibilidade de aprender novos conceitos, vocabulários e o uso correto da ortografia. Quanto mais livros a criança ler, melhor será o conhecimento da língua portuguesa.

É importante deixar claro que uma obra pode ser um ótimo caminho para conhecer outros lugares do mundo.

Ensina valores importantes

Empatia, amizade e respeito pelo próximo. Essas palavras estão sendo bastante utilizadas nos últimos anos. Elas ajudam a manter um ambiente mais saudável em qualquer lugar, seja em casa ou na escola. Com os livros, o seu filho começa a entender o lugar da outra pessoa, descobre os diversos tipos de sentimentos e aprende a ser mais flexível com as situações da nossa rotina.

Recupera a concentração do seu filho

Um dos principais desafios dos pais é manter a concentração dos filhos. No mundo moderno, esse processo é cada vez mais difícil com o uso do celular e outros recursos digitais. A leitura ajuda a melhorar a concentração do seu filho, uma vez que é necessário ter atenção para acompanhar o desenvolvimento da história.

Potencializa a curiosidade

Vamos finalizar a nossa lista falando sobre a curiosidade. Ao ler um livro, a criança tem mais desejo de saber todos os detalhes da história e pergunta sobre cada personagem. Assim, ela percebe que sempre pode aprender mais em qualquer momento da vida. A rotina de leitura não é uma tarefa fácil. No entanto, os pais devem seguir um cronograma para aumentar o senso de responsabilidade nos filhos.

Você deve escolher um livro que seja relacionado com a idade da criança. Essa é a melhor forma para facilitar o aprendizado. Nas crianças de até três anos, por exemplo, os livros interativos são ótimas opções. Um livro sensorial, que tem diversas atividades, também pode ser interessante, pois ele é composto por várias brincadeiras que ensinam as letras e os números.

Já as crianças que têm sete anos, os pais podem dar autonomia para escolher os livros, uma vez que essa idade já tem os seus gostos pessoais. A leitura infantil traz grandes descobertas não só para os pais, mas também para os filhos. Portanto, não deixe de implementá-la em sua casa para ter acesso a esses benefícios.

 

Author: Matheus de Azevedo - Colaboração para MundoZ!
Matheus de Azevedo é jornalista com conhecimento em conteúdo multimídia e experiência do cliente. Ele tem familiaridade com o universo infantil e escreve sobre o tema em seu blog.