Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Como funciona o sistema de saúde pública em São Paulo?

Cena de um corredor de hospital ilustra nosso artigo sobre o sistema de saúde pública em São Paulo.

São Paulo é um estado bastante populoso, mas, ainda assim, existe um sistema de saúde pública pronto para atender a sua população. Mesmo com seus mais de 12 milhões de habitantes, o governo se preocupa em oferecer aos cidadãos desde atendimentos primários até transplantes de órgãos.

Por isso, é possível encontrar na cidade muitos postos de saúde, hospitais públicos, hospitais universitários e centros de estudos e pesquisas.

O objetivo do Estado, é garantir a todos os moradores acesso a serviços que os ajudem a proteger ou recuperar sua saúde.

Assim, se você pretende vir morar na cidade de São Paulo e a falta de informações sobre a qualidade de vida da capital paulista era um obstáculo para alugar ou quem sabe até comprar um apartamento em São Paulo, neste artigo você verá que a saúde pública nesta cidade não é um problema.

Evolução da saúde pública

Para falar de saúde pública em SP, é preciso lembrar rapidamente de alguns pontos importantes sobre a sua evolução, confira:

- Em 1822, Dom Pedro II criou alguns órgãos para fiscalizar a saúde pública com objetivo de evitar o aumento de epidemias;
- A saúde pública em São Paulo é objeto de estudo, desde 1891 até hoje;
- Emílio Ribas combateu à febre amarela após o reconhecimento de que a doença é transmitida por infecção e não por contágio;
- A primeira escola sobre educação de saúde pública vinculada ao Estado surgiu em 1931;
- Em 1901, foi criado o Instituto Butantã.

Esse é um brevíssimo histórico sobre a evolução da saúde pública em São Paulo. Nota-se, portanto, o papel do governo na criação de políticas sociais e econômicas para reduzir o número de casos de doenças no País.

Nesse contexto, e ao longo dos anos, aconteceram muitos estudos e melhorias nesse setor. E todas as mudanças contribuíram para que hoje tenhamos um sistema integrado ao governo federal, o Sistema Único de Saúde (SUS).

Esse sistema atende, portanto, às necessidades da população conforme as características e as necessidades de cada região.

Assim, a partir dessa integração, é possível criar políticas de prevenção e produção de saúde nos âmbitos municipais, estaduais e federal. Garantindo, dessa maneira, melhores condições de atendimento para a população.

Como funciona o SUS em São Paulo?

O Sistema Único de Saúde (SUS) funciona em todo País. Aliás, essa é a maior estrutura de atendimento gratuito de saúde do mundo.

Só no Estado de São Paulo, por exemplo, o SUS atende mais de 25 milhões de pessoas, e parte desse atendimento acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ou seja, nos postos de saúde. Até 2017, por exemplo, existiam 460 unidades espalhadas por todo o Estado.

Para conseguir atendimento em uma UBS é necessário, em primeiro lugar, agendar uma consulta. Esse serviço tem a finalidade de prescrever exames e medicamentos, além de orientar e encaminhar o paciente a outros especialistas sempre que necessário.

Assim, todo cidadão terá acesso aos serviços de saúde para prevenir ou tratar as doenças que o incomodam. Além disso, os moradores podem contar com atendimentos emergenciais nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que funcionam 24 horas.

Quais são os serviços de um posto de saúde?

O primeiro atendimento nesse sistema pode ocorrer em uma UPA, em caso de emergência, ou em uma UBS. Isso dependerá do motivo que levou a pessoa a procurar um médico.

No entanto, os serviços de um posto de saúde estão sempre relacionados a acompanhamento, orientação e prevenção, ou seja, são procedimentos ambulatoriais.

Em geral, as consultas médicas são agendadas com antecedência. E, tanto o acompanhamento médico quanto os exames são gratuitos para o paciente.

O setor de saúde pública em São Paulo é integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro ponto que vale destacar é a possibilidade de realizar exames simples e de alta complexidade pelo SUS.

Além disso, existe o serviço de entrega de medicamentos de uso contínuo, para que o paciente prossiga com o seu tratamento.

Observe que, para casos de emergência, o ideal é procurar uma UPA próxima da sua casa.

Finalmente, o atendimento pelo SUS abrange toda a população, todos os cidadãos, incluindo aqueles que têm convênio médico, logo, não existe restrição nesse quesito.

Como funciona o pré-natal em uma UBS?

O pré-natal é outro serviço importante e gratuito que o SUS realiza. Durante a gestação, a paciente recebe todo o acompanhamento médico, incluindo:

- Exames de diagnósticos;
- Ultrassons;
- Pesagem;
- Orientações necessárias para sua saúde e a do bebê.

O sistema de saúde pública em São Paulo oferece, também, educação preventiva para evitar proliferação da dengue. Além de serviços educativos para o controle de diabetes, atendimentos psicológicos e psiquiátricos.

Hospitais que tratam de problemas graves

Instituto Brasileiro de Controle do Câncer - IBCC, no bairro da Mooca em São Paulo.

Instituto Brasileiro de Controle do Câncer - IBCC, no bairro da Mooca em São Paulo.

Os postos de saúde não tem estrutura para resolver todos os problemas de saúde. Por isso, em alguns casos, o paciente é encaminhado para hospitais especializados como:

- Instituto do Coração - INCOR;
- Instituto Brasileiro de Controle do Câncer - IBCC;
- Hospital das Clínicas - HC-FMUSP, que tem várias especialidades.

Na cidade existem vários hospitais públicos que tratam de especialidades, muitos deles são universidades e centros de pesquisa que contribuem para:

- Descobrir e testar novas fórmulas de remédios;
- Pesquisar e produzir vacinas;
- Estudar sobre evolução e cura de doenças.

E isso por si só contribui para que a saúde pública na cidade esteja sempre um passo à frente para melhorar a qualidade de vida de seus moradores.

Veja também

Quanto custa para fazer um Implante Dentário. Onde encontrar bons preços e onde você pode fazer.
Um novo teste para uma velha teoria sobre os sonhos
Ao morrer, sua mente continua ativa e você sabe que está morto

MundoZ! Vida e Saúde
Author: MundoZ! Vida e Saúde
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.