Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Ao morrer, sua mente continua ativa e você sabe que está morto

Quando alguém morre, ocorre uma descarga de energia no cérebro e isso permitiria que a pessoa continuasse ouvindo o que ocorre ao seu redor.
Tempo de leitura: 4 minutos
Cena do filme Linha Mortal. Ao morrer, sua mente continua ativa.

Um estudo administrado pela Langone School of Drugs, de Nova York, afirma que a pessoa permanece consciente mesmo depois que o corpo não apresenta mais sinais de vida.

Imagine isso:

Você está deitado em uma cama do hospital quando de repente ouve o médico anunciar: “Hora da morte: 13h”. Segundo uma equipe de cientistas do Departamento de Assistência Médica e Ressuscitação da Langone School of Medicine, a cena é inteiramente possível.

O estudo liderado por Sam Parnia, diretor do departamento, afirma que as pessoas sabem que estão mortas porque sua consciência continua a funcionar mesmo depois que o corpo não mostra sinais de vida.

Sam Parnia diretor do departamento de Cuidados Intensivos e Ressuscitação da Langone School of Medicine.

Sam Parnia diretor do departamento de Cuidados Intensivos e Ressuscitação da Langone School of Medicine.

Parnia e sua equipe analisaram o comportamento de pacientes que sofreram um ataque e tecnicamente morreram, mas foram ressuscitados posteriormente. Este é o estudo mais completo já feito sobre o tema, que até resultou no filme Deadline, de 1990 que também recebeu um remake em 2017 de Beyond Death (‘Por trás da morte’ em tradução livre).

Pacientes continuaram ouvindo após o anúncio da própria morte

Alguns dos pacientes estudados afirmaram que, mesmo após ouvirem o anúncio de sua morte, continuaram ouvindo conversas e vendo as coisas que aconteciam ao seu redor. Posteriormente, os depoimentos foram comparados com a versão dos médicos e enfermeiros presentes, e todas as informações corresponderam.

A morte é definida quando o coração para de bater e também o fluxo de sangue para o cérebro é interrompido. 

“Tecnicamente, é assim que você determina a hora da morte. Tudo se baseia no instante em que o sangue deixa de fluir", disse Parnia ao jornal The Independent. "Uma vez que isso acontece, o sangue não circula dentro do cérebro, o que implica que as funções cerebrais são interrompidas quase instantaneamente e você perde todos os seus reflexos".

Mas há evidências de que quando alguém morre, há uma descarga de energia dentro do cérebro. Em 2013, pesquisadores da Universidade de Michigan observaram atividade elétrica no cérebro de camundongos, que sofreram insuficiência cardíaca induzida, mesmo após sua morte clínica.

“Da mesma forma que um grupo de pesquisadores pode estudar o caráter do amor, tentamos entender as características precisas do que as pessoas experimentam quando morrem. Entendemos que este estudo refletirá a experiência universal que todos teremos quando morrermos.”

 

 

 Veja também

Por que alguns pensadores acreditam que vivemos "momento decisivo" da história humana
Pessoas que bebem café diariamente são menos propensas a morrer cedo do que as que não bebem, sugere pesquisa

...

MundoZ! Vida e Saúde
Author: MundoZ! Vida e Saúde
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.