Vida e Saúde

5 ótimas razões para você cozinhar com seus filhos

Quando se trata da alimentação dos filhos, não se trata apenas de convencer as crianças a comerem mais vegetais. Educar uma criança a ponto de fazê-la comer um melão com a mesma vontade que ela teria tomando um sorvete exige paciência e persistência, mas não precisa ser uma tarefa árdua.

As crianças precisam ter experiências alegres envolvendo comida saudável para superar a ansiedade que possam ter ao provar o que elas não consideram muito gostoso à primeira vista. Com o tempo, fazer comida tendo seus filhos como ajudantes pode criar essa confiança - e proporcionar experiências sensoriais ricas.

Aqui estão cinco maneiras legais para cozinhar com seus filhos enquanto você cria hábitos alimentares saudáveis para eles.

Envolver outros sentidos.

Para uma criança, provar uma comida desconhecida às vezes pode ser assustador. Você pode ajudar seu filho a explorar os alimentos usando outros sentidos além do paladar. Isso ajuda a criar associações positivas com os alimentos.

Amassar massa, enxaguar os legumes e rasgar a alface envolvem tocar os alimentos e sentir-se à vontade com a textura. Os sabores complexos que experimentamos quando ingerimos alimentos provêm de ambas as sensações gustativas da língua, além do olfato.

Ao cozinhar com novos ingredientes, algumas crianças podem se sentir sobrecarregadas demais para provar. Se isso acontecer, tente testar o cheiro de um alimento antes; isso pode servir como uma ponte para degustação no futuro.

Use a culinária para criar filhos inteligentes.

Existem muitas lições que podem ser ensinadas durante o preparo dos alimentos. Conceitos matemáticos como contagem, medição e frações se desdobram naturalmente durante a execução de uma receita.

Explicar como os alimentos mudam com a temperatura ou como certos alimentos podem ajudar nosso corpo a ser saudável fornece ótimas lições de ciência. Enquanto cozinha com seu filho, pratique um novo vocabulário ao descrever a aparência, o sabor e o aroma da comida.

Seguir uma receita do início ao fim ajuda a desenvolver as habilidades para planejar e concluir projetos.

Faça da culinária parte da cultura da família.

A refeição em família pode começar na cozinha enquanto você cozinhamos juntos. A preparação da refeição em família é uma oportunidade para celebrar sua herança cultural, passando receitas. Ajude seus filhos a encontrar novas receitas sazonais para adicionar ao seu repertório e livro de receitas da família.

Cozinhar em conjunto e priorizar a saúde em detrimento da conveniência de alimentos processados ​​são ótimas maneiras de dar o exemplo e ajudar seus filhos a adotar uma cultura de bem-estar. Construir tradições diárias e sazonais em torno da culinária ajuda a fortalecer o compromisso de sua família com um estilo de vida mais saudável.

Passe segurança.

Ensine às crianças a importância de permanecerem seguras enquanto cozinham, mostrando-lhes como segurar os utensílios de cozinha com segurança, como usar luvas de forno para proteger as mãos do calor e como ligar e desligar os aparelhos com segurança. Sempre supervisione as crianças ao cozinhar para garantir que elas estejam cumprindo tarefas seguras e adequadas à idade.

A melhor maneira de manter a segurança é conhecer as habilidades do seu filho e seu estágio de desenvolvimento. Uma criança de quatro anos, por exemplo, pode não estar pronta para refogar legumes sobre uma panela quente, mas pode ter as habilidades motoras para enxaguar frutas ou rasgar folhas de salada. Tendo em mente a segurança, não é difícil envolver as crianças - até crianças pequenas - na cozinha.

Descubra o que eles pensam.

As crianças se sentem mais incluídas nas refeições quando são convidadas a fazer parte da preparação das refeições. Colabore com seus filhos ao selecionar receitas para os pratos principais ou mesmo sobremesas. Deixe-os ajudá-lo a fazer a lista de compras e encontrar mantimentos no mercado.

Ao cozinhar juntos, deixe as crianças fazerem uma crítica dos alimentos que você está preparando. Juntos, você pode decidir quais ingredientes você deve adicionar para melhorar o sabor.

Fale sobre como as pessoas desfrutam de gostos diferentes e compartilhe suas preferências. Permitir que as crianças sejam "responsáveis" por detalhes, como a forma de pôr a mesa, ajudará a sentirem-se entusiasmados na hora das refeições.

Durante muitos anos, cozinhar em família ajudará seus filhos de se desenvolverem mais saudáveis, com algumas habilidades valiosas na vida - e muitas lembranças felizes do convívio familiar. Com bastante prática, um dia seu filho poderá preparar uma refeição deliciosa para você!

Author: Vida e Saúde

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo