Vida e Saúde

Como desenvolver hábitos saudáveis e produtivos

"Não podemos alongar o tempo, mas podemos aproveitá-lo bem e da forma mais saudável possível."
Tempo de leitura: 5minutos.
Como desenvolver hábitos saudáveis e produtivos

Tempo para você mesmo, para curtir ou atender a família, ânimo para a vida profissional, disposição para manter a chama do relacionamento sempre acesa e também a vida social. São diversas as atividades que exercemos todos os dias e, em todos elas, queremos ser eficientes e excelentes. 

Muitas vezes, parece que não dá tempo de desempenhar tudo isso. Quem nunca sentiu, afinal, que seu dia precisava ter bem mais de 24 horas? Bem, a verdade é que não podemos alongar o tempo, mas podemos aproveitá-lo bem e da forma mais saudável possível. 

Isso quer dizer criar mecanismo para fazer nossas atividades diárias com eficiência, aliviando o estresse e a ansiedade e trocando-os por qualidade de vida. 

Veja a seguir alguns hábitos que você pode desenvolver para alcançar isso:

Faça exercícios que estimulem o cérebro

Exercícios disponíveis na Internet – ou mesmo palavras cruzadas ou jogos que você tenha em casa – podem dar um empurrão para que seu cérebro se fortaleça e até mesmo fazer com que melhore seu nível de concentração. 

Suplementação para dar aquela forcinha

O consumo de suplementos é ótimo para turbinar várias áreas do desenvolvimento físico e psíquico. A Ioimbina é um deles, sendo muito boa no que diz respeito a estimular o sistema nervoso. Ainda por cima, você se beneficia também em outros aspectos. Ela age solucionando disfunções sexuais e atua na queima de gordura, principalmente no abdômen, quadril, glúteos e coxas.

Relacionado
Quais os melhores suplementos que podem ajudar a manter sua saúde em dia?

Livre-se de distrações

Sabe aquelas pequenas coisas que interrompem uma atividade que você está fazendo? Pode ser o celular tocando, o movimento de pessoas no ambiente ou mesmo aquilo que você mesmo inventou que tem de fazer para utilizar como desculpa para não fazer as obrigações. 

Tudo isso precisa ser eliminado sem dó. Quando você precisa concluir uma tarefa, o melhor a fazer é não ter outras coisas concorrendo com ela. Faça uma coisa de cada vez. 

Nada de ficar deixando para depois

Não há nada mais incômodo do que estar em um momento de lazer e ficar preocupado com as coisas que você ainda não fez e deveria ter feito. Mas aquela sensação de que você ainda não cumpriu seu dever pode ser eliminada. Esforce-se para não adiar as obrigações. Para isso, pense em como o dever executado traz paz para a sua mente.

Faça o possível para driblar a ansiedade 

Invista em atividades que acalmam para que, no momento de realizar as obrigações diárias, a ansiedade esteja controlada. Ir a algum lugar perto da sua casa onde haja bastante natureza ou escutar uma música clássica que agrade podem ser boas soluções para aquietar a alma e assim conseguir maior produtividade. Outras excelentes alternativas são praticar exercícios físicos ou desenvolver um hobbie.  

Ambiente organizado é sinal de ordem para o cérebro 

E o contrário também é verdadeiro: bagunça é sinal de desordem para a sua mente. É que o sistema nervoso tende a se espelhar no que está vendo. Logo, colabore com você mesmo: mantenha seu armário, guarda-roupa, mesa de trabalho, cozinha e demais cômodos da casa ou do escritório bem arrumados. 

Exercite a disciplina

Estabelecer uma rotina é muito benéfico para qualquer pessoa conseguir se situar melhor e ter mais controle de si mesma e de suas estratégias para cumprir objetivos. Então, estabeleça horários para cada tarefa diária e cumpra-os! Organize bem sua agenda para não trabalhar inquieto.  

Identifique seus bloqueios e elimine-os

Faça uma boa análise interna e tente identificar o que impede você de fazer o que precisa. Pode ser que você descubra, por exemplo, que se autossabota ou que vive na base da autocomiseração. Seja qual for a barreira que existe dentro de você, crie antídotos para o momento em que ela aparecer. 

Veja também
Somos verdadeiras fábricas de boas oportunidades.

Privar-se de sono é tolice

Quase sempre, a sensação que temos é de que faltou tempo para fazer tudo o que precisamos ou gostaríamos. Por causa disso, acabamos por abrir mão do sono para realizar o que falta. Só que isso traz uma série de prejuízos. 

Embora seja bem complicado arrumar tempo para tudo, faça o máximo que puder no que se refere à organização do tempo para não precisar dormir menos. Para isso, busque um lugar escuro, confortável e silencioso.  Tenha em mente que a boa concentração está diretamente associada à qualidade do sono. 

Relacionado
Como dormir bem e acordar cheio de energia

Não menospreze a sua saúde

É um grande erro deixar de fazer uma consulta médica quando necessário e também periodicamente. Muitas doenças têm maior chance de cura ou tratamento se descobertas precocemente. Além disso, quando a saúde não vai bem, nossa capacidade de render em qualquer atividade fica comprometida.  

Medite!

Meditar é uma forma excelente de trazer nossos pensamentos para o aqui e agora e, assim, manter o foco. Esse hábito relaxa o corpo, promove o bem-estar e combate o estresse.  Ao acordar, faça um exercício de meditação. 

Separe sua vida pessoal da profissional

Misturar vida profissional e pessoal tem potencial para se tornar um pesadelo, dependendo da situação. Por isso, tente ao máximo separá-las. Estabeleça um horário de trabalho e um horário para arrumar a casa, por exemplo. Também, coloque um tempo limite para concluir cada atividade e identifique aquelas que têm prioridade.  

Leia!

Essa é outra maneira de estimular o cérebro que, dentre outros benefícios, melhora a concentração. E não só isso: ler agrega conhecimento, um bem muito precioso. Além disso, é algo extremamente prazeroso. 

Comprometa-se publicamente 

Quando você se compromete com alguém em apresentar uma tarefa feita, seja ela qual for, a chance de você realmente fazer aquilo aumentam. Você não quer, afinal, fazer feio, não é?

Mentalize seu sucesso

Já no começo do dia, visualize suas atividades feitas. Isso é como um bom motivador para você se esforçar e terminar o dia com tudo pronto. E uma última dica terapêutica: ao acordar, diga em voz alta para você mesmo frases como “Hoje meu dia será incrível!”, “Estou no controle do meu destino” ou “Estou disposto a fazer o que for necessário para alcançar a vida dos meus sonhos”. Verbalizar palavras assim ajuda o cérebro a trabalhar para que você consiga fazer as coisas acontecerem. 

 

MundoZ! Vida e Saúde
Author: MundoZ! Vida e Saúde
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo