Vida e Saúde

Por que não consigo emagrecer?

Não há nenhum problema em você desejar perder peso, desde que isso seja feito de forma saudável.
Tempo de leitura: 6 minutos
Por que não consigo emagrecer?

Isso pode ocorrer com todas as pessoas, você estipula aquela meta para entrar em forma e para atingi-la acaba aumentando a intensidade de treinos. Começa ir para a academia, dando mais atenção à sua alimentação, e tudo isso na expectativa de que vai perder alguns quilos, logo. Entretanto, as coisas não saem como o esperado. E você começa a se perguntar por que não consigo emagrecer?

Mas antes que você comece a pensar em desistir do seu objetivo, fique sabendo que isto é normal. Muitas vezes, uns quilinhos a mais fazem parte desse processo para atingir uma melhorar composição corporal. Ou pode ser um aviso de que você ainda não conseguiu encontrar a combinação correta entre exercícios e alimentação. Pode ser uma mensagem que seu corpo está lhe mandando para que você passe a comer mais… ou que pelo menos coma de forma diferente. 

RELACIONADO: 5 maneiras simples para você entrar em forma

Não há nenhum problema em você desejar perder peso, desde que isso seja feito de forma saudável. A primeira coisa que você precisa compreender é que treino + nutrição não é como uma ciência exata.

A rotina dos treinos e como você se nutre depois, acabam influenciando em seu metabolismo, na maneira como seu corpo acumula mais gordura e até mesmo na produção de hormônios como cortisol, insulina e hormônios sexuais, essenciais para você conseguir atingir seu peso ideal.

Sobre: conseguir emagrecer?

Então, se você está questionando 'por que não consigo emagrecer?', neste artigo temos 6 motivos pelos quais os resultados não estão aparecendo, ainda. 

1- Você está tentando compensar demais
2- Por que não consigo emagrecer? Você pode estar retendo líquido
3- Seus músculos podem estar acumulando energia
4- Por que não consigo emagrecer? Pode ser porque você ganhou músculos
5- Por que não consigo emagrecer? Talvez você não esteja se recuperando adequadamente
6- Por que não consigo emagrecer? Você não está se alimentando o suficiente

Vamos lá:

1- Por que não consigo emagrecer? Você está tentando compensar demais

E isto é muito fácil de fazer no momento em que se aumenta o volume dos exercícios. Então você acaba pensando: 'Como eu corri 16 quilômetros, então acho que não vai ter problema em comer tudo o que eu quiser'. O problema é que no final das contas isso pode ser muito mais do que a quantidade de alimento que necessita. 

Você não precisa começar a contar absolutamente todas as calorias, precisa apenas prestar mais a atenção na quantidade que você come e gasta nos treinos, isso ajudará a evitar uma super compensação. Tenha um controle sobre os lanches que faz antes dos treinos, além do que você come entre as principais refeições, procure observar também o que você come logo após uma corrida, por exemplo. A soma de tudo não pode ultrapassar o que seu relógio diz que você queimou durante o treino. 

2- Por que não consigo emagrecer? Você pode estar retendo líquido

Os treinos causam pequenos traumas, então é normal você inchar um pouco. Sobre tudo para quem está iniciando ou quem aumentou recentemente o volume dos treinos. A intensidade das corridas ou mesmo os treinos de musculação fazem grande pressão sobre as fibras dos músculos, e isso acaba causando traumas que causam inflamação, uma parte importante no processo de cicatrização e reparo do músculos.

Sobre: conseguir emagrecer?

E por isso seu corpo acaba respondendo com a retenção de líquidos. Isso não é permanente, mas é persistente até que você se ajuste à sua nova rotina de treinos. Então, procure respeitar os dias de descanso para poder se recuperar adequadamente e voltar ainda mais forte.

3- Seus músculos podem estar acumulando energia

Ganhar peso quando se aumenta as corridas pode ser normal. Sua musculatura acaba respondendo ao nível mais alto de esforço armazenando uma quantidade maior de glicogênio, que acaba se ligando à água nas células musculares visando mantê-lo abastecido. E isto poderá fazer com que seu peso aumente em dois ou três quilos.

Mas na medida em que seu corpo for se adaptando, exigirá uma quantidade menor de glicogênio armazenado, para que possa fazer a mesma quantidade de esforço. Pode parecer mais fácil falar do que propriamente fazer, mas procure ser paciente e concentrar-se em seu objetivo de longo prazo.

4- Por que não consigo emagrecer? Pode ser porque você ganhou músculos

Sua musculatura acaba respondendo ao estresse dos exercícios mais intensos, de corrida ou na academia, ficando maior e mais forte. E agora temos um fator que é muitas vezes deixado de lado: seus músculo tem uma densidade maior do que a gordura (tecido adiposo). Dessa forma, na medida em que você aumenta a musculatura e reduz a quantidade de gordura corporal, a composição corporal também muda, e isto pode resultar em mais peso, mesmo que suas medidas diminuam.

Sobre: conseguir emagrecer?

Então, se os números na balança aumentarem, mas sua cintura continuar na mesma, você não precisa se preocupar, você apenas está mais forte. 

5- Por que não consigo emagrecer? Talvez você não esteja se recuperando adequadamente

Treinamento é um processo onde você precisa forçar o corpo além do normal, mas depois precisa recuar para deixar que ele se recupere. Isso vai permitir que você se torne mais forte e atinja maior resistência, repetindo todo o processo para ter um desempenho cada vez melhor. 

Ocorre que muita gente acaba pressionando a primeira fase deste processo, a fase do treinamento intenso, e tendem a negligenciar a segunda parte, a parte da recuperação. Isto poderá causar inflamação crônica e uma interrupção hormonal, e isso pode ocasionar a perda de peso ou o contrário, o ganho de peso.

Mas se você tem dificuldade em controlar o tempo de treino com o tempo de descanso e recuperação saiba que existem algumas ferramentas que ajudam nesta tarefa. Hoje temos relógios que calculam o tempo de recuperação baseados na intensidade do treino e na frequência cardíaca, ajudando você a saber quanto tempo precisa para se recuperar antes da próxima seção de exercício. 

Sobre: conseguir emagrecer?

Além desses relógios, existem também pulseiras de 'variabilidade de frequência cardíaca (HRV)', elas rastreiam a variação de seus batimentos pela manhã. E quanto maior for essa variabilidade, maior o sinal de que todos os sistemas estão devidamente recuperados e prontos para voltar ao treino. No entanto, se a variabilidade da frequência cardíaca for menor, isso quer dizer que você ainda não está totalmente recuperado. A variabilidade da frequência cardíaca é um indicador de como seu corpo está reagindo e se recuperando do estresse diário.

6- Por que não consigo emagrecer? Você não está se alimentando o suficiente

Pode até parecer contra intuitivo, vou comer menos se eu quiser perder peso, correto? Contudo, não é exatamente dessa forma que funciona. Se você se exercitar mais deve comer mais, ou se exercitar menos, deve comer menos, mas você não deve se exercitar mais e comer menos. Isso realmente não vai funcionar. 

Sobre: conseguir emagrecer?

É óbvio que não significa que você deva abrir mão da moderação. Se alimentar em excesso, consumindo aqueles alimentos ultra processados ​​e sem nutrientes, de fato não é uma grande ideia. Você deve combinar o aumento dos treinos com um aumento adequado na quantidade de alimento, para que possa se recuperar e progredir, perdendo peso.

Ao diminuir a alimentação, você não apenas não consegue se recuperar totalmente, como seu corpo acaba entrando em modo de redução do consumo de energia, e ele faz isso visando diminuir seu metabolismo. Então, procure se alimentar adequadamente, satisfazendo seu apetite com alimentos integrais. Incluindo ainda: proteínas magras, carboidratos complexos, gorduras saudáveis ​​e muitas frutas e legumes ao longo do dia.

Para quem deseja perder peso de maneira saudável precisa conhecer o Emagrecendo Em Casa: Um projeto moderno para te auxiliar na perda de pessoa de forma saudável, com um processo é bem simples que consiste na mudanças de hábitos alimentares, receitas super práticas e acompanhamento. Clique aqui para conhecer.

Tags: conseguie emagrecer, emagrecer saudável, emagrecer bem,  emagrecer com treinos,  emagrecer com exercícios, emagrecer comendo bem, emagrecer sem sofrer,  emagrecer com saúde, dieta para emagrecer

 ...

 

Author: Vida e Saúde

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo