Conheça a importância da Plataforma Lattes para a área acadêmica
- Paula Moraes - Colaboração para MundoZ!
- Atualizado: Quarta, 03 Maio 2023 15:50
- Views: 2.588
A plataforma considerada a porta de entrada para processos seletivos. Muitos profissionais sabem da importância de terem um currículo bem feito para conquistar uma posição no mercado de trabalho e o modelo mais comum é o vitae, que nada mais é do que um resumo das experiências e trajetórias do candidato. Agora, se você quer entrar para a carreira acadêmica, a ferramenta da plataforma lattes certamente fará você mudar o seu currículo tradicional.
Quer saber mais e como utilizar essa plataforma? Acompanhe este artigo até o final!
O que é a Plataforma Lattes?
O modelo Lattes surgiu em 1999, é uma modalidade de currículo indicada para estudantes e pesquisadores de todo Brasil. A Plataforma Lattes é um ambiente virtual criado pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e tem como objetivo juntar em apenas um sistema, bases de dados de currículos, grupos de pesquisas e instituições brasileiras.
Veja também
- Profissões do futuro os 5 melhores empregos que existirão em 2050.
Além dos currículos, a plataforma disponibiliza informações estatísticas divididas por região, sexo, idade e instituição. Divulgando informações de grande importância sobre programas que incentivam a pesquisa, como bolsas e prêmios.
Sobre a importância da Plataforma Lattes
Ter um currículo lattes é muito importante para o profissional, dentro do cenário acadêmico pois fortalece as conexões entre instituições de ensino e pesquisadores. A plataforma ainda apresenta facilidade para atualizações, históricos completos e detalhados além de traduções para a língua ingleza.
Sendo que o melhor dos benefícios é justamente a grande visibilidade que a ferramenta proporciona aos profissionais, o currículo Lattes, pode ser considerado a porta de entrada para processos seletivos do mercado de trabalho.
A abrangência da Plataforma Lattes
Por ser rica em informações, se tornou indispensável para análises acadêmicas e por ser mais extenso, o currículo lattes carrega todas as informações sobre a carreira profissional de forma detalhada, sendo que o dados inseridos são verificados pelo CNPq, juntamente com diplomas e certificados.
Adotado por instituições de ensino de todo país, o lattes conta com uma abrangência nacional, o que significa que não é necessário preencher vários modelos de currículo, basta ter o lattes para situações acadêmicas e o vitae para uso profissional.
Como usar a Plataforma Lattes?
A plataforma Lattes, conta com milhares de registros nacionais, que vão de estudantes em fase de graduação a professores de equipes docentes. Com a plataforma é possível acessar currículos, dados e estatísticas que estejam ligadas a produção científica do país, podendo ainda ser acessada para pesquisas de corpo docente, equipe de pesquisadores, profissionais qualificados para projetos e instituições de ensino. Bastando para isso, visitar o portal (lattes.cnpq.br) para analisar currículos de profissionais cadastrados, com painéis de dados geográficos e diretórios de pesquisas nacionais.
Como buscar o currículo dos pesquisadores
Realizar uma busca de currículos é muito simples, basta clicar em “Buscar currículo” na página inicial do site, assim que a página abrir, preencha o campo com as informações solicitadas. Lembre-se de selecionar o nível de experiência e nacionalidade para uma busca mais completa. Feito isso, você terá todas as informações necessárias do pesquisador em questão. Fácil, não é mesmo?
Como montar o Currículo Lattes?
Se você pretende cursar mestrado ou doutorado, será preciso criar um Currículo Lattes, e aqui o foco deve ser na qualidade e devidamente bem escrito, além de ter um bom nível de detalhamento. E pensando nisso, separamos algumas dicas úteis para te ajudar a ter um bom currículo lattes.
1. Cadastro na plataforma
Entre na plataforma Lattes, clique em “cadastrar novo currículo”. Preencha os campos em branco e crie uma senha. Conclua essa etapa clicando no ícone “Próximo”.
2. Informações pessoais
Chegou a hora de incluir todas as informações pessoais, assim como uma foto mais formal. Evite usar selfies! Finalize indo para a próxima aba e informe endereços para contato pessoal e profissional.
3. Formação acadêmica
A etapa mais importante é falar sobre a sua formação acadêmica. Informe tudo detalhadamente E em caso de mestrado ou doutorado é preciso inserir o título da tese juntamente ao nome completo do orientador.
4. Atuação profissional
Insira com atenção todas as suas informações profissionais. Se já atua na área, basta prosseguir com o cadastro.
5. Área de atuação
Por fim, coloque sua área de atuação juntamente com seus conhecimentos em outros idiomas. Insira apenas aqueles sobre os quais tem maior dominio, e não se esqueça de mencionar sobre fluência, leitura, escrita, compreensão e fala.
6. Confirmação de dados
Após preencher todas as informações solicitadas, releia tudo com a máxima atenção, corrija erros, se houver, finalize clicando em “enviar ao CNPq”, e aguarde até 24 horas, para que o currículo esteja disponível no banco de dados
Ademais, atualize seus dados com frequência, após ter feito o cadastro no banco de dados, entre e insira as informações complementares que não foram solicitadas no cadastro inicial.
Se você ainda não tem um currículo Lattes e está na graduação, aproveite essas dicas para começar a montar o seu. Afinal, é por meio dessa plataforma que as vagas costumam ser preenchidas, já que é considerada a porta de entrada para processos seletivos.
Relacionado
- Como posso encontrar um mentor?
...