• Pesquisar
  • Abrir menu

Como aprender inglês sozinho? Veja aqui!

E você pode empregar as nossas dicas para aprender outros idiomas, sem problema algum.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Um mulher jovem aprendendo inglês sozinha estudando pela internet;

Aprender uma língua estrangeira é muito importante para sua vida profissional e, também, por questões sociais e pessoais. É possível até mesmo aprender um novo idioma em casa e hoje vamos mostrar para você como aprender inglês sozinho. É verdade que aulas e acompanhamento de professores ajudam muito. Porém, isso custa dinheiro e nem sempre é possível cobrir os valores das aulas. Ao mesmo tempo, isso não quer dizer que seja um impedimento para quem realmente deseja se aperfeiçoar.


Existem diversas técnicas para aprender um idioma estrangeiro mesmo que você não esteja fazendo aulas numa escola de idiomas.

E boa parte dessas técnicas estão espalhadas pela internet, através de canais para aprender inglês que também inclui outros tipos de conteúdos. Abaixo, veja dicas para você virar um expert no inglês de forma independente.

Dicas de como aprender inglês sozinho

O inglês é um dos idiomas mais importantes do mundo na atualidade. Afinal, são vários os países que o utilizam como língua principal ou secundária. Além disso, as maiores produções e divulgações de conteúdos são centradas nos Estados Unidos e Inglaterra.

E você também pode empregar todas as nossas dicas para outros idiomas, sem problema algum.

Aprendendo inglês com podcasts

A primeira dica de como aprender inglês sozinho é apostando em podcasts que sejam falados parcialmente ou integralmente na língua inglesa.

Assim você pode aprender novas palavras, treinar a audição para o idioma e, ainda, a pronúncia das palavras. Existem diversos conteúdos nesse formato voltados para o aprendizado de idiomas estrangeiros. Dessa forma, inicialmente você pode apostar nos conteúdos de aplicação educativa para o aprendizado do idioma.

Com a sua evolução no aprendizado da nova língua, não deixe de buscar conteúdos estrangeiros mais complexos e que farão você melhorar ainda mais sua capacidade de ouvir e falar no novo idioma.

Também é possível aprender inglês assistindo à filmes e séries

Outra forma para aprender inglês sozinho é por meio de séries e filmes de origem norte-americana ou inglesa.

Nesse caso, ao invés de escolher filmes dublados ou legendados em português, assista os conteúdos na língua original e com legenda em inglês. Isso é muito importante para a fixação de palavras, treino da audição e da pronúncia.

Além disso, saiba que provavelmente você irá pausar o conteúdo inúmeras vezes para procurar palavras e expressões. Nossa dica é deixar ao seu lado um celular ou dicionário, bem como um caderno para anotar as novas palavras que você aprendeu.

Outro ponto importante de como aprender inglês sozinho com o auxílio de filmes e séries é optar por seriados do cotidiano, mais curtos. Eles são ótimos para o aprendizado de gírias e de expressões corriqueiras.

Canais do YouTube ensinam inglês

A nossa terceira dica é apostar em canais do YouTube que oferecem conteúdos em inglês ou de aprendizado.

E, não se engane, são inúmeras as opções! Existem desde aulas completas até dicas de estudos e conteúdos rápidos. Usar vídeos para o estudo de outra língua podem ser um ótimo aliado do seu aprendizado.

A maioria deles pertencem à professores da língua inglesa ou, ainda, a nativos de países desse idioma, além dos canais mantidos por youtubers brasileiros que moram em outros países.

Além disso, no começo é interessante que você foque nos canais e conteúdos de aprendizado. Contudo, com o tempo você pode variar e ver diversos outros vídeos que sejam na língua inglesa e de com temas variados.

Por exemplo, se você costuma assistir vídeos sobre cinema, por que não buscar canais que falem sobre o assunto em língua inglesa? Essa é uma ótima forma de desenvolver a sua destreza no idioma.

Leia jornais e revistas em inglês

Igualmente, outra dica que é muito importante na sua tarefa para aprender inglês sozinho é a busca por publicações que sejam feitas nesse idioma. Isso pode ser feito de diversas maneiras e uma das mais fáceis é pela internet, claro.

Existem vários jornais em língua inglesa com acesso online gratuito. Também, revistas, blogs e outras publicações. Aliás, também não descarte livros de histórias em inglês.

Considere, por exemplo, aquela saga que você já leu e adora. Que tal refazer a leitura, mas agora no idioma inglês? Isso pode ser muito interessante e produtivo.

Aplicativos de estudo da língua inglesa

Ainda, existem vários aplicativos de estudos de língua inglesa.

Um dos mais conhecidos é o Duolingo, que na sua versão gratuita traz várias lições, exercícios e atividades que são ótimas para fixar o conteúdo. Dê preferência para os aplicativos que possuam exercícios de escrita, audição e fala, pois são os melhores na busca do aprendizado.

Outras dicas de como aprender inglês sozinho

Por fim, existem outras maneiras simples que ajudam no aprendizado da língua inglesa sem que você precise sair de casa ou pagar aulas caras.

Considere as seguintes:

- Coloque post-its sobre os móveis e objetos com o nome deles em inglês;
- Caso você more com outras pessoas, convide-as a estudar em conjunto e criem o costume de conversar, em casa, na língua inglesa;
- Busque traduzir frases que você fala recorrentemente para o inglês.

Com essas dicas você irá tirar de letra a tarefa de como aprender inglês sozinho.

 

Veja também

A primeira escola do mundo a fornecer uma qualificação HumaniX
Educação e tecnologia: como desenvolver e elaborar um relatório científico?
Pensando no futuro: o que vem depois da graduação?


...

MundoZ! Vida e Carreira
Author: MundoZ! Vida e Carreira
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.