Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Você será bem-sucedido ou mais um sonhador?

Você será bem-sucedido ou mais um sonhador? Steve Jobs

Steve Jobs disse que sua resposta a uma pergunta revela a resposta. Dica: a independência é uma característica admirável. Mas, de acordo com Steve Jobs, muita autoconfiança pode limitar suas chances de sucesso.

Trabalhe para outra pessoa e seu sucesso (pelo menos seu sucesso profissional) está, em grande parte, fora de seu controle. Você pode controlar o quão duro você trabalha, quão dedicado você é, quão leal você é. Mas você não pode se promover . E você definitivamente não pode se dar um aumento .

Essa é apenas uma das razões pelas quais os empreendedores se tornam empreendedores. Eles abraçam as oportunidades e os riscos inerentes à escolha de si mesmos. Eles adotam o que Tim Schmidt chama de mentalidade "Se for para ser, cabe a mim".

O que é ótimo. Até que não seja.

De acordo com Steve Jobs, a independência e a autoconfiança muitas vezes atrapalham o sucesso. Como Jobs disse:

Liguei para Bill Hewlett quando tinha 12 anos. "Oi, sou Steve Jobs. Tenho 12 anos. Sou estudante do ensino médio. Quero construir um contador de frequência e gostaria de saber se você tem alguma peça sobressalente que eu possa ter." Ele riu, me deu as peças sobressalentes e me deu um emprego naquele verão na Hewlett-Packard... e eu estava no céu.

Nunca encontrei ninguém que dissesse não ou desligasse o telefone quando eu ligasse. Eu apenas pedia.

A maioria das pessoas nunca pega o telefone e liga. A maioria das pessoas nunca pergunta, e é isso que separa, às vezes, as pessoas que fazem coisas das pessoas que apenas sonham com elas.

Para Jobs: "Pode me ajudar?" era uma pergunta que previa o sucesso de um indivíduo.

Pegue o primeiro iPhone. A tela de plástico com revestimento rígido de um dos primeiros protótipos não era dura o suficiente: depois que Jobs passou um dia carregando-a no bolso, ele notou que a tela já estava arranhada.

Jobs poderia ter seguido o caminho da autossuficiência. Ele poderia ter tentado resolver o problema sozinho, usando os recursos consideráveis ​​da Apple. Em vez disso, ligou para Wendell Weeks, CEO da Corning Glass, e descreveu o tipo de vidro de que precisava.

Depois de algumas idas e vindas e algumas palavras de persuasão habilmente eficazes de que você definitivamente deveria pegar emprestado, Weeks concordou em ajudar fornecendo gorilla glass - um produto que a empresa desenvolveu na década de 1960, mas nunca colocou em produção.

E aqui está o resultado. Quando o biógrafo de Jobs , Walter Isaacson, entrou no escritório de Weeks anos depois, apenas uma lembrança estava em exibição.

Uma carta de Jobs que dizia: "Não teríamos conseguido sem você."

Essa é a questão de pedir ajuda.

Claro, admitir que precisa de ajuda pode fazer você se sentir fraco, ou vulnerável, ou de alguma forma "inferior" aos olhos da outra pessoa.

Mas não é isso que acontece. Quando você pede ajuda, da forma certa , as outras pessoas não pensam em você. Eles pensam sobre como seu pedido mostra implicitamente que você os respeita, mostra implicitamente que você confia neles. Isso mostra que você valoriza ou admira as habilidades, talentos, experiências ou recursos que eles claramente trabalharam duro para obter.

E lhes dá a oportunidade de fazer uma diferença, por menor que seja, na vida de outra pessoa. A julgar pela carta emoldurada na parede, Weeks estava claramente orgulhoso de ter feito essa diferença para Jobs.

Qual é a razão final pela qual pedir ajuda pode prever o sucesso.

Como ninguém faz nada que valha a pena sozinho, pedir ajuda pode ser apenas o primeiro passo para criar relacionamentos de longo prazo e mutuamente benéficos que constroem uma base para o sucesso duradouro.

E amizades duradouras.

Um elemento que deve ser incluído na definição de "sucesso" de todos.

 

Veja também
Curso de programação para iniciantes: Saiba como você também pode começar a programar.

 

...

 

Leiliane Abreu - Colaboração para Mundo Z!
Author: Leiliane Abreu - Colaboração para Mundo Z!
Profissional de Recursos Humanos | Consultora de RH | Especialista em Recrutamento e Seleção com Especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Metropolitana e em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Barra Mansa.