Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Curso de programação para iniciantes: saiba como programar

Um jovem num Curso de programação.

Você também é daquelas pessoas com vontade de entrar para o mundo da tecnologia e da programação? Então conheça mais sobre o curso de programação para iniciantes e os passos para entrar nesse universo.

Se você entrar para a programação certamente você em algum momento dos seus estudos encontrará algumas palavras e termos como: servidor VPS, JavaScript, Python e também muitos estudos e conteúdos em inglês.

Portanto, é muito importante que você tenha um nível relativamente bom de língua inglesa, afinal, grande parte dos programas são nessa língua, assim como a maioria das empresas de tecnologia se encontram nos Estados Unidos. 

Por que o curso de programação para iniciantes é importante?

Antes de conhecer alguns ótimos cursos para dar o pontapé inicial na sua vida de tecnologia da informação, é muito importante entender que quanto mais as pessoas e os mais jovens têm contato com a programação, mais a sociedade pode evoluir.

Isso acontece porque é através de diversos programas e programadores que cada vez mais o ambiente digital se desenvolve, tornando as pessoas mais próximas, principalmente aquelas que antes ficavam isoladas por conta das fronteiras geográficas. 

Portanto, o mercado de programação é um dos que mais crescem e por isso também é um dos que mais tem oferta de emprego. Com isso, se você é jovem e tem facilidade com computadores e tecnologia, essa pode ser uma ótima alternativa para seu desenvolvimento profissional.

Com isso, é cada vez mais comum encontrar escolas implementando aulas e laboratórios de informática e robótica, para que desde muito cedo as crianças sejam inseridas ao futuro e também ao presente.

Como começar um curso de programação para iniciantes?

Agora que você já sabe porque saber sobre programação e tecnologia é importante, é preciso entender como entrar para esse mundo do curso de programação. Por isso, confira agora algumas dicas essenciais para se desenvolver como um bom programador.

1- Comece pela lógica da programação

É muito importante para o processo de aprendizagem da programação que o estudante não pule etapas. Por isso, comece do início, buscando se familiarizar primeiramente com as estruturas básicas da programação.

Afinal, o ato de programar nada mais é que desenvolver uma linguagem e realizar pequenos processos a partir de diferentes usos de códigos. Por tanto, é preciso compreender e desenvolver o raciocínio lógico e matemático por trás da programação.

2- Tenha a rotina de exercitar

Como qualquer problema matemático, ter o hábito de realizar exercícios e testes é essencial para você se desenvolver. A programação exige muito cuidado e critério além de muito conhecimento técnico.

Então para você fixar cada vez mais os conhecimentos adquiridos nos cursos é muito importante que você exercite bastante, para poder encontrar possíveis dúvidas e principalmente, até questionar os métodos utilizados para tal programação.

3- Aprenda linguagens simples

Certamente uma das linguagens de programação mais famosas é a Java. Entretanto, ela também pode ser considerada uma das mais complexas, então procure aprender com calma outras linguagens mais simples para absorver pouco a pouco a lógica da programação.

Entre as linguagens mais recomendadas para curso de programação para iniciantes está a Python, por se tratar de um vocabulário bastante intuitivo e simples, que torna o aprendizado mais rápido e também engaja os alunos a se desenvolverem ainda mais. 

4- Persista

Compreender a linguagem de programação é bastante complexo. Portanto, essa dica é bastante importante para alertar que o processo de aprendizado é árduo e constante. Com isso, não desista nas primeiras dúvidas e também procure sempre se manter atualizado de novas lógicas e programas. 

Alguns tipos de curso de programação para iniciantes

Embora muitos programadores tenham aprendido suas técnicas de maneira autodidata, é muito importante que você encontre um curso com profissionais competentes e que te auxiliem sempre a se desenvolver mais.

1- Khan Academy

Essa plataforma é reconhecida por oferecer gratuitamente alguns tipos de curso de programação para iniciantes. Ela possui diversos cursos, entre eles o JavaScript, além de ter também todo seu conteúdo em português.

2- Codecademy

Já essa plataforma de curso de programação para iniciantes e também para alunos mais avançados possui aulas com informações escritas, o que possibilita o usuário de escrever suas próprias linhas de códigos na plataforma, vendo na prática seus resultados.

Assim como o curso anterior, a Codecademy também oferece uma boa variedade de cursos de programação gratuitos, sendo os mais procurados o de Python, HTML e CSS. Por isso, certamente também é um curso muito legal para quem deseja ingressar no universo da tecnologia da informação.

3- Udemy

Assim como as anteriores, a Udemy também possui ótimas opções de curso de programação para iniciantes, além de ter em seu catálogo uma boa variedade de cursos pagos e especializados para programadores mais avançados.

4- Code.org

Essa organização é apoiada pelas gigantes da tecnologia Google e Microsoft e o mais legal dela é que em sua plataforma você pode encontrar curso de programação para iniciantes para crianças a partir de 4 anos.

Por isso, é uma ótima plataforma sem fins lucrativos para obter uma parceria ou licença para implementar em uma escola, por exemplo, com opções de cursos educativos e interativos. 

Conclusão

Com tudo isso apresentado fica evidente que conhecer alguns tipos de curso de programação para iniciantes é essencial para o desenvolvimento da relação entre as pessoas com a tecnologia.

Ainda mais para jovens e crianças que já crescem inseridas no mundo da Era Digital e cada vez mais estão vendo o mercado da tecnologia da informação crescendo, se solidificando e atraindo mais programadores e empresas.

Portanto, alguns dos cursos apresentados anteriormente são excelentes para dar o pontapé inicial nesse universo. Além disso, é muito importante que a pessoa que deseja entrar nesse mercado, tenha o discernimento que não é uma linguagem simples.

Por isso, é importante seguir as quatro dicas apresentadas acima, buscando sempre a repetição e execução de novos problemas e lógicas, além de sempre procurar novos conhecimentos para que se mantenha atualizado sobre os programas e linguagens. 

 

Veja também
Como ser rico e feliz segundo o investidor Naval Ravikant

 

...

MundoZ! Vida e Carreira
Author: MundoZ! Vida e Carreira
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.