Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Como ser rico e feliz segundo o investidor indiano Naval Ravikant

Naval Ravikant

Fazer dinheiro é apenas um conjunto de competências que qualquer pessoa pode desenvolver. O livro “The Almanac of Naval Ravikant, A Guide to Wealth and Happiness”, (O almanaque de Naval Ravikant, Um Guia para Riqueza e Feilicidade, em tradução livre) escrito pelo americano Eric Jorgenson, traz a percepção do investidor do Vale do Silício sobre como fazer as escolhas certas - como a que ele fez ao investir no Uber - e ao mesmo tempo trilhar o caminho para a felicidade.

Naval Ravikant, ex-CEO da AngelList, é um dos investidores mais influentes do Vale do Silício

Você provavelmente o identificará por algumas das empresas das quais ele era investidor, na verdade, quando elas estavam em seus estágios iniciais, se você não o conhecer pelo nome, Twitter, Uber, Wish.com e FourSquare são alguns exemplos.

 

Veja também
- Profissões do futuro os 5 melhores empregos que existirão em 2050.

A esta lista podemos adicionar outras duzentas startups (e muitos unicórnios).

Com presença ativa nas redes, Naval compartilha frequentemente com seus seguidores algumas das competências que o levaram a se tornar um dos empresários mais bem sucedidos do Vale do Silício.

Em uma de suas postagens mais conhecidas no Twitter em 2018, ele compartilhou alguns dos princípios que carrega nos negócios e explica “como ficar rico (mesmo sem ter sorte)”, em suas palavras.

Naval diz, a título de ilustração, que “você ficará rico se der às pessoas aquilo que elas ainda nem sabem que precisam ou não sabem como conseguir, desde que faça isso em grande escala”.

Sobre como fazer boas escolhas na hora de investir, Ravikant diz que você precisa “selecionar um setor onde você tenha um horizonte de longo prazo e onde encontre pessoas que também pensem no longo prazo”.

E no final, “Quando você ficar rico, perceberá que não era realmente isso o que estava procurando”, diz Naval.

Uma sequência de postagens para seus 1,6 milhão de seguidores do Twitter é destaque no livro de Eric Jorgenson, que acompanha a trajetória de Naval pelos últimos dez anos.

 
“Você ficará rico dando às pessoas  aquilo que elas querem mas, que ainda não sabem como conseguir, em grande escala”. Naval Ravikant 

 

Ao contrário de várias outras publicações do segmento que aconselham sobre riqueza e felicidade – e frequentemente deixam ricos e felizes apenas seus autores -, o livro sobre o investidor indiano foi disponibilizado gratuitamente (na versão em inglês). Em português, a obra foi publicada pela editora Intríseca.

“A ideia inicial não era de um livro, para dizer a verdade, mas um projeto para reunir as experiências de Naval”, diz Eric Jorgenson. Para compor a obra, o autor buscou a história completa de Naval Ravikant no Twitter - disponibilizada pelo próprio investidor.

Um Naval Ravikant para você

Entrevistas, participações em podcasts, posts em blogs e publicações de Naval nas redes sociais foram o material de Jorgenson para o livro, as principais ideias, fórmulas e reflexões do investidor - na primeira parte, e depois sobre a riqueza e felicidade. Tudo é mencionado de forma simples e direta, em uma linguagem mais próxima das redes sociais do que da literatura.

Mas, com tantos ricos e tantas pessoas felizes no mundo, por que prestar atenção ao que Naval diz? Para o autor, não são muitas pessoas que entendem bem sobre a relação entre essas duas coisas – dinheiro e felicidade.

“E nem muitos que podem lidar com a pressão entre querer cada vez mais e ser feliz ao mesmo tempo, durante o processo. O livro mostra algumas formas de como ele estudou e viveu intensamente ambos os efeitos disso, com princípios”, defende Jorgenson.

Como fazer as escolhas certas sobre investimentos

A partir do Almanaque, diz Jorgenson, também é possível entender, com mais facilidade, os caminhos que levaram Naval Ravikant a escolhas precisas de investimento, em empresas que tempos atrás se tornaram titãs em seus setores semelhantes ao próprio Twitter ou Uber.

“Pode parecer que ele tomou algumas dessas decisões de investimento em poucas horas.” Mas, na verdade, são o resultado de muito tempo de trabalho para que ele pudesse se colocar em uma posição onde pudesse ver essas oportunidades.

É mais que apenas ter sorte, é fruto de muita dedicação e estudo”, diz Jorgenson.

O “sistema” Ravikant sobre a riqueza, um dos argumentos centrais de Naval, é que enriquecer é uma habilidade - que, segundo ele, pode ser aprendida, como tantas outras.

“Fazer dinheiro é apenas um conjunto de competências que desenvolvi e que qualquer um pode ter”, defende Naval Ravikant, que cresceu em um bairro pobre de Nova York, em uma família de imigrantes indianos.

“Eu gosto de pensar que mesmo que eu perca todo o meu dinheiro e você me deixar numa rua qualquer de um país qualquer onde as pessoas falem inglês, em cinco ou no máximo dez anos eu estarei rico novamente.“ 

Você precisa saber o que fazer

E tudo o que você precisa fazer é conseguir um emprego que “pareça interessante”, obter um conhecimento específico em alguma área e “aplicar isso”, são alguns dos caminhos que ele sugere.

No final, o investidor sugere que “seguir sua genuína curiosidade intelectual é uma maneira melhor de começar sua carreira do que apenas ir atrás do que está dando lucro no momento”.

Assim como ganhar dinheiro – fazer boas escolhas é uma habilidade que pode ser adquirida, Naval defende que a felicidade também se aprende, com as técnicas certas. E uma delas é deixar de lado a sensação de escassez.”

Quando você percebe que não falta nada, sua mente se desliga e para de viajar para o passado ou para o futuro”, diz Ravikant.

Fazendo referências à filosofia, que vão de Pascal ao clássico chinês Tao Te Ching, o livro é repleto da percepção do indiano sobre hábitos que, quando adotados, dão mais sentido à vida.

Ao final, o autor traz recomendações de leituras feitas por Naval, uma coleção de anotações do investidor e as fontes de toda a sua experiência. Um guia, realmente útil, com ideias simples que podem ajudar as pessoas na tomada de decisões melhores”, segundo Eric Jorgenson.

 

Veja também
- Como consultar o saldo do FGTS pelo seu celular?
 

 

...

 

 

MundoZ! Vida e Carreira
Author: MundoZ! Vida e Carreira
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.