Vida e Carreira

5 maneiras sutis e muito eficazes para ser notado de forma positiva no trabalho

E a única pessoa que pode fazer com que você seja notado é ninguém menos que você mesmo.
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem aqui gostaria de estar estacionado na carreira? Obviamente ninguém. E de fato é muito frustrante ver outros progredindo rápido, recebendo melhores salários e estando cada vez mais perto de cargos de diretoria, com todas aquelas regalias, enquanto você tem a nítida impressão de que está sendo deixado de lado. Mas a verdade é que talvez isso esteja ocorrendo porque você não está sabendo como se promover.

Todos sabemos que a vida não é justa! Você nem sempre vai ter todas as chances que de fato merece. Mas ninguém irá promovê-lo até que você seja visto como alguém que realmente mereça ser promovido.

Veja Também: Gmail, 7 dicas que melhoram a produtividade no seu trabalho

E a única pessoa que pode fazer com que você seja notado é ninguém menos que você mesmo. Listamos algumas atitudes que podem fazer com que você passe para o time dos campeões, sem muito alarde e sem ser apontado como um mau competidor.

1. Seja o portador das informações que podem fazer a diferença.

Se você se deparar com uma informação vital, importante para ajudar a equipe a atingir suas metas, não hesite em dividi-la com os demais. Este tipo de atitude certamente fará com que percebam você como alguém que está realmente interessado no bem-maior da empresa. Pequenas atitudes como essa tem grande potencial de serem lembradas na hora de alguém lá encima recomendar um integrante da equipe para um cargo de liderança.

2. Esteja sempre pronto para a ação.

A empresa precisa de alguém competente para uma nova tarefa. Esse alguém tem que ser VOCÊ, é claro. Aquele pedido de última hora? Chame a responsabilidade, seja o único a resolver a situação.

Procure se destacar como alguém que está sempre disponível e disposto a colaborar, isso fará com que seu chefe passe a confiar em você e na sua competência. Além disso ficará cada vez mais claro que você não é só mais um que espera o mês passar para receber o salário, afinal você pensa em fazer com que tudo funcione cada vez melhor para o bem da empresa. Quando um cargo de liderança surgir, quem você convidaria para ocupa-lo? Alguém engajado ou aquele que só está lá pelo salário?

3. Pense e haja de maneira inovadora.

Problemas acontecem em todos os lugares e a toda hora, nas empresas não é diferente, já imaginou se você for o único ou o primeiro a apresentar aquela solução na hora certa? Ou quem sabe melhorar um processo obsoleto que poderia causar um grande problema se continuasse do mesmo jeito por muito mais tempo. Isso pode colocá-lo na lista de pessoas valiosas para a organização.

4. Reconheça o valor dos outros.

Isso demonstra uma estrutura de inteligência emocional muito forte, como abordado neste artigo publicado no blog sobre empreendedorismo da ZoopCreative. Além disso, ao enaltecer as realizações de seu colegas, você estará angariando a confiança da equipe da qual faz parte, e este é um bem inestimável para qualquer líder. A última coisa que gente insegura costuma fazer é reconhecer os pontos fortes dos demais. Mas adivinha. Ninguém quer gente insegura ocupando cargos estratégicos numa empresa.

5. Tenha o que dizer na hora apropriada.

Sempre procure expressar sua opinião quando realmente tiver algo que agregue valor a situação. Desta forma será lembrado como alguém que tem uma grande contribuição a dar na hora certa.

6. Elogie em público, mas exorte em particular.

Se você tem uma equipe sob seu comando, certifique-se de elogiá-los sempre que fizerem um bom trabalho. Isso funciona para você de duas maneiras. Primeiro, seus subordinados receberão uma injeção de motivação, o quê vai inspirá-los a trabalhar mais e melhor, e você terá melhores resultados para apresentar. Em segundo lugar, a sua reputação como um grande líder aumentará significativamente.

7. Nunca pare de aprender.

Não se restrinja apenas ao que aprendeu no treinamento, procure obter outras habilidades que poderão ser importantes no dia-a-dia da empresa. Estude mais e mais, a busca pelo conhecimento deve ser contínua e incessante. Não há como saber quando você poderá precisar de conhecimento adicional. Estas são estratégias sutis mas que certamente irão ajudá-lo a impulsionar sua vida profissional.

Author: Vida e Carreira

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo