Vida e Carreira

Algumas estratégias que você pode, e deve usar, para conseguir um salário melhor

Ser otimista é imprescindível, afinal de contas o mundo não foi feito por gente que acha que tudo pode dar errado, não é mesmo? Mas daí a ficar esperando que as coisas melhorem sozinhas pode não ser muito produtivo. Então se você quer ter aquele salário dos sonhos é bom começar a se preparar e aprender a como demonstrar que você realmente merece ser bem pago pelo faz.

Aqui estão seis estratégias que pode lhe ajudar nessa empreitada:

Mostre o valor do que você já fez

O que você realizou neste último ano? Será que suas ações estão alinhadas com a missão da empresa? Procure enfatizar todo o valor que o seu trabalho produz para a organização, essa é uma de muitas maneiras de ganhar confiança deles na sua capacidade de continuar criando resultados.

Para algumas pessoas isso pode gerar algum desconforto, por que acham que podem ser mal interpretados pelos demais ao falar si mesmos. Mas tenha em mente que 'auto reconhecimento', na medida certa pode ser de grande ajuda para a empresa poder detectar com mais facilidade onde exatamente um colaborador está sendo mais útil e de que forma. Mas lembre-se: você deve mostrar o valor daquilo que já produziu, não cometa o erro de começar a fazer promessas.

Diga quanto você vale para a empresa

De nada adianta cruzar os braços, ou apenas abaixar a cabeça e trabalhar da melhor maneira possível, esperando que alguém, um dia e em algum lugar reconheça seu valor. Peça o quê você acha justo pelas suas contribuições. Se você não falar o que quer, é muito provável que nunca conseguirá.

Mas não apareça lá despreparado

Procure identificar exatamente o quê você quer e porque você merece receber o que está pedindo. Tente imaginar possíveis contra propostas. Como no xadrez, o jogador que consegue antecipar mais jogadas tem maiores possibilidades de vitória. Se for preciso treine antes com uma pessoa próxima, isso de fato ajudará muito durante a negociação.

Seja objetivo

Isso é muito parecido com o tópico acima. Quando estiver defendendo seu pedido de promoção ou de aumento de salário, identifique as questões principais envolvidas e mantenha seu foco sobre elas. Procure não enumerar muitos pontos-chave para que não enfraqueça a força do argumento principal. Isto também ajudará a não parecer que você está disperso e desorganizado.

Autoconfiança

Ninguém vai lhe dar crédito, se perceberem que nem mesmo você acredita no que está dizendo. Então, definitivamente esqueça qualquer dúvida que tiver, acredite em você mesmo e que já fez pela empresa.

Coragem

Não deixe que o medo de receber um não lhe impeça de conseguir o que você acha que merece. Se não conseguir o que pretende na primeira tentativa, não encare isso como uma rejeição pessoal, não apenas negócios. Mas é bom estar pronto para encarar grandes mudanças, se sentir que a empresa não está disposta e reconhecer o seu real valor.

Lembre-se: O mundo muda quando nós mudamos. Essas são dicas que podem ajudar você a construir um novo estado de espírito/pensamento para quebrar alguns paradigmas. A melhor maneira de evoluir é justamente deixando para trás antigas estruturas de pensamento e encarar as mudanças como algo inevitável. Agora prepare-se e vá buscar seu novo salário ou promoção.

MundoZ! Vida e Carreira
Author: MundoZ! Vida e Carreira
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo