Vida e Carreira

Sinais de que está na hora de mudar de emprego e quem sabe até de carreira

Para a maioria de nós encontrar uma carreira ou mesmo aquele emprego gratificante não é exatamente algo que aconteça da noite para o dia. Alguns sabem o que querem fazer da vida ainda muito jovens, mas para a maioria há um longo caminho de tentativa e erro, com muitas armadilhas no percurso.

Em cada novo emprego existem lições sobre o que precisamos ter e saber para conseguir o empregos dos sonhos. Mas as vezes você simplesmente se vê preso num trabalho que não te motiva, você está lá apenas porque o salário é bom e é perto da sua casa, mas o trabalho parece não ter sentido algum e para completar você ainda se sente desvalorizado. Você passa a maior parte do tempo torcendo para que o relógio ande mais depressa. Será que é a empresa que não tem um bom ambiente ou será mesmo que você realmente se sentiria melhor em outro lugar? Ou ainda será que a sua função que parece ser um total desperdício do seu potencial? Seja como for, já passou da hora de mudar.

É importante refletir sobre a situação e tentar entender se o que você está fazendo está de fato alinhado com seus objetivos de longo prazo. Aqui temos uma lista de fatores a serem analisados para saber se está na hora de trocar de emprego e até mesmo de carreira:

1- Seu corpo diz que algo está errado

A diminuição da sua energia e o declínio da saúde é um sinal muito forte de que você está no lugar errado, fazendo a coisa errada. Você está constantemente cansado e precisa se arrastar para fora da cama pela manhã, e para completar quando chega em casa a noite sempre está exausto? Aquelas dores de cabeça frequentes? Tem dificuldade de concentração, doenças cronicas ligadas diretamente ao estresse? A maioria das pessoas passa a maior parte do tempo no trabalho, e quando o seu trabalho começa a te fazer mal, seu corpo vai demonstrar isso imediatamente.

2- Você está lá somente pelo salário, mas o dinheiro já não é mais suficiente

Você está sacrificando sua felicidade e sua saúde pelo dinheiro? E aguarda desesperadamente por aqueles 30 dias de férias para poder colocar em dia sua cota de diversão? Estabilidade é uma das coisas mais importantes da vida e todos precisamos de dinheiro para isso, mas a verdade é que dinheiro não é tudo. Não tenha medo de abandonar um emprego desgastante só porque o salário é muito bom. É muito provável que você será melhor sucedido e bem pago se estiver fazendo o que gosta, porque gosta e não simplesmente pelo dinheiro.

3- Você chega a sonhar com uma carreira totalmente diferente

Já se pegou sonhando no trabalho em como seria se você fizesse o que gosta, se pudesse trabalhar como freelance, ou mesmo em transformar aquele hobby de fim de semana em algo lucrativo? Embora não haja nada de errado em sonhar com algo melhor, a verdade é que quando isso se torna constante, é sinal de que está na hora de mudar de emprego.

4- Se sente constrangido quando te perguntam o que você faz

Imagine você naquela reunião de amigos quando de repente alguém que você admira quer saber no que você trabalha. Você sente vergonha ao responder ou mesmo gostaria de poder dizer que faz algo diferente? Este é um forte sinal de que você não está vivendo exatamente o que gostaria e não está aproveitando todo o seu potencial, esse embaraço é a prova de que você deve tomar a decisão de buscar algo que lhe dê orgulho ao dizer que é disso que você vive.

5- A motivação inicial já não existe mais

Toda aquela animação que existia quando você começou não existe mais? E o que você mais gosta, a sua paixão está sendo deixada de lado, porque todo o seu tempo e energia estão sendo sugados pelo seu atual emprego? Quem sabe até mesmo aquele chefe ignorante que faz questão de podar todas as suas melhores ideias. Seja lá o que fez com que você perdesse toda a sua animação e entusiamo, está na hora de buscar uma renovação.

6- Parece que de uns tempos para cá você está sempre infeliz

Todos temos dias ruins, mas quando isso se torna uma rotina é sinal de que algo está dando errado. Quando chega o domingo a noite sua alegria começa a diminuir, só de pensar que no dia seguinte vai precisar encarar toda aquela rotina chata de novo? Cuidado para não se tornar amargo e infeliz, e se isso já está acontecendo é tempo de reencontrar seu entusiasmo e sua felicidade novamente.

É tempo de mudança

Se os tópicos acima parecem um xerox da sua vida neste momento, levante agora e tome a decisão que poderá mudar toda a sua vida, e para melhor. Precisa mudar de carreira? Procure ajuda de pessoas mais experientes. Precisa mudar de emprego? Invista em você mesmo, aumente seus conhecimentos sobre sua área de atuação, isso fará de você um profissional mais qualificado e quem sabe até disputado pelo mercado. Mas lembre-se, não deixe o tempo passar para não lamentar não ter agido 10 anos antes.

Vida e Carreira
Author: Vida e Carreira
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo