Vida e Carreira

Como manter uma carreira profissional atualizada

Se você é daqueles que nunca está satisfeito com a situação, que sempre dá um jeito de sair da zona de conforto e procura melhorar sua carreira. Quer se trate de encontrar um novo emprego, conseguir uma promoção, ou mesmo mudar a direção, então pode ser muito interessante ler as dicas abaixo sobre algumas pequenas atividades que podem te manter atualizado como profissional.

Faça sua lista

O mercado de trabalho nos dias de hoje é bastante volátil, diante disso você precisa fazer uma boa pesquisa para ter sempre em mãos uma lista de empresas onde você gostaria de trabalhar. Nunca se sabe quando você poderá precisará trocar de emprego com uma certa rapidez. Uma ótima ideia é elaborar uma lista de empresas que fazem produtos e serviços que você admira e começar a se conectar com as pessoas que trabalham lá. Oitenta por cento (80%) de todas as novas oportunidades surgem através de relacionamento. Hoje, sua rede é o verdadeiro patrimônio líquido da sua carreira. Então use seu tempo livre para otimiza-la antes de você precisar dela.

Nunca pare de estudar, nunca

Uma questão crucial num processo de recrutamento é a falta de competências. As empresas reclamam que não conseguem encontrar os profissionais que precisam. Como resultado, nos últimos anos surgiu uma enorme oferta de treinamentos de todos os tipos como oportunidade para empresas que buscam preparar melhor seus trabalhadores. Mas é claro que não basta ficar esperando que a empresa onde você trabalha tome a iniciativa, agora você pode estudar on-line, e ainda obter uma certificação, e com apenas alguns cliques, postar sua nova competência no seu perfil do LinkedIn. Não seria nada exagerado dizer que num futuro bem próximo, todos nós seremos obrigados a fazer cursos on-line regularmente para nos manter atualizados. Se você nunca experimentou estudar online antes, sem dúvida esta é uma boa hora para começar.

Relacionado:
Mais de 1000 opções de cursos online com certificado.
Saiba qual é exatamente seu melhor talento

Toda a empresa precisa de 8 talentos específicos para funcionar direito. E já que minguem pode ser bom em tudo ao mesmo tempo, você precisa saber quais são as principais competências de seus superiores e como você pode agir para complementá-las. Quando você souber com exatidão qual é o seu valor e qual a contribuição que pode oferecer para a equipe, poderá usar isso em seu benefício.

Volte a ler como se estive na escola

É normal que com o passar dos anos nosso gosto pela leitura diminua um pouco e isso pode ser resultado de uma rotina de vida estressante e corrida. E acabamos nos tornado leitores de 'feed-de-notícias', deslizando pelos títulos das postagens do Facebook, mal tendo tempo para ler um artigo completamente. Se este é você, é hora de dar um basta com este péssimo hábito e encontrar novas e boas fontes de leitura. Procure por novas perspectivas que possam desafiar seu pensamento crítico. Afinal, a diversidade de pensamento é a chave para a criatividade.

Use seus fracassos

Errar é humano, então, todos nós cometemos erros. Escolha um deles e aprenda o máximo possível com a experiência que teve. Use a fórmula: Experiência + Sabedoria = Crescimento, como modelo para planejar uma maneira de aplicar na prática o que aprendeu com o fracasso. Ser capaz de contar como um fracasso te tornou um profissional melhor é sem dúvida uma das melhores histórias de carreira que alguém pode contar. Afinal, todo mundo adora uma boa história de superação!

Pense sobre o seu legado

O que você gostaria que as pessoas falassem a seu respeito depois que você se for. E não, isso não é uma ideia penssismista. Pelo contrário, sua marca pessoal está aqui para ficar. Para muitos uma reflexão dessa magnitude pode fazer com que realmente encontrem novos caminhos e novas motivações que vão muito, muito além do dinheiro e do mero reconhecimento. Crie experiencias ou mesmo ferramentas que mostrem a sua gama de conhecimento, compartilhe seu conhecimento, seja num blog, nas redes sociais, ou sendo voluntário na escola do seu bairro, apenas faça, sem esperar recompensa imediata. Isso trata-se de servir a sua comunidade para que compreendam quem você é do que você é capaz. É o que uma marca pessoal pode produzir: mantê-lo na mente das pessoas.

Tenha um passa-tempo

Se tivéssemos a tarefa de escolher um título para a nova geração de profissionais que está entrando no mercado hoje, penso que: 'Aqueles que reaprendem sempre', seria uma grande escolha. Ter um hobby pode ser uma maneira excelente de se manter em movimento aprendendo coisas novas sobre aquilo que nos apaixona a ponto de nem vermos o tempo passar quando estamos fazendo. Um hobby não deve ser encarado apenas como algo para aliviar o estresse e dar um tempo para a cabeça, ele também ajuda a estimular a criatividade e pode inspira-lo a aprender cada vez mais, como eu gosto de dizer, é uma espécie de exercício criativo. O mais legal disso é que não dá para saber quando aquele passa-tempo poderá se tornar sua atividade principal.

Podemos resumir tudo isso numa coisa:

Mesmo que sua vida profissional seja meio conturbada ou se você tem uma grande carreira estável a verdade é que precisamos ficar atentos para não cair na grande armadilha da 'zona-de-conforto', e para evitar isso só há uma coisa a se fazer. Tomar uma atitude, hoje.

Author: Vida e Carreira

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo