Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Os 7 principais gastos em viagens internacionais

Temos dicas importantes para você não errar nas contas na sua próxima viagem.
Tempo de leitura: 5 minutos
Casal de turistas fazendo uma selfie numa viajem

Fazer uma viagem internacional requer bastante planejamento e quanto a isso, não existe mágica: você precisa colocar os gastos na ponta do lápis para não ter surpresas desagradáveis.

Ter todos os gastos devidamente lançados numa planilha é muito importante para você não ter que lidar com um imprevisto quando chegar ao destino ou depois que voltar para casa e receber a fatura do cartão de crédito.

Mesmo que você ainda não saiba para onde vai viajar nas próximas férias, quanto mais cedo puder começar a planejar as despesas de uma viagem internacional, melhor.

Acompanhe as 7 dicas que preparamos sobre planejamento de viagens!

O custo das passagens

As passagens aéreas consomem boa parte do orçamento, mas caso você viaje de ônibus ou mesmo de carro, para algum país aqui do Merco Sul, poderá adaptar os valores no seu planejamento, e no caso de ir dirigindo, deve sempre inclua o preço da gasolina e do pedágio nas suas contas, pode parecer bobo dizer isso. Mas tem gente que esquece.

Fazer esses cálculos antes mesmo de viajar é essencial por duas razões:

Como dissemos, se viajar de avião, boa parte dos gastos serão para as passagens. E no caso de viajar de avião, o dia e hora, da ida e volta, influenciam muito no preço. Então, seus cálculos podem mudar de acordo com o tempo de duração da viagem.

Seguro viagem

Se for viajar para fora do país, nem cogite a ideia de viajar sem contratar um seguro viagem! Muita gente acha desnecessário, mas em casos de emergência, o seguro pode salvar a sua vida (e o seu bolso).

Você sabia, por exemplo, que nos Estados Unidos, precisar de uma ambulância pode custar mais de dez mil dólares? É, eles tema o sistema de saúde mais caro do mundo!

Além disso, muitos países pedem comprovação de um seguro viagem na hora do check-in e alguns, inclusive, exigem um valor mínimo de apólice.

Sem contar que os valores são muito baixos quando comparados ao valor total da viagem - e podem cobrir despesas que você poderia nem se dar conta de pagar caso sofresse algum acidente ou precisasse de atendimento médico. Confira aqui mais informações sobre o seguro viagem!

Passaporte, visto e vacinas

Dependendo do país para onde você vai, será necessário ter as vacinas em dia, além do visto e passaporte, claro. Alguns países da Europa não cobram pelo visto, basta ter o passaporte. Mas nos Estados Unidos, por exemplo, é necessário ter ambos.

Para você ter uma ideia, tirar o visto para os Estados Unidos na atual cotação do dólar (dezembro de 2021) custaria em torno de R$ 900 reais. Já o passaporte custa em torno de R$ 260 reais e tem validade de 10 anos.

Já no tocante as vacinas, algumas delas podem ser adquiridas gratuitamente em postos de saúde, já outras, precisam ser pagas.

Hospedagem

Se você não pretende ficar em um hostel, albergue ou couchsurfing, prepare-se para desembolsar um bom dinheiro, especialmente se você vai viajar para países cuja moeda seja o dólar ou euro.

Se você não se importa em dividir o quarto, poderá dormir em hostels e economizar um bom dinheiro.

Outra forma de se hospedar de graça e também poupar um bom dinheiro é participar do programa WorldPackers. Muitos estabelecimentos como pousadas e hostels ao redor do mundo oferecem hospedagem de graça em troca de trabalho (pode ser lavando a louça, pintando uma parede ou cuidando da limpeza no local).

Se você prefere ficar em um hotel mais sofisticado, leve em consideração que o dólar vale quase 6 vezes mais do que o real e o mesmo ocorre com o euro, e por isso, você precisa ter seu orçamento muito bem definido antes de viajar.

De qualquer forma, não deixe de pesquisar bastante!

Alimentação

Você pretende gastar algumas horas do seu dia cozinhando, ou prefere conhecer a gastronomia local? Prefere restaurantes ou um fastfood já quebra o galho?

Tudo isso deve ser levado em consideração, porque comer fora pode sair bem caro, lá fora. Verifique se no local aonde você vai se hospedar são servidas refeições, como café da manhã, almoço e jantar. Alguns hotéis já incluem as refeições no valor das diárias e isso pode aliviar o seu bolso.

Sabe aquele lanchinho no meio da tarde? Eles também devem ser levados em consideração na hora de você planejar o orçamento da sua viagem internacional.

Recomendamos que você pesquise em sites e blogs atualizados sobre os melhores lugares para comer e com os preços mais adequados ao seu bolso. Saber o custo médio diário de alimentação vai facilitar bastante o seu planejamento.

Gastos com transporte num viagem internacional

Agora que você já chegou ao seu destino, é hora de escolher como vai conhecer as cidades ou os pontos turísticos do lugar. Pretende andar de Uber, alugar um carro ou andar de transporte público? Ou quem sabe até pedalar? Há muitas alternativas e você deve escolher aquela que melhor combina com o seu estilo e orçamento.

Fica a fica: corridas de táxi saindo dos aeroportos costumam ser muito caras. Leve isso em consideração na hora de fazer o planejamento da sua viagem.

Já se você não tiver a disposição de carregar as malas em ônibus ou trens, o ideal é contratar o serviço de um transfer.

Opções de lazer em viagens internacionais

Por fim, mas não menos importante, é hora de definir quanto dinheiro você está disposto a gastar com atividades de lazer e entretenimento pelo período em que estiver viajando.

Considere todos os passeios que você gostaria de fazer, como visitar parques de diversão, cinemas, museus, teatros, passeios guiados, aventuras radicais, shows ou qualquer outra atividade que tenha custos.

Muitos sites e blogs especializados em viagem disponibilizam as opções de lazer e entretenimento, horário de funcionamento e custos. Vale muito a pena fazer essa pesquisa! E, claro, verifique também quais são as possibilidades de atrações gratuitas.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse conteúdo e saiba mais sobre a importância do seguro viagem para a Covid-19.

 

...

 

 

MundoZ! Viagem
Author: MundoZ! Viagem
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.