Tecnologia

Quais os benefícios das redes sociais para sua empresa

Redes sociais são mais baratas do que qualquer outro tipo de canal de comunicação tradicional. E você ainda pode medir os resultados em tempo real.
Tempo de leitura: 4 minutos.

Alguns empreendedores ainda não se atentaram para o poder de geração de negócios que existe nas redes sociais, com isso acabam desperdiçando uma grande oportunidade de fortalecer suas marcas e se aproximar de um gigantesco universo de consumidores que estão ávidos para encontrar soluções para suas necessidades, e também alguém que ouça o que eles tem a dizer, e neste momento não há um canal mais poderoso para isso do que as redes sociais.

A relutância em usar as plataformas de comunicação de redes sociais está em grande parte ligada ao fato de que muitos empresários simplesmente não se sentem nada a vontade com esse gigantesco labirinto virtual.

Você deveria parar de investir em meios de comunicação obsoletos.

Existe em nosso país uma resistência ao novo, a adotar novas formas de se fazer negócios, muitos ainda acham que para ser encontrados por seus clientes basta um anúncio nos jornais da cidade e pronto, ou quem sabe ainda, uma panfletagem nas esquinas, e depois é só esperar o telefone tocar, ledo engano, jornais e revistas estão dentre as mídias que mais encolheram - ou sumiram - nos últimos anos.

Informação relevante é muito mais do que notícias.

Um empreendedor que tenha um mínimo de visão e saiba o valor do pensamento estratégico não hesitará em buscar formas de colocar sua marca nas redes sociais. Mas o 'colocar a marca nas redes sociais', não se resume em apenas contratar alguém para ficar o dia todo postando fotos no Facebook ou no Instagram da empresa, é preciso começar a fazer o chamado marketing de conteúdo, que é muito mais do que ter um perfil da empresa no Facebook e um site com algumas fotinhos. Marketing de conteúdo é relacionamento e informação de qualidade, pode até parecer aquelas frases feitas que a imprensa tradicional costuma usar para fazer lavagem cerebral nos espectadores, a diferença aqui é que produzir informação de qualidade nos canis digitais da sua empresa tem o objetivo de realmente ajudar as pessoas a resolverem problemas pontuais, do cotidiano delas, sem aquela manipulação de opinião que você encontra na mídia tradicional. E isso fará com que sua marca ganhe credibilidade e respeito, estando em contato sistemático com seus clientes e futuros clientes.

Colocar sua marca nas redes sociais vai muito além da propaganda.

É buscar maneiras de disponibilizar informação que possa suprir necessidades e ajudar a resolver problemas, consumidores não querem mais ser abordados por marcas que só pensam em vender produtos, o consumidor moderno quer 'algo a mais', quer conteúdo, conhecimento, informação relevante. E informação relevante é a 'deixa' para abordar leads hoje em dia, é o antigo 'quebra gelo'.

E onde entra o 'pensar de forma estratégica'?

Pensar estrategicamente significa estar antenado, ligado no que acontece no seu mercado e com seus concorrentes. Isso mesmo, nada define melhor a necessidade de atualização e modernização do que estar 'ligado' no que acontece a sua volta, se você não se modernizar, seu concorrente vai fazer isso, e mais cedo ou mais tarde, ele vai tomar seu(s) cliente(s), e quando isso acontecer tenha certeza de que será extremamente caro e difícil reconquista-los, então é hora de pensar de forma inovadora e evitar o problema antes que ele bata na sua porta.

Aqui estão 10 razões pelas quais você como empreendedor pode se beneficiar com as redes sociais:

1 - Ver a mudança acontecer através das redes sociais e você não participar, é como você não jogar no seu próprio campo;

2 - Aumentar a interação e a proximidade com os clientes e futuros clientes usando as redes sociais;

3 - Dialogar abertamente com potenciais clientes;

4 - Fazer uma leitura ao vivo, em tempo real, do que consumidores pensam e estão falando da sua marca nas redes sociais;

5 - Acelerar os resultados da sua marca com conteúdo através das redes sociais;

6 - Adaptar a linguagem da marca para se conectar com novos consumidores;

7 - Sempre saber as últimas notícias do mercado, o que o seus concorrentes andam fazendo;

8 - Compartilhar sua experiência como profissional;

9 - Identificar e esclarecer quaisquer declarações falsas sobre sua marca que possam surgir nas redes sociais. "A ignorância não trás felicidade." (ditado Chinês);

10 - Produzir lançamentos de campanhas com um orçamento pequeno. Redes sociais são infinitamente mais baratas do que qualquer outro tipo de canal de comunicação tradicional;

11 - Mostrar que sua marca tem personalidade;

12 - Aumentar o impacto do marketing direto;

13 - Impactar todas as gerações, raças, credos e países. As possibilidades são imensas, é possível atingir um público imenso com um orçamento pequeno, o que nenhum outro canal pode fazer.

Agora que você já tem uma visão ainda mais ampla do poder das redes sociais, que tal dominar uma técnica incrível para produzir anúncios irresistíveis? Neste artigo eu falo sobre como você pode redigir anúncios que quase 'obrigam' as pessoas a clicarem neles: 5 maneiras para fazer com que seus anúncios receberem mais cliques

 

Luis Carlos Weber
Author: Luis Carlos WeberWebsite: https://bit.ly/3eLkTtK
Editor do eZoop! Ceo da MarkupEmpresa Sistema de Gestão. Entusiasta das novas tecnologias. Sempre com um novo projeto na cabeça.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo