• Pesquisar
  • Abrir menu

Como fazer marketing viral

Os ingredientes do marketing viral eficaz [infográfico].
Tempo de leitura: 7 minutos
Como fazer marketing viral

Desde sua criação, a internet abriu novas portas para o crescimento das marcas, e o compartilhamento de conteúdo viral é uma delas. O marketing de conteúdo oferece oportunidades de se fazer isso através de uma enorme gama de formatos que temos à nossa disposição hoje em dia.

Mas a final, o que é marketing viral?

Marketing viral não deve ser confundido com o marketing on-line `normal`  e também não é qualquer conteúdo viral que pode ser considerado marketing.

Não basta que algo se espalhe rapidamente para ser chamado de marketing viral.

Além de se espalhar, ele deve ajudar a amplificar a presença de uma marca. O guru do marketing, Seth Godin, enfatiza que o verdadeiro marketing viral:

"Deve vender o seu negócio de uma forma tangível e útil."

Agora que sabemos a diferença, o próximo passo é descobrir como o marketing se torna viral.

Por que um conteúdo se torna viral?

Se formos honestos, não há nenhum ingrediente secreto para que uma determinada campanha "viralize". Depois de vasculhar um bilhão de tweets até mesmo a gigante do software, a Microsoft, não pôde fornecer uma resposta concreta para esta questão.

O resultado de sua pesquisa, que durou um ano, no entanto, se revelou bem interessante. De acordo com a empresa, a 'popularidade não necessita de virulência'.

Na maioria das vezes, o conteúdo torna-se popular porque ele vem de uma fonte popular, por exemplo, de um ator com muitos seguidores.

Embora possa se propagar como fogo, a verdade é que a popularidade é rapidamente esquecida. Pelo contrário, e apesar de suas origens humildes, geralmente o conteúdo viral consegue se tornar memorável.

Como é compartilhado por um espaço significativo de tempo, o conteúdo viral fica embutido na ‘consciência da sociedade’.

Mas o que pode impedir que um conteúdo se torne viral?

A pesquisa da Microsoft mostrou que não podemos definitivamente dizer porque um conteúdo viraliza. Então vamos olhar para isso de uma outra perspectiva. Este infográfico mostra como tornar o seu conteúdo viral, mostrando o que você deve evitar.

O que as campanhas de marketing viral têm em comum?

Resumindo os conselhos deste infográfico, podemos dizer que você precisa começar com um público bem definido. Saber com quem você está falando sem dúvida vai te ajudar a determinar quais canais de mídia devem ser usados para propagar o seu conteúdo.

Você pode, e deve, usar redes sociais, fazer upload de vídeos, criar um blog ou até mesmo fazer e-mail marketing. Tudo depende do seu produto e do seu tipo de consumidor. Uma vez feito isso, é hora de trabalhar em sua campanha de marketing viral.

Crie uma história envolvente com um grande apelo, algo que provoque uma resposta emocional positiva - como excitação, por exemplo, assim, é mais provável que a sua mensagem seja compartilhada.

Além disso, adicione uma chamada à ação.

Mas, preste a atenção agora, tem que ser algo fácil de vender. Mantenha as coisas simples, apelando para o consumidor que já notou a sua marca, e por isso mesmo a marca pode até ser mantida em tamanho reduzido, o que importa neste momento é a mensagem.

Agora veja 5 razões para seu conteúdo não viralizar.

 

 

 

 

 

 

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! Tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.