Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Como criar um aplicativo para celular

Um designer mostrando o projeto de um app na tela de seu computador, para uma cliente ilustra nosso artigo sobre: Como criar um aplicativo para celular.

Crie um aplicativo que ficará disponível em todas as plataformas, assim, qualquer usuário poderá instalar. Os aplicativos estão presentes na nossa vida todos os dias, seja para ouvir uma música, jogar, organizar documentos, pedir uma comida, conversar com alguém, enfim, eles já dominaram o mundo e nos ajudam nas tarefas do dia a dia. Mas você já se perguntou como criar um aplicativo?  Tem vontade de criar um? Nesse artigo vamos explicar como funciona todo o procedimento de criação, acompanhe! 

Mas, o que é um aplicativo?

O termo "aplicativo" é a abreviação de "aplicativo de software" e é um programa de software projetado para ser executado em um dispositivo móvel, como um smartphone, tablet ou relógio.  

Mas você já se perguntou como criar um aplicativo

Inicialmente, foram planejados para auxiliar na produtividade, como e-mail, calendário e bancos de dados de contato, mas a demanda dos consumidores por aplicativos causou uma rápida expansão em outras áreas, como mensageiros (Whatsapp e Telegram), jogos para celular, automação de fábrica, GPS e serviços baseados em localização, rastreamento de pedidos e compras, de modo que agora existem milhões de aplicativos disponíveis com as mais diversas funcionalidades.

São baixados em algumas das plataformas de distribuição como a App Store (iOS) ou Google Play Store. Alguns aplicativos são gratuitos e outros são pagos, variando de acordo com suas funções e recursos. Eles também são classificados em três tipos: baseados na web, nativos ou híbridos. 

Como escolher a plataforma de distribuição de apps?

São três as principais plataformas, quais sejam: Google Play, para Android; App Store, para aparelhos da Apple e Microsoft Store. Ambas são capazes de  atender às suas necessidades básicas de produtividade, mas existem grandes diferenças no que diz respeito ao número e variedade de aplicativos disponíveis. 

Google Play é uma loja de software online internacional desenvolvida pelo Google para dispositivos Android e possui uma enorme variedade de aplicativos disponíveis, em torno de mais de um milhão. O Android é o sistema mais utilizado mundialmente, pois funciona em aparelhos mais baratos, o que torna a plataforma mais acessível.

A App Store da Apple para iOS possui grande diversidade de aplicativos, sendo alguns pagos e outros gratuitos. Entretanto, iOS só opera em aparelhos da Apple, que são mais caros, tornando-se menos acessível para a maior parte da população.

A Microsoft Store é usada principalmente para distribuir aplicativos da Windows Store que são desenvolvidos especialmente para uso em tablets e laptops do Windows. Possui uma variedade muito menor de aplicativos do que as plataformas concorrentes, porém está tomando espaço no mercado.

Em termos de atualização, o Android tem um processo mais demorado, já que comporta mais configurações quando comparado ao IOS. Por isso, é mais fácil desenvolver um aplicativo para Iphone que para Android.

Por outro, se você quer um aplicativo que atinja o máximo de usuários, a melhor opção é criá-lo para Android, mesmo que o processo seja mais demorado. Entretanto, se você quer alcançar um resultado de imediato, dê preferência para o iOS. 

É válido, também, criar um aplicativo que ficará disponível em todas as plataformas, dessa forma, qualquer usuário, independente do aparelho que ele possua, poderá ter acesso ao seu aplicativo. 

Passo a passo de como criar um aplicativo

Listamos todos os passos que você precisa seguir para criar um aplicativo, vejamos:

- Escolha a ideia principal do seu aplicativo, a finalidade que ele terá, por exemplo um aplicativo de transporte;

- Defina o público-alvo, quanto mais específico, mais fácil de satisfazer seus gostos;

- Escolha o nome do seu aplicativo, pois será por ele que as pessoas vão procurar;

- Selecione um esquema de cores, o visual faz toda a diferença; 

- Personalize o design do seu aplicativo, será a apresentação visual dele;

- Escolha o dispositivo para testar seu aplicativo, assim você conseguirá visualizá-lo pronto, antes de lançá-lo;  

- Instale o aplicativo em seu dispositivo;

- Adicione os recursos que você deseja;

- Teste antes do lançamento, dessa forma, será possível corrigir eventuais erros;

- Publique seu aplicativo, neste momento ele estará disponível para os usuários;

- Promova seu aplicativo, use o máximo de divulgação possível para atrair os consumidores;

- Peça um feedback aos seus usuários e, assim, com todas as dicas e sugestões, você poderá melhorar e aprimorar seu aplicativo.

Feito isso, é só aguardar o sucesso de seu aplicativo. 

Dicas de lançamento do meu aplicativo 

Para lançar seu aplicativo, primeiramente você precisa conhecê-lo bem e saber precisamente tudo o que ele irá oferecer e todas funcionalidades e recursos que ele possui. Você também precisa conhecer bem o seu público-alvo, para que a divulgação seja certeira. 

Desperte a curiosidade deles com a divulgação do motivo que eles precisam baixar seu aplicativo e quais as vantagens que eles terão. Invista em promoções iniciais e cupons de descontos, inclusive para quem compartilhar e divulgar seu aplicativo. 

E por fim, esteja sempre aberto aos feedbacks, sejam positivos ou negativos, pois serão por meio deles que você conseguirá analisar os pontos fracos e melhorá-lo e aceitar dicas e sugestões para aprimorá-los.

Veja também
- Aplicativos para assistir séries grátis no celular: veja o Top3!
 

 

...

Author: Leticia Franciele - Colaboração para MundoZ!