Anúncios de softwares de espionagem serão banidos pelo Google
- MundoZ! Tecnologia
- Atualizado: Quarta, 07 Junho 2023 23:30
- Views: 2.569
A partir de agosto os anúncios de softwares de espionagem oferecendo serviços baseados em tecnologia de spionagem, assim como stalkerwares, serão banidos do Google Ads. O Google divulgou esta semana as mudanças em sua política que trata sobre 'permissão de comportamento desonesto' no Google Ads, segundo a companhia a ação visa: “tornar mais claras as diretrizes de restrição para publicidade, ligadas a spyware e tecnologias de vigilância”.
Alteração das diretrizes no Google vão eliminar os anúncios de softwares de espionagem
A alteração das diretrizes no Google Ads objetiva eliminar a propagação de tecnologias usadas para espionagem, como os stalkerwares, por exemplo. A nova versão da política do Google Ads deverá “proibir a propaganda de sistemas ou serviços que tenham como objetivo explícito fazer o rastreamento, ou monitoramento de terceiros sem a devida autorização dos mesmos.”
Anúncios serão banidos do Google Ads
Os anúncios que visem a comercialização de sistemas com recursos de monitoramento de informações como mensagens de texto, localização, chamadas telefônicas, históricos de navegação na internet, câmeras, microfones e afins sem o consentimento das pessoas serão banidos do Google Ads. Entretanto os serviços para investigação particular (serviços de detetive), além daqueles destinados à 'controle parental', onde os pais possam monitorar as atividades dos filhos na web, continuarão liberados.
Anúncios de softwares de espionagem que não atendam as regras serão banidos
Caso haja violação das novas diretrizes, o Google diz que não deverá suspender a conta do anunciante de forma imediata sem antes enviar um aviso ao administrador. O Google esclarece que o responsável pelos anúncios será notificado com pelo menos sete dias de antecedência, antes do bloqueio da conta. A atualização das diretrizes de publicação de anúncios do Google Ads deverá ser aplicada em todos os países, a partir de agosto de 2020.
O Google já havia implementado uma ação parecida na Google Play Store, há um ano. Quando foram removidos os aplicativos de espionagem de sua loja de aplicativos para smartphones com o sistema operacional Android, isso incluiu também os softwares utilizados para fazer o monitoramento e perseguição de parceiros em relacionamentos considerados como abusivos.
Tags: serviços de detetive, espionagem digital, tecnologias de vigilância, stalkerwares
...