Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Elon Musk diz que a tecnologia da imortalidade seria muito perigosa

Elon Musk em traje espacial

"É importante para nós morrermos porque na maioria das vezes as pessoas não sua visão de mundo, elas simplesmente morrem." O CEO da SpaceX e da Tesla, Elon Musk, tem opiniões contundentes em relação ao nosso destino como civilização. Numa entrevista ao The Wall Street Journal, Musk alertou que fazer com que as pessoas vivam mais - ou, quem sabe, vivam para sempre - usando novas tecnologias realmente seria uma péssima ideia.

“É importante morrermos porque na maioria das vezes as pessoas não mudam sua visão de mundo, elas apenas morrem”, disse Musk. “Se vivêssemos para sempre, poderíamos nos tornar uma sociedade engessada, aonde as novas ideias não teriam espaço.”

Musk ainda acrescentou que não ter conhecimento sobre nenhuma tecnologia secreta que poderia combater o envelhecimento”.

Mas a verdade é que s idéias do CEO da Tesla não deveriam ser uma surpresa para ninguém.

Musk é um homem de ideias inovadoras e que tem se beneficiado muito  ao incentivar à inovação e a mudança - seja para melhor ou pior. No mundo dele, não existe espaço para paradigmas de pensamento rígidos e obsoletos.

O que também explica seus esforços contínuos para reagir aos reguladores dos EUA, que têm dedicado cada vez mais tempo para 'observar' suas operações. A notícia também veio após ele ter sugerido “limites de idade” para os integrantes do governo dos EUA, no início deste mês.

Musk, que já tem  50 anos e é pai de seis filhos, ainda argumentou  que uma "taxa de natalidade em declínio acentuado" e em escala global é "um dos maiores riscos para a nossa civilização".

Em outras palavras, fazer com que as pessoas tenham vidas mais longas poderia resultar num rápido envelhecimento da população mundial, e isso nos levaria a um declínio ainda maior nas taxas de natalidade, porque menos pessoas seriam capazes de gerar filhos.

Jeff Bezos (à esquerda) e Elon Musk.

Esta não é a primeira vez que Musk alerta que o declínio da população pode ser o golpe final e a 'causa da nossa queda'. No início de 2021, ele disparou contra seu colega, o também bilionário da indústria espacial, Jeff Bezos, por este investir milhões em uma misteriosa startup de pesquisa anti-envelhecimento no Vale do Silício.

“Mas e se não funcionar, a quem ele pretende processar, a morte?” Musk acrescentou 'zombeteiramente' na época, fazendo uma clara alusão à tendência de Bezos de resolver certos problemas de forma litigiosa.

Apesar dos comentários irreverentes feitos no passado, a verdade é que os avisos de Musk não estão errados. As taxas de natalidade estão de fato diminuindo em todo o mundo - e a COVID-19 apenas aumentou essa tendência.

Até mesmo a China, o país com a maior população do mundo, está enfrentando quedas abruptas em suas taxas de natalidade, o que fez com que os líderes do partido comunista acendessem uma luz vermelha.

Com os dados demográficos cada vez mais antigos em muitas partes do mundo, a humanidade pode realmente entrar num declínio populacional que começaria antes do ano de 2100, de acordo com especialistas.

Mas se isso é realmente uma coisa ruim, ainda não sabemos. O que já temos certeza é que os impactos econômicos de uma força de trabalho menor podem ser evidentes, mas dada a pegada imensamente prejudicial da nossa espécie ao nosso planeta, talvez não seja uma coisa tão ruim, afinal.

Veja mais sobre inteligência artificial 

Faremos upload de nossas mentes para os computadores em 2045
-
 Google, Amazon e Microsoft utilizaram fotos de pessoas, sem consentimento, em teste de reconhecimento facial
-
 Segundo Elon Musk, Neuralink fará revelação importante em breve

...

Redação MundoZ!
Author: Redação MundoZ!
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.