Tecnologia

Hyperloop - 1ª viagem feita com sucesso

Hyperloop atingiu a velocidade máxima de 172 km/h em seu primeiro teste tripulado.
Tempo de leitura: 4 minutos.
Hyperloop - 1ª viagem feita com sucesso

A empresa Virgin Hyperloop, que está construindo um sistema de transporte através de tubos que comportam cápsulas com a capacidade de trafegar em alta velocidade, fez no último dia 8 de novembro seu primeiro teste com tripulação a bordo. O teste do Virgin HyperLoop aconteceu numa pista com 500 metros de extensão, no deserto de Nevada, nos Estados Unidos, tendo sido registrado em vídeo que posteriormente foi divulgado a empresa.

Veja:

 

O veículo atingiu a velocidade máxima de 172 km/h, e segundo os passageiros, a sensação é muito parecida com acelerar um carro de corrida, sem muito desconforto. Os dois tripulantes usaram fones de ouvido e cintos de segurança especiais para o HyperLoop.

Os voluntários que fizeram a primeira viagem com o HyperLoop são o cofundador da empresa, Josh Giegel, e a diretora de experiência de passageiros, Sara Luchian.

Veja também: O retorno do foguete da SpaceX, que colocou os astronautas da NASA em órbita

A cápsula empregada no teste foi a XP-2, a nova versão do veículo, anteriormente usada nos testes sem tripulação. A ideia central do Virgin HyperLoop é levar no máximo 28 passageiros de uma única vez, no veículo, que conta com propulsão elétrica e levitação magnética num ambiente totalmente lacrado, onde o módulo de passageiros se desloca no vácuo.



Segundo Giegel, o Virgin HyperLoop poderá chegar a uma velocidade muito maior do que esta atingida durante o teste, além de ser considerado um meio de transporte totalmente seguro, o primeiro teste com tripulação serviu para dar mais segurança aos investidores e também aos órgãos governamentais americanos, que precisam autorizar a possível construção do sistema através de contratos que devem ser firmados no país.

A Virgin Hyperloop não é a única companhia que está desenvolvendo pesquisas no segmento de transporte ultra rápido, e que já conta com testes avançados: sua rival, a HyperloopTT, já chegou a prometer projetos neste setor até mesmo para algumas cidades brasileiras.

...

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! Tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo